Ex-detentos estão compartilhando as descobertas que os deixaram chocados quando saíram da prisão

Máquinas de autoatendimento, Spotify, o preço do McDonald's e a cor vermelha.

Uum tópico do Reddit perguntou aos usuários: "Pessoas que ficaram muito tempo na prisão, quais foram as coisas do mundo exterior que mais chocaram vocês quando saíram?"

Foottoo / Getty Images

O tópico viralizou rapidamente. Ex-prisioneiros e seus entes queridos começaram a compartilhar histórias de suas experiências ao retornar à sociedade, depois de anos atrás das grades. Aqui estão algumas das respostas mais votadas:

Publicidade

1. "Meu pai ficou preso de 2003 a 2016, e o maior choque para ele foi a tecnologia e o quanto o McDonald’s aumentou os preços."

Justin Sullivan / Getty Images

SmallPotatoes929

2. "Uma das coisas mais difíceis para mim depois que saí foi fazer escolhas. Na prisão, se der sorte, você pode ter duas opções de xampu. A primeira vez que fui fazer compras de produtos de higiene foi no super-mercado. Lembro de ficar muito confusa com a quantidade de opções de xampu, e não fazia ideia de qual escolher. Fiquei parada no corredor e chorei um pouco antes de sair sem levar nada."

Rapunzel6506

Publicidade

3. "No geral, apenas o dinheiro... Você não tem a menor ideia de como lidar com o dinheiro. Leva um tempinho para se acostumar com isso."

tinkinoutsidedabox

4. "A coisa mais estranha foi ver todos esses patinetes estacionados em todos os lugares."

Mario Tama / Getty Images

vexterion1

Publicidade

5. "Meu antigo chefe passou sete anos atrás das grades. Ele disse que na manhã que saiu, sua avó o buscou e o levou ao super-mercado. Seus olhos ficaram doendo porque não via a cor vermelha há anos."

GOAT1915

6. "Meu irmão ficou apenas um ano, mas ele foi solto junto com um cara que tinha ficado mais de 30 anos. Ele conta a história de ter que explicar ao outro cara o que era um smartphone. 'Imagine qualquer coisa que você queira. Não importa o que deseje ou o que queira saber... agora está no seu celular’."

ImsoAmerican

Publicidade

7. "[Meu tio] ficou na prisão por cerca de 30 anos e ele não acreditou que você pode simplesmente comprar coisas pela internet. Então, pedimos o jantar, eu paguei, e ele praticamente voou até a porta quando a campainha tocou. Ele abriu a porta e cumprimentou o entregador bem animado."

Svetikd / Getty Images

jtrisn1

8. "Fui preso na época do primeiro iPhone. Saí por volta de 2014, e o que mais me perturbou não foi tanto os smartphones, mas como todo mundo em todo lugar tinha um nas mãos. Parecia muito coisa de 'Black Mirror' ou 'Twilight Zone'."

DRACOSAPIEN

Publicidade

9. "Fiquei seis anos. Meu maior choque foi descobrir que você não consegue fazer muita coisa sem um smartphone. As empresas nem fazem mais formulários de papel."

4dollarz

10. "Tive um professor assistente na faculdade que foi ex-detento por causa de uma situação idiota com a qual se envolveu na adolescência. Ele foi julgado como um adulto e pegou 10 anos. Quando saiu, ele disse que a impressão imediata mais forte que teve foi das árvores. Ele disse que elas eram tão grandes e imponentes e sempre sentia como se elas estivessem se curvando sobre ele, como se estivessem prestes a cair."

Tisomboon / Getty Images

maxxamillion04

Publicidade

11. "Tenho dois membros da família que passaram um tempo considerável na prisão... e de todas as coisas que os impressionavam, a maior delas era o Spotify. Até os artistas locais obscuros de quem eram amigos em 89 estavam lá. Não precisa gravar nenhum CD ou comprar discos. Eles ainda não conseguiram superar isso."

malemartian

12. "Passei mais de cinco anos na prisão. Fiquei mais impressionada com as smart TVs, com a Netflix e os navegadores diretamente na TV. E a velocidade de internet 4G também me deixou impressionada."

