22 fatos chocantes e devastadores do livro de memórias de Jennette McCurdy

“Agora, com 21 anos, eu desprezo a fama."

🚨 Aviso: este post contém relatos de abuso sexual, distúrbios alimentares, vícios em substâncias, e outros tópicos sensíveis.🚨 

Em seu novo livro de memórias, "I'm Glad My Mom Died" ("Estou Feliz que minha Mãe Morreu", traduzindo), a estrela Jennette McCurdy entra em detalhes sobre sua carreira como atriz mirim, sua luta contra o vício em substâncias, distúrbios alimentares, e sua relação complicada com a mãe.

Simon & Schuster

Publicidade

O livro, que já está disponível para compra nos EUA, é composto por crônicas que narram o começo da carreira de McCurdy, sua fama ao interpretar Sam Puckett e outros papéis em programas da Nickelodeon, o fim da sua carreira como atriz, e a morte de sua mãe.

The Washington Post / The Washington Post via Getty Images

Separamos 22 fatos chocantes que foram revelados no livro de memórias de McCurdy:

Publicidade

1. A mãe de Jennette, Debra, foi diagnosticada com câncer de mama em estágio 4 quando Jennette tinha apenas 2 anos de idade. Embora Jennette fosse muito jovem para se lembrar da maioria dos detalhes sobre a doença de sua mãe, Debra mencionava o diagnóstico sempre que podia. "Mesmo que os fatos sejam tristes, posso dizer que a história em si deixava minha mãe extremamente orgulhosa. Ela sentia um propósito", escreveu Jennette. "Como se ela, Debra McCurdy, tivesse sido colocada nesta terra para ser uma sobrevivente de câncer e viver para contar a história a todos... pelo menos cinco ou dez vezes."

Alexandra Wyman / WireImage / Via Getty Images

"Todos os domingos depois da igreja, nossa família voltava para casa e assistia um vídeo caseiro que Debra fez sobre seu câncer".

Victor Spinelli / WireImage / Via Getty Images

Jennette disse que isso deixava ela e seus três irmãos incrivelmente desconfortáveis. Enquanto assistia ao vídeo, Debra elogiou o irmão de Jennette, Marcus, por parecer triste nas filmagens e repreendeu Jennette, que tinha apenas 2 anos na época, por não se importar o suficiente com a saúde de sua mãe. Jennette disse que sentia imensa culpa por sua reação ao diagnóstico de sua mãe toda vez que via o vídeo.

Publicidade

2. Quando Jennette tinha 6 anos, sua mãe decidiu que ela se tornaria atriz, apesar do fato de Jennette nunca ter expressado nenhum desejo de atuar.

Jason Merritt / FilmMagic / Via Getty Images

Debra disse que sempre sonhou em ser famosa e queria que Jennette tivesse uma infância melhor do que ela. Quando Jennette fez o teste para encontrar um agente, ela foi informada de que seria melhor como extra e ficou apavorada ao contar a notícia à mãe. Ao assinar o contrato, sua mãe prometeu que não pegaria nenhuma parte do dinheiro de Jennette, a não ser "um salário e itens essenciais". Depois que Jennette, que tinha 6 anos, perguntou o que ela queria dizer com "essenciais", sua mãe ficou furiosa e quis saber por que Jennette não confiava nela.

3. Jennette cresceu mórmon e disse que adorava ir à igreja todos os domingos porque era um "belíssimo, pacífico descanso semanal do lugar que mais odiava: minha casa". Ela descreve Debra como uma acumuladora que enchia todos os cômodos de sua casa com lixo. Os quartos eram lotados de coisas e as crianças tinham que dormir na sala em colchonetes de ginástica.

Jesse Grant / WireImage / Via Getty Images

Publicidade

Após ser escolhida para um comercial, Jennette decidiu que usaria o cachê para comprar um beliche. Debra a proibiu de dormir no beliche de cima e decidiu usá-lo para guardar mais coisas. Quando o beliche de cima ficou cheio, Debra começou a usar o beliche de baixo como armazém, forçando Jennette a dormir nos colchonetes da sala, de novo.

Sprint / Via youtube.com

4. Após conseguir papéis como coadjuvante em comerciais e séries, como "Arquivo X" – um trabalho que Jennette diz não ter gostado muito – ela foi escolhida para atuar no filme "Golden Dreams", que se passava durante a Grande Depressão e era exibido no parque Disney California's Adventure.

