Greta Gerwig quebrou muitos recordes com "Barbie", então separamos 18 fatos para você conhecer melhor essa atriz e diretora icônica

"É como estar na Disneylândia todos os dias. Sinceramente, não acredito que esse é meu trabalho." — Greta Gerwig sobre ser diretora.

O mundo é da Barbie, e nós estamos apenas vivendo nele - o filme dirigido e co-escrito por Greta Gerwig está quebrando recordes no mundo todo e já arrecadou US$ 1 bilhão nas bilheterias - sendo o segundo filme mais visto nos cinemas em 2023. Para celebrar este projeto icônico, aqui estão 18 fatos que você talvez ainda não saiba sobre Greta, a mulher poderosa por trás de tudo isso:

Greta at the Barbie premiere
Greta at the Barbie premiere

Michael Buckner / Variety via Getty Images

1. Quando criança, Greta era bailarina e era apaixonada por dança (assim como Frances em "Frances Ha"). No entanto, ela percebeu que não tinha o físico de uma bailarina e começou a se interessar por esgrima - ela descobriu ser muito talentosa no esporte e ficou em 3º lugar em competições na Califórnia e 8º lugar nos EUA.

Greta Gerwig fencing
Greta Gerwig fencing

Vanity Fair / Via youtube.com

Greta conta que praticar esgrima a ajudou muito mentalmente quando começou a atuar. "Existe o sentimento da luta e a vontade de vencer", ela disse ao Collider. "Usar essa energia em uma cena consegue agilizar o processo. Se você fica só preso nas emoções, as coisas não são tão claras quanto poderiam ser, mas você pode ver a cena apenas como uma partida de esgrima."

Publicidade

2. Greta cursou o Barnard College, em Nova York, onde pretendia se formar em teatro musical, mas acabou se especializando em inglês e filosofia. Ela se formou em 2006.

3. Em Barnard, Greta conheceu e morou com Kate McKinnon, que estudou na Universidade de Columbia, e elas participaram do mesmo grupo de improviso aos 19 anos, onde escreviam "musicais maravilhosamente estranhos" juntas. Kate é a Barbie Estranha no filme da Greta!

Greta with Kate McKinnon and Issa Rae
Greta with Kate McKinnon and Issa Rae

Emma Mcintyre / Getty Images for SiriusXM

"Kate sempre foi e continua sendo a pessoa mais talentosa que conheço", Greta disse a People Magazine.

Publicidade

4. Greta percebeu que era escritora quando escreveu uma história sobre um mico que passou na vida real: ela fez xixi nas calças durante uma prova de matemática.

Greta early in her career
Greta early in her career

Dominique Charriau / WireImage

“Eu sabia que havia uma história engraçada e doce no relato”, ela contou ao New York Times sobre sua decisão de enviar a história para o jornal literário da escola.

5. Embora Greta seja agora conhecida como escritora e diretora, ela começou sua carreira como atriz depois de ser rejeitada por cursos de dramaturgia - ela participou de filmes como "LOL" (2006), "Sexo Sem Compromisso" (2011) e "O Solteirão" (2010).

Greta in no strings attached
Greta in no strings attached

Alamy Stock Photo

Ela conheceu o marido, Noah Baumbach, no set de "O Solteirão" - ele dirigiu o filme, e ela estrelou ao lado de Ben Stiller.

Publicidade

6. Greta co-escreveu "Frances Ha" e "Mistress America" ao lado de Noah. Ela atuou nos dois filmes e Noah foi o diretor.

Greta Gerwig and Noah Baumbach
Greta Gerwig and Noah Baumbach

Dimitrios Kambouris / Getty Images for FLC

“Algo que costumava me machucar muito é que as pessoas perguntavam: 'Você ajudou a escrever o roteiro?' E eu dizia: 'Eu co-escrevi. Eu não 'ajudei' a escrever'”, ela contou ao New York Times. "Isso fazia a minha pressão subir."

7. Depois do fim de "How I Met Your Mother", em 2014, Greta foi contratada para atuar no spin-off da CBS "How I Met Your Dad". O piloto chegou a ser filmado, mas o projeto não foi para frente.

