Eu segui a "Regra do um Minuto" e minha vida ficou bem mais organizada

Muita coisa pode ser feita em meros 60 segundos.

Você já ouviu falar da "Regra do um Minuto"? É assim: se você perceber que uma tarefa leva menos de um minuto para ser feita, faça-a imediatamente.

Zoë Burnett / BuzzFeed

"Regra do um minuto: se leva menos de um minuto, faça agora".

Geralmente são tarefas minúsculas, como pendurar o casaco, fazer a cama, encher a garrafa d'água ou responder à mensagem de alguém. Mas, como todo mundo sabe, essas coisas aparentemente pequenas podem se acumular sem você nem perceber e tomar uma (não tão pequena) quantidade de tempo quando você finalmente *conseguir* fazer.

Em poucas palavras, a "Regra do um Minuto" é uma forma de se obrigar a fazer todas as coisinhas que você adia porque parecem um pouco irritantes no momento.

MTV

Eu descobri essa regra há anos, mas só recentemente decidi tentar pôr em prática.

Publicidade

Parece bem simples, né? Então eu decidi passar uma semana inteira seguindo a regra.

Netflix / giphy.com

"Eu quero fazer isso, estou pronta para fazer isso, eu acho que consigo fazer isso".

Eu sou muito organizada e mantenho sob controle algumas coisas da vida, mas ainda tem muitas coisinhas que acabo deixando de lado, ou adiando, mesmo quando tenho a real intenção de fazer.

Por exemplo, quando estou no meio do ato de preparar uma refeição, eu me proponho de verdade a lavar a louça depois de comer. Mas quando a hora chega, eu provavelmente vou acabar deixando a louça para a noite seguinte (e aí para a próxima... e para a próxima).

Então, na real, no começo eu tinha um pouco de receio dessa experiência porque sabia que ela me deixaria com menos tempo pra mim. Mas eu também queria ficar mais motivada a fazer coisas pequenas na hora. Eu me reconfortei pensando que, se eu odiasse muito, pelo menos acabaria em sete dias.

E (spoiler!) agora é um hábito que eu quero manter, gente. Aqui está o que eu descobri: a maioria das tarefas não são tão irritantes quanto parecem. E o resultado vale a pena cada minuto.

BBC / giphy.com

Sinceramente, você ficaria surpreso com o que consegue fazer em apenas cinco minutos. Embora tenha mesmo cortado uns 20 minutos do meu valioso tempo vegetando no sofá, isso *também* me poupou de passar minha manhã de sábado lidando com coisas que se acumularam durante a semana.

Publicidade

Aqui estão algumas das vantagens que eu senti na minha vida:

Quando eu pegava alguma coisa (como uma tesoura), eu também guardava assim que terminava de usar.

Natalie Brown / BuzzFeed, Natalie Brown / BuzzFeed

"Opa, deixei de novo por aí" / "Leva tipo 5 segundos para guardar. Na verdade levei mais tempo escrevendo isso rs"

Sei lá, talvez você faça isso naturalmente? Mas eu não fazia. Por exemplo: uma noite eu abri um pacote que chegou pra mim e deixei as tesouras no balcão da cozinha, como de costume. Mas quando guardei as coisas, percebi que a tesoura estava lá — e só tive que andar alguns passos para botar no lugar.

Publicidade

Eu colocava tudo na lava-louças todas as noites, lavava mesmo as panelas depois de jantar e guardava a louça limpa de manhã.

Natalie Brown / BuzzFeed, Natalie Brown / BuzzFeed

"Enchendo!" / "Eu estava só colocando um prato na lava-louças e quando vi minha panela estava limpa"

Cada prato sozinho leva menos de um minuto para ser colocado em uma lava-louças — é só enxaguar rapidamente e colocar — então minha tigela e colher após o café da manhã/ louça do almoço/ prato, garfo e faca após o jantar eram vitórias fáceis de um minuto. Pequenas coisas como facas e tábuas de cortar levam praticamente 30 segundos cada para serem lavadas a mão e colocadas para secar, então eu fazia isso em seguida. Aí, já que eu estava com a mão na massa, se tivesse louça sobrando, acabava lavando também!

Eu limpava os balcões da minha cozinha toda noite.

Natalie Brown / BuzzFeed, Natalie Brown / BuzzFeed

"Regra do um Minuto: mantendo a cozinha limpa" / "Pia do banheiro limpinha em um minuto!"

Quando a pia e os balcões estavam sem louça, eu enxergava as migalhas e sujeiras que ficavam ali. E levava menos de um minuto para pegar um pano e limpar.

Em duas noites diferentes, após terminar minha "rotina noturna", percebi que a pia do banheiro poderia ser limpa também. Qualquer coisa que leve menos de um minuto!

Publicidade

Eu comecei a trocar mais o lixo da cozinha.

Levar o lixo pra fora pode dar muita preguiça, mas fechar a sacola e deixar perto da porta leva menos de um minuto. E aí já é meio caminho andado!

