7 fatos incríveis sobre a TV Cultura que todo mundo deveria saber!

Clift, Cloft, Still, o baú de curiosidades se abriu!

1. A cobra Celeste, do "Castelo Rá-Tim-Bum", ainda anda pelos arredores da Cultura. Nooooooossa 🐍 ! O boneco original segue preservada no acervo da emissora.

Foto: Marcos Penteado

2. A Cultura acumula mais de 400 prêmios. Dentre eles, quatro Emmys, o maior prêmio para programas e profissionais de televisão. Três destes Emmys foram pela extensa programação dedicada às crianças. O último foi pela série "Pedro e Bianca". 

Foto: Jair Magri

Publicidade

3. O apresentador com mais tempo de casa na Cultura está lá há 32 anos. Cunha Jr., que apresenta atualmente o "Metrópolis", entrou como estagiário, passou pela produção, edição, locução e reportagens.

Foto: Gelse Montesso

4. O "Roda Viva" está no ar desde 1986 e já recebeu mais de 1000 entrevistados, em mais de 1800 edições. Quinze apresentadores já comandaram o maior programa de entrevistas do Brasil, entre eles, Marília Gabriela. Hoje quem apresenta é a jornalista Vera Magalhães (imagem abaixo). 

Reprodução

Publicidade

5. É fato que a TV Cultura fez parte da infância da criançada dos anos 90. Atualmente a emissora dedica aproximadamente 12h por dia, de segunda à sexta, 7 horas dos sábado e 3h aos domingos à programação infantil.

Foto: Jair Bertolucci

São 67h semanais na TV aberta só pensando nas crianças. Não à toa, de lá vieram os consagrados "Castelo Rá-Tim-Bum" e "Cocoricó".

6. Além de casa de vários programas consagrados, a TV Cultura também abriga mais de 500 obras de arte, a maioria contemporânea, como esculturas, pinturas, gravuras, fotografias… Muitas delas ficam nas áreas abertas da emissora e podem ser admiradas por funcionários e visitantes.

Foto: Jair Magri

Publicidade

7. Não é só andando pelas ruas ou em famosos museus que você pode encontrar obras da dupla OSGEMEOS. Os irmãos paulistanos também estão presentes, por meio de seus trabalhos, nos ambientes da Cultura.

Reprodução

Duas telas criadas com uso de spray e cinco impressões digitais em vinil de obras dos artistas, conhecidos por fazerem parte da cultura hip hop desde a década de 80, estão na emissora. As telas em vinil fizeram parte do cenário do programa "Metrópolis", e as produzidas com spray, do "Musikaos".

Veja também