Estes são os discursos dos últimos 10 anos de atores e atrizes no Oscar

"Não tenho palavras. Minha voz está em minha espada. Sabemos que a espada é nosso trabalho. E eu gosto do meu trabalho." Instantaneamente icônico.

Hartley Mellick/BuzzFeed, Getty Images: Todd Wawrychuk/AMPAS, Kevin Winter, Mark Davis / WireImage, AMPAS / ABC

Ah, o discurso dos vencedores do Oscar: um clímax de dois minutos na carreira de atores e uma oportunidade única (a não ser que você já tenha ganhado vários prêmios do Oscar) para impactar milhões de espectadores.

Ao longo dos anos, tivemos toda uma variedade de discursos – desde enrolação, falas logas até demais e até mesmo falas bem sucintas como "o privilégio é meu, obrigado." Algumas pessoas nos marcaram ("You like me!") e outras sumiram de nossas memórias assim que saíram do palco. O Oscar deste ano está próximo e mais quatro atores ou/e atrizes entrarão para esta lista, então pensamos que poderia ser divertido relembrar os discursos da última década e classificá-los. Quem arrasou e quem flopou?

Ao avaliar cada discurso, procuramos por emoção, humor e, acima de tudo, mensagens memoráveis que foram além de listas gigantes de agradecimentos. Então aqui temos os 40 discursos dos últimos 10 anos (quatro por ano, de 2012 a 2021). Vamos lá!


40. Jared Leto ("Clube de Compras Dallas") — Melhor Ator Coadjuvante (2014)

Duração do discurso: 2 minutos e 24 segundos

Iniciativas que apoiou: Sonhadores da Ucrânia e Venezuela, e a luta contra AIDS

Conclusões gerais: Foi complicado escolher alguém para o final desta lista. Como veremos a seguir, temos vários nomes mais básicos ao longo das classificações, porém o discurso de Leto é confuso – ele fala muito de si próprio, é um pouco insensível e não apresenta entusiasmo algum.

Depois que sua co-estrela de "WeCrashed", Anne Hathaway, entrega seu troféu, ele começa um tributo bem grande a sua mãe e então agradece seu irmão (citando sua banda, 30 Seconds to Mars). Ele dedica o prêmio às pessoas que ousam sonhar "em lugares como a Ucrânia e Venezuela", mas soa um pouco desonesto, já que ele logo começa a citar um monte de magnatas ricos de Hollywood. Ele termina apoiando aqueles que enfrentaram injustiças, como a comunidade LGBTQ+ e as vítimas da AIDS. Apesar disso se alinhar com a mensagem do filme, o discurso parece superficial, principalmente por Leto não fazer parte da comunidade LGBTQ+ e seu papel como uma mulher trans com HIV ter sido (e continuar sendo) controverso.

"Clube de Compras Dallas" está disponível no Star+.

Publicidade

39. Renée Zellweger ("Judy: Muito Além do Arco-Íris") — Melhor Atriz (2020)

Duração do discurso: 3 minutos e 57 segundos

Iniciativas que apoiou: União através da admiração de heróis

Conclusões gerais: Ai, meu Deus do céu. Este é facilmente um dos discursos mais longos de todos (17 segundos mais longo que o de Daniel Kaluuya e 2 minutos mais longo que a média). E mesmo com todo este tempo, Zellweger não diz quase nada. Ela agradece o que parece ser todas as pessoas que já conheceu na vida, antes de entrar em uma espiral sobre heróis e como eles nos unem. Ela cita Neil Armstrong, Sally Ride, Dolores Huerta, Venus Williams, Serena Williams, Selena, Bob Dylan, Martin Scorsese, Fred Rogers e Harriet Tubman, antes de citar Judy Garland e diz que podemos acabar com as segregações ao gostar das mesmas pessoas. Ela parece não perceber que a maioria dessas pessoas eram extremamente polarizadas em suas épocas e que sua mensagem soa um pouco como um discurso de uma seita. Nos faz pensar por que Saoirse Ronan não ganhou o Oscar em 2020...

"Judy: Muito Além do Arco-Íris" está disponível no Star+.