Frederick M. Brown / Getty Images

No set de filmagem, ela aparentava estar tão triste, que a diretora decidiu promovê-la como atriz principal. Animada com o avanço da carreira de sua filha, Debra marcou uma reunião com Barbara Cameron, agente de talentos e mãe da Candace Cameron Brue (foto). Barbara disse que Jennette precisaria fazer aulas de teatro se quisesse ser uma de suas clientes.

Publicidade

Com Jennette já matriculada na escola de teatro, Debra foi informada que os pais não poderiam assistir às aulas. Isso a enfureceu, e ela implorou ao professor que abrisse uma exceção, dizendo que tinha câncer avançado e não poderia ficar esperando em seu carro.

Gregg Deguire / WireImage / Via Getty Images

A professora sugeriu que ela esperasse em um café próximo até o final da aula, mas Debra recusou e exigiu permissão para entrar na sala. Jennette, que já odiava as aulas de atuação, disse que ficou ainda mais estressada quando sua mãe começou a assistí-la.

Quando Jennette não foi aprovada no teste para um vídeo coreográfico da Paula Abdul, Debra a matriculou em 14 aulas de dança por semana e disse que ela teria que conseguir no mínimo dois papéis como coadjuvante por mês para pagar pelas aulas.

Rick Diamond / Getty Images

Ela também forçava a filha a tomar vários Red Bulls antes dos testes para papéis cômicos, assim ela pareceria mais energética. Para papéis mais sombrios, Debra encorajava Jennette a mencionar seu câncer aos agentes de casting.

Publicidade

5. Durante o processo de casting, Jennette disse que sua mãe a levava em "viagens de manutenção" em lojas de cosméticos, onde comprava produtos para "consertar" as falhas da filha.

Theo Wargo / Via Getty Images

Toda vez que sua mãe dizia que ela era bonita, sempre havia uma lista de coisas que precisavam ser consertadas. "Começo a me perguntar se sou realmente bonita por natureza, ou se o uso do termo 'naturalmente bonita' pela minha mãe tem o mesmo significado de 'feio'", ela escreve. Mais tarde, ela soube que não foi convidada para o teste do filme "Meu Melhor Amigo" porque os produtores estavam atrás de uma "beleza etérea" e Jennette era muito "caseira". O papel foi para AnnaSophia Robb (foto).

Em uma tentativa de fazer Jennette parecer mais glamurosa, Debra fez a filha ir em todos os testes usando uma camiseta felpuda cheia de strass, uma saia de couro e botas de plataforma.

Alexandra Wyman / WireImage / Via Getty Images

Quando Jennette fez um teste para o papel de uma criança intersexo em "Grey's Anatomy", falaram pra ela que suas roupas eram um pouco exageradas e pediram para ela vestir uma camisa xadrez. Mesmo com a troca de roupa, os diretores de casting disseram que Jennette era muito bonita para a personagem. Ela pensou que sua mãe ficaria enfurecida, mas Debra ficou feliz que sua filha foi considerada bonita demais para um papel.

Publicidade

6. Jennette começou a ser reconhecida por sua habilidade de chorar em comando, e sua mãe garantiu que isso fosse bem destacado no currículo da filha.

Gregg Deguire / FilmMagic / Via Getty Images

A atriz relata em seu livro que costumava imaginar situações de sua vida familiar para conseguir chorar, mas que ela só conseguia pensar em cada acontecimento "umas 4-6 vezes antes do choro esgotar." Em um teste para um episódio da série "Desaparecidos", Jennette não conseguiu chorar pela primeira vez. Quando saiu do teste, ela disse para mãe, com lágrimas nos olhos, que não queria mais atuar. Debra desabou e disse que se ela desistisse, sua família perderia a chance de ser famosa e bem sucedida. Pouco depois, Debra acabou sendo internada no hospital. Jennette, que tinha 10 anos, visitou a mãe e ficou orgulhosa em mostrar um roteiro que tinha escrito. Debra se recusou a ler o que a filha havia escrito e disse que se ela se tornasse roteirista ela ficaria "com uma bunda enorme de melancia" em vez de "uma bunda pequena de pêssego", como atriz.