Greta in the how i met your dad pilot
Greta in the how i met your dad pilot

CBS

Em uma entrevista com Stephen Colbert, Greta conta que gostou de trabalhar no projeto, mas que quando eles mostraram o piloto para um grupo de foco, a personagem dela não foi bem avaliada pelo público. A série foi refeita e agora se chama "How I Met Your Father" e é estrelada por Hilary Duff na Star Plus.

Publicidade

8. Greta finalmente decidiu mergulhar como diretora depois de escrever o roteiro de "Lady Bird" e conta que simplesmente "soube" que ela mesma teria que dirigir o projeto.

Greta directing Lady Bird behind the camera
Greta directing Lady Bird behind the camera

Alamy Stock Photo

“Pensei: 'tenho muito a aprender, mas nunca vou aprender se eu não fizer'”, ela disse ao New York Times. “O Próximo passo era dirigir."

9. Assim como a titular personagem Lady Bird em seu primeiro filme semi-autobiográfico, Greta cresceu em Sacramento e sua mãe era enfermeira. Os pais da atriz e diretora apareceram em um de seus projetos anteriores, o filme "Frances Ha", interpretando os pais de Frances.

A still from frances ha with greta's parents christine and gordon
A still from frances ha with greta's parents christine and gordon

IFC films

Os pais de Greta, Christine e Gordon.

Publicidade

10. Quando Greta estava selecionando a trilha sonora icônica para Lady Bird, ela escreveu cartas pessoais para Justin Timberlake, Alanis Morissette e Dave Matthews pedindo permissão para usar as músicas em momentos cruciais do filme.

A note written to Dave Matthews asking for permission to use crash into me in the film
A note written to Dave Matthews asking for permission to use crash into me in the film

NBC / Via youtube.com

Segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Caro Sr. Dave Matthews,

Eu amo sua música. Seus álbuns foram meus primeiros CD's. Eu fiz meu pai me levar para ver você e sua banda se apresentarem quando vierem para Sacramento. Eu costumava desligar todas as luzes do meu quarto, deitar no chão e tocar "Before These Crowded Streets" em loop e imaginar como seria estar apaixonada, fazer uma viagem, viver aventuras, criar arte, ser uma pessoa no mundo. Acho que quando você é adolescente,

a música é a forma que você tenta imaginar o futuro. A "vida" sempre parece acontecer

em outro lugar, e definitivamente não com você - então com a arte, você tenta se conectar a um mundo maior.

A música "Crash Into Me" foi e é a música mais romântica de todos os tempos. Ela é sincera

e amorosa e gentil e épica. No meu filme, "Lady Bird", ela é usada duas vezes. Primeiro em um momento de dor adolescente com o coração partido e cheio de ansiedade. Então, mais tarde, é usada como o ponto de virada quando nossa heroína, interpretada por Saoirse Ronan, se revela e declara seu amor pela música e pelo que ela realmente se importa na vida. É impossível imaginar esse filme sem essa música.

Em anexo estão as páginas do roteiro onde ela é usada, mas se você tiver alguma dúvida, eu adoraria conversar mais com você.

Muito obrigada por considerar este pedido e por ler esta carta. Queria poder voltar no tempo e dizer a eu mesma de dezesseis anos que esse momento estava chegando.

Ela nunca acreditaria em mim, mas, verdade seja dita, meu eu de trinta e dois anos mal consegue acreditar.

Atenciosamente,

Greta Gerwig

11. Greta era tão apaixonada por "Adoráveis Mulheres" que sabia que precisava se envolver no projeto do filme antes mesmo da estreia de "Lady Bird" - a personagem Jo March e o livro sempre foram grandes inspiração para ela.

Greta directing Saoirse in Little Women
Greta directing Saoirse in Little Women

Sony Pictures Releasing/Alamy Stock Photo

"Quando soube que eles estavam interessados em fazer o filme, eu disse ao meu agente: 'Você precisa marcar uma reunião porque tenho que fazer este filme'", ela contou à revista Time. "Eu ainda não tinha feito 'Lady Bird'. E ele disse: 'Acho que eles nunca vão contratar você para isso.' E eu disse: 'Bem, eles precisam.' Então, pude conversar com eles sobre minhas ideias, e eles me contrataram para escrever o filme, e foi depois que 'Lady Bird' estreou ouvi que eles me pediram para dirigir. Quando eles me perguntaram se eu topava, eu pensei - 'Estou esperando há 30 anos!'"