38. Casey Affleck ("Manchester à Beira-Mar") — Melhor Ator (2017)

Duração do discurso: 1 minuto e 27 segundos

Iniciativas que apoiou: Nenhuma

Conclusões gerais: O que me marcou neste vídeo foi que o diretor de "Manchester à Beira-Mar", Kenneth Lonergan, é casado com Gerri de "Succession" (J. Cameron-Smith)! Mas além disso, o discurso foi bem sem sal. Apesar de Affleck ter tido uma ótima performance em seu filme, acusações de abuso sexual surgiram e apesar do movimento #MeToo ter acontecido apenas um ano antes, isso não o impediu de ganhar o prêmio. Quando seu nome é anunciado, podemos sentir a tensão no ar. Com uma barba bagunçada, que ele estava deixando crescer para "Horas Decisivas", Affleck é anunciado por Brie Larson, que não o aplaude.

Em seu discurso, felizmente curto, ele diz que foi uma honra conhecer Denzel Washington, mas quando a câmera corta para Denzel, ele parece irritado. Affleck termina falando que gostaria de ter algo melhor para dizer (ele poderia ter se preparado, né?) antes de sair do palco. No ano seguinte, Affleck não anunciou o prêmio de Melhor Atriz, como de costume no Oscar. Jennifer Lawrence e Jodie Foster (de muletas) apresentaram Frances McDormand.


"Manchester à Beira-Mar" está disponível no Star+.

Publicidade

37. Gary Oldman ("O Destino de Uma Nação") — Melhor Ator (2018)

Duração do discurso: 2 minutos e 58 segundos

Iniciativas que apoiou: Nenhuma

Conclusões Gerais: Assim como Casey Affleck, a vitória de Gary Oldman estava rodeada de acusações. Diferente de Affleck, que parece ter entendido o clima e falado pouco, Oldman apresentou seu discurso por completo e retornou no ano seguinte para anunciar o prêmio. Ele cita sua mãe de 99 anos brevemente em seus agradecimentos e seu amor por morar nos Estados Unidos. No geral, tudo pareceu um pouco vazio, sem nenhum posicionamento político sobre o cenário de 2018. O discurso facilmente poderia ter durado menos de três minutos.


"O Destino de Uma Nação" está disponível para aluguel no Google Play, Youtube e Apple TV.

36. Christoph Waltz ("Django Livre") — Melhor Ator Coadjuvante (2013)

Duração do discurso: 1 minuto e 21 segundos

Iniciativas que apoiou: Seu amor por Quentin Tarantino

Conclusões gerais: Talvez o problema aqui tenha sido que Waltz havia acabado de ganhar um Oscar por um papel muito parecido em um filme de Quentin Tarantino três anos antes. Ele não parece muito animado e, em seu discurso relativamente curto, ele basicamente só fala como Tarantino é um ótimo diretor e cita um monte de nomes (inclusive Harvey Weinstein, iiihh). Seu primeiro discurso não foi muito melhor. O destaque foi ele citar Phillip Seymour Hoffman que estava presente aquele ano com Cooper Hoffman, seu filho e estrela de "Licorice Pizza". 


"Django Livre" está disponível no Prime Video.

Publicidade

35. Emma Stone ("La La Land") — Melhor Atriz (2017)

Duração do discurso: 1 minuto e 53 segundos

Iniciativas que apoiou: Aprender e crescer

Conclusões gerais: Dói MUITO em mim deixar a Senhorita Stone tão baixo na lista. Ela é engraçada, inteligente e uma atriz brilhante. Já vi todos os seus filmes e tenho um post inteiro sobre o quanto gosto dela. PORÉM, este discurso não foi bom. É muito básico, apenas citando vários nomes antes de dizer que ela quer continuar crescendo e aprendendo. Esperávamos mais da mulher que gritou "sorry" no Golden Globes.


"La La Land: Cantando Estações" está disponível na GloboPlay.

34. Mahershala Ali ("Green Book: O Guia) — Melhor Ator Coadjuvante (2019)

Duração do discurso: 1 minuto e 32 segundos

Iniciativas que apoiou: Nenhuma

Conclusões gerais: Outro discurso sério de Ali, que, segundo todos os relatos, parece ser um indivíduo bastante reservado fora dos palcos também. Ele mostrou pouca emoção durante seu discurso curto e apenas agradeceu aos envolvidos no projeto. Também dá para sentir certa estranheza pairando no ar, já que o filme foi amplamente considerado problemático e ele se esforça para agradecer Octavia Spencer, a única produtora negra do filme, seu colega Viggo Mortensen, que usou um termo racista durante a divulgação do filme, e Peter Farrelly, que mostrou seu pênis no ambiente de trabalho. A essa altura, acho que Ali estava tipo "obrigado pelo Oscar, agora vamos fingir que eu não fiz parte deste filme".