7. Debra sempre se orgulhou por Jennette ser pequena para sua idade porque isso significava que ela poderia interpretar papéis de crianças mais novas. Quando os seios de Jennette começaram a crescer, ela entrou em pânico porque sabia que seria excluída dos papéis de criança.

Ryan Born / WireImage / Via Getty Images

Quando ela disse isso para sua mãe, Debra falou que restringir calorias ajudaria a suspender o processo de puberdade. Elas criaram um plano alimentar que consistia em apenas 1,000 calorias por dia. Mesmo consumindo muito menos calorias do que o recomendado, Jennette passou a comer apenas metade de suas refeições para impressionar sua mãe. Debra pesava a filha todos os domingos e a encorajou a beber café para diminuir seu apetite – mesmo café sendo proibido pela igreja Mórmon.

Publicidade

Jennette também começou a se pesar escondido cinco vezes por dia porque este era seu número da sorte. Neste período, ela passou a desenvolver tendências de TOC (transtorno obsessivo compulsivo), o que deixava seu avô extremamente preocupado e Debra, claro, ignorou completamente o assunto.

Todd Williamson / Getty Images

Em uma consulta médica, seu médico expressou preocupações sobre o peso de Jennette, mas Debra insistiu que não tinha nada de errado acontecendo. Jennette era tão magra aos 14 anos que ela ainda precisava usar uma cadeirinha no carro.

8. No livro, Jennette conta que sua mãe a banhou até os 17 anos.

Chelsea Lauren / Via Getty Images

Debra achava que Jennette não conseguiria lavar o cabelo direito – ela também fazia isso com os filhos e chegou a forçar Jennette a tomar banho com os irmãos quando ela era adolescente. Depois de cada banho, Debra "examinava" os seios e a bunda da filha, segundo ela para garantir que Jennette não tinha câncer. McCurly diz que quando sua mãe a examinava, ela sentia como se tivesse saído do próprio corpo e ido para "a Terra da Fantasia".

Publicidade

9. Em 2006, Jennette fez testes para "iCarly" e "Californication". Ela conseguiu o papel em "iCarly" e, mesmo sabendo que deveria estar feliz por finalmente conseguir um papel principal, ela disse que só se sentiu contente porque sua mãe finalmente estaria satisfeita.

Jason Merritt / FilmMagic / Via Getty Images

No set, Jennette conheceu Miranda Cosgrove e a conexão das duas foi instantânea – ela diz que após conhecer Cosgrove, seu "radar de pessoas descoladas" mudou.

Ela percebeu que Miranda tinha um nível de independência que Jennette sonhava em ter.

Scott Gries / Via Getty Images

Miranda podia buscar seu almoço sozinha, tinha celular, falava palavrões e adorava músicas que Debra havia proibido Jennette de ouvir, dizendo que ela iria querer "fazer coisas ruins". Debra alertou Jennette e disse para ela não se aproximar muito de Miranda porque ela "não acreditava em Deus", mas disse que ela poderia se aproximar de Nathan Kress, que interpretou Freddie em "iCarly", já que ele era evangélico (Convenção Batista do Sul). Miranda e Jennette eventualmente começaram a conversar e ficaram cada vez mais próximas.

Publicidade

10. No set de "iCarly", Jennette se sentia muito desconfortável perto de Dan Schneider, a quem ela se refere como O Criador em seu livro.

Alexandra Wyman / WireImage

Durante uma sessão de fotos, Schneider insistiu que as meninas usassem biquínis, mesmo após Jennette dizer que não se sentia confortável em mostrar o corpo. O primeiro beijo de Jennette aconteceu durante um episódio do programa e os detalhes foram controlados por Schneider, que furiosamente a forçou a filmar a cena repetidamente, gritando direções e instruções.

Ela diz que as conversas com O Criador normalmente começavam com elogios que diminuíam seus colegas de elenco. Segundo Jennette, O Criador tinha “dois lados distintos” – um onde ele era generoso e cheio de elogios, e outro onde ele era mal intencionado e controlador.

Mike Coppola / Getty Images for Nickelodeon

Ao perceber isso, ela passou a não levar a sério os elogios dele porque sabia que poderia encontrar o lado ruim no dia seguinte. Ela também diz que sentia a mesma coisa perto de sua mãe.