Lucyintehsky

Publicidade

13. "Um amigo meu ficou muito surpreso com as novas máquinas de refrigerante!"

Roberto Machado Noa / Getty Images

mycatsnameisgregory

14. "[Meu amigo] ficou acostumado com os guardas dizendo a ele o que fazer. Ele ficou muito ansioso quando saiu porque não tinha nenhum senso de direção. Ele também ficou admirado com os filtros do Snapchat. Ele ficava postando no um monte de vídeos de selfie com os filtros."

RedditR_Us

Publicidade

15. "Minha prima ficou presa por cinco anos por causa de drogas e roubo. Quando saiu, ela começou a chorar quando viu minha irmã mais nova quase uma adulta."

poisonpurple

16. "Meu tio ficou na prisão por 24 anos e foi solto há três anos. Ele disse que o que mais o chocou foi o quanto as coisas estavam automatizadas. Portas automáticas, auto-atendimento, usar o rosto/impressão digital para desbloquear um celular. Coisas que eram simples."

crinklycuts

Publicidade

17. "Passei duros nove anos em uma prisão de segurança máxima por decisões estúpidas que tomei na juventude. Caixas de auto-atendimento nas lojas e fones de ouvido sem fio definitivamente foram um daqueles momentos que pensei: 'isso não pode ser real'.

Helen H. Richardson / Getty Images

FirmAngus

18. "Meu pai estava em prisão perpétua até que foi considerado inocente, depois de 20 anos. A primeira coisa com que ficou surpreso foi dirigir. Ele não conseguia dirigir ou andar de bicicleta. Ele teve que aprender as duas coisas novamente. É meio engraçado ver um cara de mais de 50 anos caindo de uma bicicleta depois que um de seus filhos o solta pela 'primeira' vez."

jay-the-fish-lol

Publicidade

19. "Recentemente, meu irmão saiu depois de quatro anos! A primeira coisa que ele fez foi tomar banho, em seguida, passar os pés pelo tapete da casa. Ele disse que 'simplesmente tinha que fazer isso'."

dessertneutral

20. "Você se esquece dos detalhes das coisas. Como a sensação do tapete nas solas dos pés ou a sensação de tomar banho completamente sozinho e sem chinelos."

Adenna Roman / Getty Images

SonicTheEdgelord

Publicidade

21. "Eu fiquei presa por quatro anos. Na primeira noite fora, tentei dormir em um quarto escuro como fazia antes da prisão, mas não consegui. Meu pai estava dormindo no sofá da sala com a TV ligada, então dormi no outro sofá. Eu precisava dormir perto das pessoas e do barulho por um tempo, até me acostumar a ficar sozinha novamente."

Luna_Sea_

E, por fim...

Publicidade

22. "Passei seis anos atrás das grades. Quando saí, o maior choque foram as belas paisagens e as cores. Esqueci de como a natureza é bonita. Coloquei uma ideia em minha mente de que nunca mais quero voltar, pois não há beleza na prisão, a beleza está do lado de fora. Estou contente de agora estar fora, e todos os dias ainda aprecio o maravilhoso mundo externo pelo o que ele é."

Jim Still-pepper / Getty Images

MrDev16

Nota: algumas respostas foram editadas por questões de tamanho e/ou clareza.

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Leia mais

9 filmes e documentários para refletir sobre o nazismo

Escrito por Flora Paul • há 6 anos

Primeiro ele saiu da prisão. Agora Rennan da Penha quer correr o Brasil com seu funk

Escrito por Guilherme Lucio da Rocha • há 4 anos

Estas fotos mostram como é a vida numa prisão para pessoas com doença mental

Escrito por Gabriel H. Sanchez • há 5 anos

Veja também