"Green Book: O Guia" está disponível na HBOMax.



Publicidade

33. Anne Hathaway ("Os Miseráveis") — Melhor Atriz Coadjuvante (2013)

Duração do discurso: 1 minuto e 50 segundos

Iniciativas que apoiou: Vagamente que não haverá mais prostituição?

Conclusões gerais: Afff, Anne! Eu amo ela. Ela é minha atriz favorita. Ela sabe cantar. Ela é engraçada. Ela é inteligente e tem uma personalidade incrível e meio maluquinha. Eu não sei por que neste momento, ela optou por parecer uma menina de 6 anos falando com um desconhecido no super-mercado. Listar 17 pessoas em um discurso de 110 segundos não é legal. Então ela tenta deixar sua fala mais relevante ao dizer que ela espera que as tristezas de Fantine um dia possam apenas ser encontradas em histórias. Isso é uma referência à pobreza? Prostituição? Raspar a cabeça por dinheiro? Se você tem a oportunidade de usar este meio para mandar uma mensagem, seria melhor que não fosse tão vaga.


"Os Miseráveis" está disponível na HBOMax.

32. Brie Larson ("O Quarto de Jack") — Melhor Atriz (2016)

Duração do discurso: 58 segundos

Iniciativas que apoiou: Assistir a filmes

Conclusões gerais: Chegamos agora nos discursos perfeitamente aceitáveis porém tediosos. Larson ficou menos de um minuto no palco, agradeceu algumas pessoas, citou Jacob Tremblay e A24, e foi embora.


"O Quarto de Jack" está disponível na Netflix.

Publicidade

31. Rami Malek ("Bohemian Rhapsody") — Melhor Ator (2017)

Duração do Discurso: 3 minutos e 2 segundos

Iniciativas que apoiou: Pessoas que estão atrás de sua voz e identidade

Conclusões gerais: Malek levou dois minutos a mais que Larson e tinha menos nomes em sua lista de agradecimentos, PORÉM ainda assim, este discurso pode ser facilmente esquecido. Ele demorou muito e, honestamente, não falou muita coisa.


"Bohemian Rhapsody" está disponível no Star+.

30. Jennifer Lawrence ("O Lado Bom da Vida") — Melhor Atriz (2013)

Duração do discurso: 47 segundos

Iniciativas que apoiou: Nenhuma

Conclusões gerais: O TOMBO! Só isso que me lembro. Lawrence caindo da escada na hora de subir para pegar seu prêmio. Minha mente está repleta de momentos estranhos/divertidos de J. Law nessa época, então achava que ela tinha feito um ótimo discurso. Na verdade, é o terceiro mais curto desta lista, e Lawrence parece muito atordoada.


"O Lado Bom da Vida" está disponível na Netflix.

Publicidade

29. Mahershala Ali ("Moonlight") — Melhor Ator Coadjuvante (2017)

Duração do discurso: 1 minuto e 55 segundos

Iniciativas que apoiou: Nenhuma

Conclusões gerais: Apesar de "Moonlight" ter sido um filme sem polêmicas como as de "Green Book", o discurso original de Ali no Oscar não foi muito melhor. Ele chora um pouco ao mencionar seus professores e sua esposa, que havia dado à luz quatro dias antes, mas é em grande parte apenas uma lista gigante de agradecimentos.


"Moonlight: Sob a Luz do Luar" está disponível na HBOMax.

28. Laura Dern ("História de um Casamento") — Melhor Atriz Coadjuvante (2020)

Duração do discurso: 1 minuto e 36 segundos

Iniciativas que apoiou: Salvar o planeta (brevemente) 

Conclusões gerais: Laura Dern é uma muito profissional. Ela se contém, porém demonstra sua animação. Ela agradece a todos que precisa sem ser tediosa. Ela tem boas falas como "alguns dizem que nunca conhecerá seus heróis, mas se você for realmente abençoado, eles serão seus pais". Ela só não tem aquele toque especial. Ela fez tudo o que lhe foi pedido, mas como pelo menos uma queen em cada temporada de RuPaul's Drag Race sabe, às vezes ser perfeita não é tão divertido.


"História de um Casamento" está disponível na Netflix.  