Publicidade

11. Durante um almoço com sua mãe presente, O Criador disse que Jennette poderia ganhar uma série só dela, chamada "Just Puckett", contanto que ela ouvisse todos os seus conselhos e fizesse tudo que ele mandasse. Antes da reunião, Debra encorajou Jennette a enfatizar os problemas de saúde da mãe na tentativa de fazer com que o Criador sentisse pena delas e oferecesse mais oportunidades.

Taylor Hill / WireImage / Via Getty Images

Em outra ocasião, quando Jennette e O Criador estavam sozinhos em um jantar, ele a forçou a experimentar álcool. Quando ela recusou, ele disse que os adolescentes de "Brilhante Victória" bebiam o tempo todo e que o elenco de "iCarly" era perfeitinho demais.

Charley Gallay / Getty Images

Ela relata em seu livro que ele frequentemente comparava os elencos e tentava colocar um contra o outro. Jennette finalmente tomou um gole da bebida para não irritá-lo ainda mais. Durante o jantar, Jennette sentiu um arrepio, e sem perder a deixa, O Criador colocou seu casaco nela e começou a massagear seus ombros, sem pedir a permissão de Jennette, que se sentiu extremamente desconfortável.

Publicidade

12. Durante a greve dos roteiristas de 2007, "iCarly" passou por um hiato. Debra decidiu usar o tempo de inatividade para inserir Jennette na cena musical country. Quando ela estava terminando de gravar as músicas, a produção de "iCarly" foi retomada, mas Debra insistiu que Jennette seguisse como cantora e a fez passar por uma agenda exaustiva de filmagens durante a semana, seguida por voos até Nashville para gravar seu álbum durante o fim de semana.

Larry Marano / Getty Images

O primeiro single lançado falava sobre a falta que Jennette sentia da mãe, mas a atriz conta que na época elas só haviam ficado separadas por no máximo algumas horas. Enquanto planejava a turnê, Debra recebeu a notícia que seu câncer havia retornado. Jennette se ofereceu para cancelar os shows, mas Debra não quis. A turnê marcou a primeira vez que Jennette ficou longe da mãe por um longo período de tempo. Ela passou a a comer mais e começou a ganhar peso. Quando ela viu sua mãe pela primeira vez após a turnê, Debra ficou horrorizada e disse que "ela estava robusta demais."

13. Quando Jennette ficou menstruada aos 16 anos, ela ficou apavorada e voltou aos seus padrões alimentares restritivos porque morria de medo de crescer. Durante o restante de sua carreira na Nickelodeon, Jennette lutou contra anorexia, bulimia e compulsão alimentar.

Tommaso Boddi / WireImage

Publicidade

14. Aos 18 anos, Jennette decidiu sair da casa de sua família e morar em seu próprio apartamento.

Axelle / FilmMagic / Via Getty Images

A essa altura, Debra usava uma cadeira de rodas e não podia mais levar Jennette para o set, mas ela se recusou a deixá-la tirar sua carta de motorista porque disse que Jennette deveria usar seu tempo "decorando falas ou planejando tweets". No primeiro dia em seu novo apartamento, sua mãe pediu para passar a noite, e acabou ficando lá por três meses seguidos, embora Jennette precisasse desesperadamente de independência.

Parte dessa vontade por mais independência estava ligada a Joe, um colega de trabalho com quem Jennette estava saindo. Certa noite, ela disse à mãe que ia dormir na casa de Miranda, mas ela estava planejando se encontrar com Joe. Debra enxergou a mentira, chamou Jennette de "prostituta mentirosa" e jogou um controle remoto nela. Um ano depois, Joe e Jennette continuavam juntos, mantendo o relacionamento escondido de Debra.

Tibrina Hobson / Getty Images

Publicidade

Durante as férias no Havaí, o casal foi fotografado por paparazzi. Debra viu as fotos e enviou um e-mail agressivo para Jennette, dizendo que ela era uma “pequena vadia” e que parecia que ela andava “comendo a culpa”, querendo dizer que ela havia engordado.

