10 pessoas pretas importantes pra história do Brasil

Vamos enaltecer aqueles que fizeram e estão fazendo história.

A história do nosso país é composta por inúmeras figuras marcantes. Mas hoje, no Dia da Consciência Negra, resolvemos marcar algumas figuras históricas pretas importantes.

1. Zumbi dos Palmares 

Reprodução

O homenageado do dia foi o último líder do Quilombo dos Palmares, comunidade formada por pessoas escravizadas que fugiram das fazendas da época do Brasil Colonial. Zumbi é um símbolo de luta e resistência contra a escravidão, liberdade religiosa e prática da cultura africana no país. Infelizmente o dia de sua morte é marcado, mas celebramos sua vida e ensinamentos durante o ano inteiro.

Publicidade

2. Carolina Maria de Jesus

Reprodução

Escritora, preta e favelada, Carolina Maria é uma das mais importantes escritoras negras no país. O seu livro "O Quarto do Despejo: diário de uma favelada" traz o relato do seu cotidiano na Favela do Canindé, em São Paulo, expondo as fragilidades vividas pelos moradores locais. O livro fez tanto sucesso que foi traduzido em várias línguas.

3. Antonieta de Barros

Reprodução

Antonieta foi uma jornalista, professora e política brasileira. Ela foi uma das primeiras mulheres eleitas no Brasil, e também a primeira mulher negra a conquistar esse feito. Acreditava muito no poder da educação como agente de transformação social e graças a ela, hoje temos o Dia do Professor, uma data que reconhece (mesmo que pouco) a importância da educação para a nossa sociedade. Vale lembrar que Antonieta foi eleita em um estado que, na época, era majoritariamente masculino e branco.

Publicidade

4. Milton Santos

Reprodução

Um dos nomes mais importantes da Geografia, Milton Santos foi geógrafo, escritor, cientista, jornalista, advogado e professor universitário. Se dedicando à área de pesquisa, suas obras eram caracterizadas por um posicionamento crítico ao sistema capitalista e aos pressupostos da geografia da época.

5. Grande Otelo

Reprodução

Sebastião Bernardes de Souza Prata foi um ator, comediante, cantor, produtor e compositor brasileiro. Grande Otelo fez comédia, drama e também críticas sociais em suas obras. Hoje é um dos atores mais importantes do século XX.

Publicidade

6. Sueli Carneiro

Reprodução

Uma das pensadoras contemporâneas mais importantes para a história negra atual, Sueli é doutora em Educação e fundadora do Geledés Instituto da Mulher Negra. Suas contribuições sociais fizeram com que ela se tornasse uma das referências na militância do Movimento Negro.

7. Elza Soares

Reprodução

Com uma voz inigualável, Elza Soares não poderia ficar de fora dessa lista. Suas contribuições para a cultura negra são enormes.

Publicidade

8. Conceição Evaristo

Reprodução

Um dos maiores nomes da literatura brasileira, Conceição Evaristo é professora e e escritora, além de ativista do Movimento Negro. Suas publicações são de diferentes gêneros literários, e em 2018 ganhou o Prêmio de Literatura do Governo de Minas Gerais.

9. Marielle Franco (1979-2018)

Reprodução

Mulher, negra, mãe e cria da Maré, Marielle foi uma socióloga e Vereadora do Rio de Janeiro. Lutava pelo fim do genocídio promovido pela polícia contra a população preta e da favela. Mesmo com um atentado que tirou sua vida, a voz e luta de Marielle reverbera por todos os cantos do mundo e jamais será esquecida.

Publicidade

10. Ruth de Souza

Reprodução

Natural do Rio de Janeiro, Ruth foi a primeira mulher negra a atuar no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Sua trajetória foi marcada por papéis icônicos na televisão e no cinema, além de ter sido a primeira atriz brasileira indicada ao prêmio de Melhor Atriz no Festival de Veneza em 1954. Até hoje é referência para inúmeras atrizes e atores negros no Brasil.

Veja também