Publicidade

27. Alicia Vikander ("A Garota Dinamarquesa") — Melhor Atriz Coadjuvante (2016)

Duração do discurso: 54 segundos

Iniciativas que apoiou: Nenhuma

Conclusões gerais: Ok, eu não sei quem estava no comando do Oscar de 2016, mas a pessoa estava realmente apressando os discursos. A pobre Alicia Vikander foi cortada em menos de um minuto! Mark Rylance foi dispensado após um minuto e cinco segundos, e Brie Larson também teve que acelerar seu discurso. Eu não sei se Vikander teria se saído melhor se ela tivesse tido mais tempo, mas ela ela estava bem animada e agradeceu a algumas pessoas.

"A Garota Dinamarquesa" está disponível para aluguel no GooglePlay, Youtube e Apple TV.

26. Jean Dujardin ("O Artista") — Melhor Ator (2012)

Duração do discurso: 1 minuto e 31 segundos

Iniciativas que apoiou: Nenhuma

Conclusões gerais: De vez em quando, a Academia decide reconhecer um ator internacional de renome com uma vitória, e Dujardin foi premiado por interpretar a estrela do cinema mudo no Melhor Filme daquele ano. Ele levou seu discurso por escrito (o que muitas vezes dá errado), mas sua entrega foi leve e divertida. Ele falou brevemente da história do Oscar, parecia emocionado por ter vencido e gritou em francês no final. Uma vitória perfeitamente adorável.


"O Artista" está disponível no PrimeVideo.

Publicidade

25. J.K. Simmons ("Whiplash: Em Busca da Perfeição") — Melhor Ator Coadjuvante (2015)

Duração do discurso: 1 minuto e 20 segundos

Iniciativas que apoiou: Ligar para seus pais pelo telefone

Conclusões gerais: 

É muuuuito interessante ver as causas que as pessoas decidem defender em seus discursos no Oscar. Você tem milhões de pessoas assistindo e apenas alguns minutos, e com esse tempo precioso Simmons disse ao mundo "vá ligar para seus pais". Seu discurso é curto e doce e tem um objetivo específico.


"Whiplash: Em Busca da Perfeição" está disponível na GloboPlay.

24. Regina King ("Se a Rua Beale Falasse") — Melhor Atriz Coadjuvante (2019)

Duração do discurso: 1 minuto e 53 segundos

Iniciativas que apoiou: Nenhuma

Conclusões gerais: Deste ponto em diante, não temos nada além de discursos sólidos e bem executados. Eles são todos atenciosos, emocionantes e interessantes. Eles são (principalmente em comparação com os discursos de não-atores, que podem ser um sucesso ou um fracasso) ótimos discursos. Eles só não têm aquele fator icônico. Primeiro, temos Regina King, que está chorando, cita James Baldwin e é incrivelmente graciosa e perfeita.


"Se a Rua Beale Falasse" está disponível no PrimeVideo.

Publicidade

23. Octavia Spencer ("Histórias Cruzadas") — Melhor Atriz Coadjuvante (2012)

Duração do discurso: 1 minuto e 8 segundos

Iniciativas que apoiou: Nenhuma

Conclusões gerais: Spencer sofre um pouco neste discurso porque ela recebe um sinal do teleprompter para "encerrar" quase imediatamente. Mesmo estando muito emocionada, ela ainda consegue ser engraçada ao dizer "obrigada à Academia por me colocar com o cara mais gostoso daqui".


"Histórias Cruzadas" está disponível no Star+.

22. Allison Janney ("Eu, Tonya")— Melhor Atriz Coadjuvante (2018)

Duração do discurso: 1 minuto e 15 segundos

Iniciativas que apoiou: Nenhuma

Conclusões gerais: A primeira fala de Janney, "eu fiz tudo sozinha" realmente vale muito aqui. Sem essa introdução genial, seu discurso não seria tão incrível, mas essa frase em junção a seus comentários sólidos e bem construídos, o eleva. Listar 10 nomes em 75 segundos, no entanto, não é o que deveríamos almejar.


"Eu, Tonya" está disponível para aluguel na AppleTv.