Jason Laveris / FilmMagic / Via Getty Images

Depois de ler as mensagens, Joe trancou o celular no cofre do hotel para tentar salvar o restante da viagem. Quando Jennette pegou seu telefone de volta alguns dias depois, ela viu que Debra havia ligado mais de 50 vezes e postou uma mensagem em uma fanpage de Jennette na tentativa de acabar com a fama da filha. Em um e-mail, Debra escreveu: "VOCÊ fez meu câncer voltar. Espero que esteja feliz. VOCÊ tem que viver com esse fato. VOCÊ me deu câncer".

15. Quando "iCarly" terminou, em 2012, Jennette ficou arrasada – ela tinha medo de perder a amizade com Miranda Cosgrove. No entanto, a amizade delas ficou ainda mais forte e Miranda foi uma das primeiras pessoas com quem Jennette se abriu sobre sua bulimia.

Jason Laveris / FilmMagic / Via Getty Images

Publicidade

16. Depois de "iCarly", Jennette estrelou outra série da Nickelodeon, "Sam & Cat". Quando a produção começou, em 2013, Debra havia voltado ao hospital. Jennette sentiu que precisava desesperadamente de uma pausa e fez uma viagem com uma de suas melhores amigas. Durante a viagem, Jennette experimentou álcool para valer e sentiu que aquela havia sido uma das melhores noites de sua vida. A partir de então, ela passou a beber quase todas as noites. Jennette conta que a certa altura, ela estava bebendo de 8 a 10 doses de destilados todos os dias.

Ben A. Pruchnie / Getty Images for Nickelodeon

Jennette acordou de ressaca uma manhã e percebeu que estava atrasada para seu voo, ela tinha que apresentar "Nickelodeon's Worldwide Day Of Play". Enquanto ela fazia as malas, seu pai ligou para ela e implorou que ela fosse ao hospital imediatamente porque os médicos haviam informado que Debra estava prestes a morrer.

Tibrina Hobson / WireImage / Via Getty Images

No começo, ela não achou que era realmente grave, mas percebeu pelo tom de voz do pai que precisava chegar o mais rápido possível no hospital. Debra morreu pouco depois, e Jennette prometeu manter o plano de restrição alimentar de sua mãe para deixá-la orgulhosa.

Publicidade

17. Quando Debra descobriu que seu câncer era terminal, ela perguntou se Jennette cantaria "Wind Beneath My Wings", de Bette Midler, em seu funeral. Jennette disse que não tinha certeza se conseguiria cantar a música, mas Debra forçou Jennette a cantar para ela no mesmo instante enquanto elas comiam em uma rede de fast food.

Gregg Deguire / WireImage

Não querendo chatear sua mãe, Jennette decidiu praticar a canção todos os dias até seu vizinho colocar um pedaço de papel em sua porta que dizia "Chega de Bette Midler". No funeral, ela se preparou para cantar a música no altar, mas ficou tão emocionada que não conseguiu fazer nada além de chorar.

18. No set de "Sam & Cat", Jennette ficou conhecida como uma "pessoa fácil de trabalhar” já que muitas mudanças tiveram que ser feitas para encaixar a agenda das filmagens com a carreira musical de Ariana Grande, que estava começando a decolar.

Charley Gallay / Via Getty Images

Mesmo Jennette dando o seu melhor, ela disse que era frustrante recusar projetos de filmes porque os escritores se recusavam a tirar sua personagem de alguns episódios, algo que eles sempre faziam para Ariana. O estopim foi quando ela soube que Ariana não estaria em um episódio, e a justificativa que deram ao público foi de que sua personagem estava presa em uma caixa.

Publicidade

Jennette escreve que nessa época, ela sentia inveja de Ariana.

Mark Davis / Getty Images for KCA

Ariana teve uma educação idílica, muito diferente da de Jennette, além de uma família rica e amorosa. Jennette também achou que a série seria apenas dela, e ficou irritada quando adicionaram Ariana. À medida que a fama de Ariana aumentava, Jennette se perguntava se ela estava ofuscando suas potenciais oportunidades de carreira.

A única coisa que a animava era a possibilidade de dirigir um episódio da série, algo que o Criador havia prometido a ela durante as negociações do contrato.

Ben A. Pruchnie / Getty Images for Nickelodeon

Depois de se sentir esnobada durante toda a temporada, ela descobriu que alguém no set havia ameaçado sair se Jennette dirigisse um episódio. Durante esse período, O Criador passou a ter problemas com a Nickelodeon quando acusações de abuso emocional vieram a tona. Ele foi banido do set e teve que se isolar em uma sala, "cercado por pilhas de lanches e troféus do Kids Choice Awards". Tudo isso tornou os dias no set ainda mais longos, porque O Criador foi proibido de se comunicar diretamente com os atores e teve que usar assistentes para repassar suas mensagens.