Minhas roupas de academia sujas não ficaram na minha mochila. Em vez disso, eu as coloquei no cesto de roupa suja e pendurei a mochila.

Natalie Brown / BuzzFeed, Natalie Brown / BuzzFeed

"Desfazer ou não desfazer a mala?" / "Desfiz e pendurei! Tudo em menos de 60 segundos"

Aqui vai minha rotina pós-academia e pós-banho: jogar a mochila no chão da sala. Trocar de roupa se necessário. Comer algo. Antes da próxima ida à academia, redescobrir roupas fedidas e ainda amassadas na mochila.

Mas, com a regra do um minuto, a rotina foi: abrir a mochila. Jogar as roupas suadas no cesto de roupa sujas. Pendurar a mochila no gancho do guarda-roupa. Trocar de roupa, comer, continuar a vida.

Publicidade

Eu de fato fiz minha cama (quase) todos os dias. Mas tive que encontrar um jeito simplificado de fazê-lo.

Natalie Brown / BuzzFeed, Natalie Brown / BuzzFeed

"Antes" "Cerca de 1 minuto depois!"

Eu admito que sexta passada eu acordei um pouco mais tarde do que queria, então não arrumei a cama. Mas no resto da semana — e final de semana – E essa semana inteira até agora! — eu arrumei. E vocês? Eu ADORO chegar em casa e encontrar uma cama arrumada. Não há nada que faça um pequeno apartamento parecer mais bonito e organizado.

Eu simplifiquei minha definição de "arrumado", então dava para fazer isso em menos de um minuto. Basicamente, na maioria das noites eu não precisei do meu edredom, então, na manhã seguinte, em vez de colocar ele entre o lençol e a colcha, eu só o dobrava e colocava aos pés da cama. Mas já dava pro quarto uma aparência muito melhor do que a bagunça amassada que eu deixava antes.

(Observação: eu abandonei travesseiros decorativos há alguns anos porque parecia que eles ficavam a maior parte do tempo no chão. Se eu conseguir provar a mim mesma que eu não terei problemas em arrumar a cama, TALVEZ eu volte a usá-los.)

No trabalho, eu respondi os e-mails que precisavam de respostas curtas imediatamente — e silenciei correntes grandes imediatamente também.

Natalie Brown / BuzzFeed, Natalie Brown / BuzzFeed

"Checando o Inbox pra ver se tem e-mail de grupo" / "Depois você vai em 'mais' e aí o botão de 'mudo'"

Meu emprego atual não tem muitos e-mails como outros empregos que tive e eu tendo a responder eles bem rápido, de qualquer forma. Mas nós recebemos e-mails grandes do tipo "Dê as boas-vindas a tal pessoa", que as pessoas respondem gradualmente durante o dia e, às vezes, durante vários — então eles ficam aparecendo no topo da minha caixa de entrada. Eu costumava simplesmente ignorá-los, mesmo que me incomodassem um pouco. Agora, eu respondo se precisar... aí eu imediatamente aperto SILENCIAR (o que os arquiva e impede que apareçam na caixa de entrada).

Publicidade

Eu bebi mais água do que o normal, já que realmente passei a levantar para encher meu copo.

Natalie Brown / BuzzFeed, Natalie Brown / BuzzFeed

"Aqui de novo" / "Regra do um Minuto me mantendo hidratada"

É parte da minha "rotina de trabalho" pegar um copo d'água no começo do dia, mas quando ele está vazio, eu nem sempre encho de novo. Mas isso é outra coisa que leva só 60 segundos. E mesmo se acabar levando um pouco mais, é uma boa fazer uma pausa depois de muito tempo sentada na minha mesa.

E eu passei um tempo no fim de cada dia "arrumando" meu computador e minha mesa.

Natalie Brown / BuzzFeed, Natalie Brown / BuzzFeed

"Tchau xícaras sujas" / "Adeus pilhas usadas e notinhas velhas"

Jogando fora qualquer lixo, levando meu copo até a pia — e deletando da minha área de trabalho todas as fotos que baixei durante o dia (isso acontece com quem escreve posts para o BuzzFeed o dia todo).

Publicidade

A conclusão? Se você está procurando uma forma de ter um ambiente mais organizado e limpo — e uma lista de tarefas mais curta — sem se esforçar muito, vale a pena tentar a "Regra do um Minuto".

CBS

"Bate aqui comigo mesmo!"

Claro que, como com todas as coisas deste tipo, seus resultados podem ser diferentes. Mas, literalmente, não custa nada e pode valer muito a pena no fim! Se você está se sentindo um pouco intimidado(a), faça o que eu fiz: escolha fazer só por uma semana, ou mesmo uns três dias, e veja se é algo que você quer manter.

Veja também:

12 truques para melhorar a postura que você pode fazer sem esforço

17 dicas de organização geniais testadas por nossos leitores

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também