Publicidade

21. Sam Rockwell ("Três Anúncios Para Um Crime") — Melhor Ator Coadjuvante (2018)

Duração do discurso: 1 minuto e 29 segundos

Iniciativas que apoiou: Nenhuma

Conclusões gerais: Como Dujardin, Rockwell rapidamente olha para seu papel dobrado umas 15 vezes, mas também como Dujardin, suas anotações não parecem prejudicá-lo. Ele faz bons comentários, nomeia os outros indicados, conta uma história encantadora sobre seu pai e agradece "a todos que já olharam para um outdoor". Ele é inteligente e espirituoso e eleva um discurso médio com muito humor.


"Três Anúncios Para Um Crime" está disponível no Star+.

20. Daniel Kaluuya ("Judas e o Messias Negro") — Melhor Ator Coadjuvante (2021)

Duração do discurso: 3 minutos e 40 segundos

Iniciativas que apoiou: As causas defendidas por Fred Hampton

Conclusões gerais: No Oscar de 2021, durante a COVID-19, eles usaram músicas gravadas. Isso resultou em alguns discursos estranhos e um grande pretexto para arrancar qualquer um do palco. Kaluuya aproveitou para mandar uma mensagem enigmática que só perde para a de Zellweger. Ele disse "homem" várias vezes, falou sobre ficar bêbado nas afterparties (com medidas contra COVID). Ele falou sobre seus pais fazendo sexo. Não foi o melhor discurso, mas certamente foi divertido e gerou algumas das maiores risadas da noite.


"Judas e o Messias Negro" está disponível na HBOMax.

Publicidade

19. Christopher Plummer ("Toda Forma de Amor") — Melhor Ator Coadjuvante (2012)

Duração do discurso: 1 minuto e 54 segundos

Iniciativas que apoiou: Nenhuma

Conclusões Gerais: Se você estiver procurando a definição de classe no dicionário, Plummer (e as duas mulheres que o seguem nesta lista) teriam suas fotos estampadas lá. Plummer, que ganhou na casa dos 80 anos, está emocionado por receber um prêmio pelo qual trabalhou toda a sua vida. Ele começa com "Você é apenas dois anos mais velho do que eu, onde você esteve toda a minha vida?" e continua a demonstrar sua classe enquanto agradece a seus colegas indicados, conta uma linda anedota e até fala em francês. Com pouco menos de dois minutos, ele atinge o tempo médio de fala e usa bem cada segundo.


"Toda Forma de Amor" está disponível para aluguel no GooglePlay, PrimeVideo, AppleTV e Youtube.

18. Julianne Moore ("Para Sempre Alice") — Melhor Atriz (2015)

Duração do discurso: 2 minutos e 22 segundos

Iniciativas que apoiou: Conscientização de Alzheimer e ELA

Conclusões gerais: Moore compensa a falta de aperfeiçoamento de seu discurso com sua empolgação, rindo e sorrindo durante o discurso. Como Plummer, ela abre com uma ótima (obviamente pré-planejada) fala. Ela então agradece às pessoas apropriadas e termina com um apelo pela conscientização sobre Alzheimer e ELA. Até agora, a maioria dos vencedores nesta lista ou ignorou questões maiores em seus discursos ou falhou ao citá-las. Moore executa bem a transição para um apelo mais sério.


"Para Sempre Alice" está disponível na HBOMax.

Publicidade

17. Cate Blanchett ("Blue Jasmine") — Melhor Atriz (2014)

Duração do discurso: 3 minutos e 16 segundos

Iniciativas que apoiou: Filmes focados em mulheres e atores Australianos

Conclusões gerais: Moore se inspirou no modelo de Blanchett, pois seus discursos são semelhantes de várias maneiras em anos consecutivos. Blanchett conta algumas piadas no início (inclusive ao dizer "toma essa!" para Julia Roberts) antes de se concentrar em filmes campeões sobre mulheres alegando que "não são experiências de nicho". Um pouco irônico, já que ela ganhou o prêmio por um filme de Woody Allen (e agradece a ele no discurso), mas ela claramente tem boas intenções e estabelece um precedente que outros atores usaram posteriormente, defendendo as mulheres do audiovisual.


"Blue Jasmine" está disponível na GloboPlay.

16. Mark Rylance ("Ponte dos Espiões") — Melhor Ator Coadjuvante (2016)

Duração do discurso: 1 minuto e 5 segundos

Iniciativas que apoiou: Nenhuma

Conclusões gerais: Tadinho do Mark. Um ator de teatro muito admirado vence depois de uma longa carreira e é cortado após 65 segundos. É uma m*rda fazer parte do Oscar turbo aparentemente patrocinado por Sonic the Hedgehog. Ele é muito doce e charmoso e faz uma homenagem maravilhosa a Steven Spielberg e Tom Hanks antes de ser chamado para fora do palco.


