Mais uma antivax na Marvel: Evangeline Lily explica participação em um protesto antivacina

Ouçam a ciência e não as celebridades.

Um protesto anti-vacina ocorreu neste último final de semana nos Estados Unidos em Washington – com Robert F. Kennedy Jr. citando a Alemanha nazista em um discurso historicamente falso e antissemita. O protesto também contou com membros do partido neofascista, "Proud Boys".

Anti-vaxxers with signs and flags at the rally
Anti-vaxxers with signs and flags at the rally

Anadolu Agency / Anadolu Agency via Getty Images

E uma das pessoas presentes no protesto foi ninguém menos que a atriz Evangeline Lilly, de produções como "Lost", "Homem-Formiga" e "O Hobbit". Como sabemos disso? Porque ela postou sobre sua participação no Instagram.

Evangeline at the premiere of Antman and the Wasp
Evangeline at the premiere of Antman and the Wasp

Jon Kopaloff / FilmMagic / Getty Images

Publicidade

Vale lembrar que vacinas contra a covid-19 são seguras e efetivas. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, mais de 535 milhões de doses já foram administradas somente nos Estados Unidos.

Axelle / FilmMagic / Getty Images

"Eu estive em Washington esse final de semana para apoiar a autonomia corporal", a atriz escreveu em seu Instagram. Ela listou as razões pelas quais ela acredita que as pessoas não devem ser ameaçadas para que se vacinem, dentro delas: "ataques violentos", "prisão ou detenção sem julgamento" e "inanição".

Evangeline Lilly / Via instagram.com

Publicidade

"Esse não é o jeito. Não é seguro. Não é saudável. Não é amor. Eu entendo que o mundo está com medo, mas eu não acredito que responder usando força irá consertar nossos problemas."

Steve Granitz / WireImage / Getty Images

Vacinas contra a covid são seguras.

Ela então concluiu com uma mensagem pró-escolha: "Eu era pró-escolha antes da covid-19 e continuo sendo hoje".

Anadolu Agency / Getty Images

Não achamos nenhuma postagem de Evangeline falando sobre a legalização do aborto. Neste momento, o Caso Roe contra Wade – em que os Estados Unidos reconheceu o direito ao aborto ou interrupção voluntária da gravidez – está sob ameaça.

Publicidade

Esta não é a primeira vez que Evangeline enfrenta críticas por seus comentários em relação a covid-19. Em março de 2020, ela postou que não estava de acordo com o distanciamento social.

George Pimentel / Getty Images

Mais uma vez: vacinas contra a covid são seguras. Além do mais, mandatos de vacinas existem nos Estados Unidos desde o século 19 e são uma forma efetiva de incentivo à vacinação.

Scott Olson / Getty Images

Publicidade

Em resumo, eu peço que não procurem o conselho de celebridades, e, sim, de cientistas de verdade, quando o assunto é covid-19, que já matou mais de 874 mil pessoas nos Estados Unidos e 600 mil no Brasil.

Veja também