Publicidade

19. "Sam e Cat" foi cancelada após uma temporada, uma decisão que alegrou Jennette. A Nickelodeon ofereceu US$300. mil como um "presente de agradecimento" e pediu para ela não falar publicamente sobre suas experiências na empresa.

Frederick M. Brown / Getty Images

Jennette recusou a oferta, porém mais tarde se perguntou se deveria ter aceitado o dinheiro, já que ele faria uma grande diferença em sua vida. Enquanto isso, rumores se espalhavam de que a série havia sido cancelada porque Jennette sentia raiva de Ariana por ela ter um cachê mais alto. Jennette afirmo que esse não era o caso. Sobre seu tempo na Nickelodeon, ela diz: "Eu odeio ser conhecida como Sam. Eu absolutamente odeio. Tentei encontrar um pouco de paz nisso tudo, mas não consegui."

20. Após "Sam & Cat", Jennette conseguiu um papel na série da Netflix, "Between", mas ficou um pouco apreensiva quando leu o roteiro.

Ela aceitou o papel porque achava que fazer parte de uma grande plataforma de streaming como a Netflix seria bom para sua carreira. No set, sentiu que as coisas não estavam indo muito bem e começou a achar que faria parte do primeiro fracasso da Netflix. Depois de descobrir que "Between" havia sido criada pela CityTV e a Netflix era só a distribuidora do projeto, ela se sentiu humilhada e começou a repensar sua a carreira como atriz.

Publicidade

Durante as gravações de "Between", Jennette conheceu Steven, assistente de direção. Os dois começaram a namorar e ele a visitou em Los Angeles, onde descobriu sobre sua bulimia e disse que não poderia namorá-la a não ser que ela buscasse ajuda.

Steve Granitz / WireImage

Isso a motivou a encontrar Laura, uma terapeuta que desenvolveu um plano para ajudá-la a superar seu distúrbio alimentar, sua dependência do álcool e seu luto. Laura passou a acompanhar Jennette em todos os seus eventos de Hollywood, para garantir que ela não desviasse da sua reabilitação. Em uma sessão, Laura pediu para ela explorar um pouco mais seu relacionamento com a mãe – Jennette disse que fazer terapia era muito difícil e desistiu do tratamento.

21. Após a morte de Debra, o pai de Jennette, Mark, começou a namorar Karen, a melhor amiga de Debra no ensino médio. Karen encorajou Mark, que sempre teve um relacionamento tenso com Debra e Jennette, a compartilhar um de seus maiores segredos: ele não é o pai biológico de Jennette.

Alberto E. Rodriguez / Getty Images

Ela ficou chocada com a revelação e descobriu que seu pai biológico era Andrew, um músico de jazz que se apresenta localmente. Jennette reuniu um grupo de amigos, incluindo Miranda Cosgrove, para ir em um de seus shows. Andrew contou que sabia que ela existia, mas nunca tinha entrado em contato porque não tinha certeza se Debra havia contado que Mark não era seu pai biológico. Jennette diz que, por mais que esteja feliz por tê-lo conhecido, ela não sabe se o verá novamente.

Publicidade

22. E por último, após perder um dente ao vomitar durante um voo para Austrália, Jennette decidiu retomar o tratamento para seus distúrbios alimentares.

Axelle / FilmMagic / Via Getty Images

Com a ajuda de Jeff, seu novo terapeuta, ela começou a mudar seu pensamento em relação à comida. Após "Between" ser cancelada em 2017, ela decidiu parar de atuar e concluiu na terapia que precisava se afastar da atuação para recuperar o controle da sua vida. Desde então, Jennette foca em escrever, dirigir e apresentar podcasts.

Nota: Se você sente vontade ou necessidade de conversar com alguém, não hesite em contatar o CVV através do número 188 ou entre no site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail.

Se você lida com transtornos alimentares ou sente a necessidade de conversar com alguém, entre em contato com o Programa de Transtornos Alimentares pelo SUS aqui.



Publicidade

Veja também