"Ponte dos Espiões" não está disponível para Streaming.

Publicidade

15. Matthew McConaughey ("Clube de Compras Dallas") — Melhor Ator (2014)

Duração do discurso: 3 minutos e 7 segundos

Iniciativas que apoiou: Nenhuma

Conclusões gerais: Exceto por J. K. Simmons com "ligue para seus pais", a maioria destes discursos foram o padrão de agradecimento à Academia, ao elenco e à equipe, uma homenagem aos colegas indicados e algumas piadas. McConaughey trabalha com a alternativa (acho que é o melhor modelo) de "agradecer depois e dizer algo importante no pódio". Suas observações claramente preparadas concentram-se no trio de citar 1) algo para admirar (Deus), 2) algo que o inspire (família) e 3) alguém para seguir. A coisa desmorona um pouco aqui porque a pessoa que ele quer seguir (seu herói) é ele mesmo em 10 anos (?) mas eu gosto da intenção geral. A história de seu pai comendo torta de merengue de limão usando cueca enquanto dança e bebe Miller Lite é bem divertida. Se você vai passar de três minutos, FAÇA VALER A PENA.


"Clube de Compras Dallas" está disponível no Star+.

14. Lupita Nyong'o ("12 Anos de Escravidão") — Melhor Atriz Coadjuvante (2014)

Duração do discurso: 1 minuto e 50 segundos

Iniciativas que apoiou: Apoiar artistas e sonhadores marginalizados

Conclusões gerais: O discurso de Nyong'o inclui agradecimentos a muitas pessoas, mas sua alegria e apreciação chorosa compensam. Ela também consegue fazer alguns comentários atenciosos sobre o assunto de seu filme e diz que "não importa de onde você seja, seus sonhos são válidos". Pontos para Liza Minnelli sinalizando Lupita em seu caminho para o palco.


"12 Anos de Escravidão" está disponível no Star+.

Publicidade

13. Leonardo DiCaprio ("O Regresso") — Melhor Ator (2016)

Duração do discurso: 2 minutos e 23 segundos

Iniciativas que apoiou: Prevenção do aquecimento global

Conclusões gerais: Eu amo o Leo. Ele é um ótimo ator, e qualquer um que tenha um conhecimento passageiro dele sabe que ele vem trabalhando incansavelmente para compensar as mudanças climáticas e salvar o planeta. Quando ele finalmente ganhou seu Oscar (e você pode ver como ele estava emocionado), ele diz seu "obrigado" e então faz um apelo para que os espectadores ajudem a salvar a Terra. Não parece banal ou superficial. Sabemos que ele investe seu próprio tempo e dinheiro na causa e por isso parece natural e oportuno (e até aplicável ao seu filme) discutir isso. Biden estava na platéia e a câmera o mostra brevemente durante o discurso de Leo.


"O Regresso" está disponível na Netflix.

12. Anthony Hopkins ("Meu Pai") — Melhor Ator (2021)

Duração do discurso: 39 segundos

Iniciativas que apoiou: Nenhuma

Conclusões gerais: É um pouco atípico, pois é o único discurso que não foi ao vivo. Por conta da COVID e por Anthony Hopkins ter mais de 80 anos, ele não compareceu ao Oscar. Ninguém se preparou muito para isso, também, já que o falecido Chadwick Boseman estava previsto para levar o prêmio. Esperando uma vitória de Boseman, a Academia embaralhou a ordem dos prêmios e colocou Melhor Ator por último (em vez do tradicional Melhor Filme). A vitória de Hopkins foi como um balão de chumbo, pois ele não estava lá para receber o Oscar. No dia seguinte, Hopkins divulgou esta mensagem encantadora, agradecendo à Academia e prestando homenagem a Boseman. Um ato de classe.


"Meu Pai" está disponível no PrimeVideo.