Publicidade

12. Greta queria que Saoirse Ronan e Timothée Chalamet - que atuaram em "Lady Bird" e "Adoráveis Mulheres" - tivessem participações especiais em "Barbie", mas as agendas não deram certo.

Timothee Saoirse and Greta alongside florence pugh
Timothee Saoirse and Greta alongside florence pugh

Tim P. Whitby / Tim P. Whitby / Getty Images for Sony

"Eu amo eles tanto. Pareci que eu estava fazendo algo sem os meus filhos", ela contou ao CinemaBlend. "Quero dizer, não sou mãe deles, mas meio que me sinto como a mãe deles."

13. Por mais que "Barbie" seja uma produção gigantesca, em um nível mainstream como nenhum outro de seus filmes, Greta disse que ainda assim o projeto foi muito pessoal para ela.

Margot Robbie as Barbie in a pink convertible
Margot Robbie as Barbie in a pink convertible

Warner Bros./Alamy Stock Photo

“Eu nunca fiz parte de algo assim”, ela contou à revista Rolling Stone. “Mas, de uma forma engraçada, parece que os fundamentos são os mesmos. Mesmo sendo a Barbie e uma marca conhecida internacionalmente, o filme é muito pessoal para mim. Foi tão íntimo quanto 'Lady Bird' ou 'Adoráveis Mulheres'"

Publicidade

14. Uma curiosidade bem apropriada para o filme, é que Greta diz que brincou com bonecas (incluindo algumas Barbies) até os 14 anos, quando suas amigas já estavam indo em festas.

Greta at a Barbie event
Greta at a Barbie event

John Phillips / Getty Images for Warner Bros.

"As crianças estavam bebendo, e eu ainda estava brincando com bonecas", ela contou à revista Time.

15. Quando Greta escreveu "Barbie", ela escreveu o papel de Ken com o Ryan Gosling em mente - então, realmente não poderia ter sido outra pessoa no papel.

Ryan Gosling as Ken in Barbie
Ryan Gosling as Ken in Barbie

Warner Bros.

"Quem mais poderia fazer o personagem? É uma combinação de Marlon Brando com Gene Wilder, com John Barrymore e com John Travolta", ela falou a Rolling Stone.

Publicidade

16. Para Greta, é importante que o processo de fazer um filme seja sempre muito alegre - e ela conta que em "Barbie" foi exatamente assim.

Greta Gerwig directing a scene in Barbie
Greta Gerwig directing a scene in Barbie

Warner Bros./Alamy Stock Photo

"Adoro cada parte de fazer um filme", ela contou à revista Rolling Stone. "E a Margot é igualzinha. Para nós, é a Disneylândia todos os dias. Sinceramente, não acredito que essa seja a minha profissão."

17. Como uma diretora pioneira, Greta reconhece como é especial poder inspirar toda uma nova geração de cineastas.

Greta and Margot Robbie laughing at a red carpet event for barbie
Greta and Margot Robbie laughing at a red carpet event for barbie

Hanna Lassen / Getty Images

"Eu moro muito perto da New School e da New York University, e mulheres mais jovens vêm até mim e me dizem: 'Vi seu filme e quero fazer meus próprios filmes'", Greta contou a Rolling Stone. "Ser reconhecida por meus colegas na Academia e, em seguida, ver isso traduzido diretamente em jovens mulheres - é a razão pela qual faço o que faço."

Publicidade

18. E, por último, apesar de ser uma ESTRELA na direção, Greta está "apavorada" para seu próximo projeto - dirigir a nova adaptação de "As Crônicas de Nárnia"

Greta holding up her hands in a heart at a barbie event in south korea
Greta holding up her hands in a heart at a barbie event in south korea

Han Myung-gu / WireImage

"Eu ainda nem comecei a abraçar a ideia", ela disse no podcast Inside Total Film. "Mas estou com medo, o que me parece ser um bom lugar para começar.

Veja também