Publicidade

11. Eddie Redmayne ("A Teoria de Tudo") — Melhor Ator (2015)

Duração do discurso: 1 minuto e 54 segundos

Iniciativas que apoiou: Pesquisa para ELA

Conclusões gerais: Não acho que haja uma pessoa nesta lista que estivesse mais animada ao ganhar o Oscar do que Redmayne. Ele começa a tremer a caminho do palco. Ele tem que parar no meio de seu discurso porque está tão eufórico. Assistir a tanta alegria é contagiante e você não consegue deixar de ficar emocionado. Seu discurso como um todo é bem padrão, mas a EMOÇÃO ganha.


"A Teoria de Tudo" está disponível na GloboPlay.


10. Youn Yuh-jung ("Minari: Em Busca da Felicidade") — Melhor Atriz Coadjuvante (2021)

Duração do discurso: 3 minutos e 19 segundos

Iniciativas que apoiou: Nenhuma

Conclusões gerais: Seu discurso é uma confusão de pensamentos desconexos, mas seu charme e comédia tornam tudo muito divertido. Ela começa flertando com Brad Pitt, que apresentou o prêmio, por pronunciar seu nome errado e nunca aparecer no set de Minari, apesar de ser um produtor creditado. Ela então pergunta como ela ganhou Glenn Close e diz "tenho mais sorte do que vocês" para seus colegas indicados. Ela é doce, feliz e um pouco mal-humorada. Sim, o discurso é longo, mas ela usa bem o tempo.


"Minari: Em Busca da Felicidade" está disponível no PrimeVideo.

Publicidade

9. Daniel Day-Lewis ("Lincoln") — Melhor Ator (2013)

Duração do discurso: 2 minutos e 30 segundos

Iniciativas que apoiou: Nenhuma

Conclusões gerais: Quando você pensa em Daniel Day-Lewis, que já venceu o Oscar três vezes, geralmente não pensa "engraçado", mas seu discurso de 2013 está repleto de humor britânico. Ao receber o prêmio de Meryl Streep, ele abre com uma piada sobre como ele ia interpretar Margaret Thatcher e ela Abraham Lincoln, mas trocaram de papéis. Ele então agradece a sua esposa por aturar sua loucura e método de atuação, antes de agradecer ao falecido Honest Abe. Ele chora e está mais emocionado com sua terceira vitória do que muitos vencedores em sua primeira.


"Lincoln" não está disponível para Streaming.

8. Patricia Arquette ("Boyhood: Da Infância à Juventude") — Melhor Atriz Coadjuvante (2015)

Duração do discurso: 1 minuto e 18 segundos

Iniciativas que apoiou: Saneamento ecológico, igualdade salarial para mulheres

Conclusões gerais: O discurso de Arquette no Oscar é um pouco diferente. De todos nesta lista, ela parece a mais desconfortável no pódio. Ela está obviamente nervosa, suas mãos estão tremendo e ela está lendo seu discurso em um pedaço de papel. O que lhe falta em equilíbrio, no entanto, ela compensa em preparação. Ela rapidamente agradece a sua equipe e então passa para seu objetivo principal: a diferença salarial entre homens e mulheres. Ela usa sua plataforma para martelar uma mensagem importante para uma sala cheia de executivos de Hollywood e deixou uma impressão duradoura em um mar interminável de discursos. Este também é o discurso com o momento icônico em que Meryl aponta o dedo.


"Boyhood: Da Infância à Juventude" está disponível no Star+.

Publicidade

7. Frances McDormand ("Nomadland") — Melhor Atriz (2021)

Duração do discurso: 31 segundos

Iniciativas que apoiou: O Oscar deveria ter um karaokê

Conclusões gerais: O discurso mais deliciosamente desequilibrado da lista. McDormand é uma pessoa maravilhosamente estranha e optou por fazer o discurso mais curto da lista. Ela diz primeiro que a Academia deveria instalar um bar de karaokê na cerimônia de premiação por causa de todos os cantores presentes. Ela então faz este discurso desconcertante: "Não tenho palavras. Minha voz está na minha espada. Sabemos que a espada é nosso trabalho. E eu amo meu trabalho. Obrigada por saber disso, e obrigada por isso." O que isto significa? Nenhum palpite. Mas é INCRÍVEL.


"Nomadland" não está disponível para Streaming.

6. Meryl Streep ("A Dama de Ferro") — Melhor Atriz (2012)

Duração do discurso: 2 minutos e 27 segundos

Iniciativas que apoiou: Seu maquiadora de mais de 30 anos

Conclusões gerais: Se tem alguém que sabe como fazer um bom discurso no Oscar, esta pessoa é Meryl Streep. Afinal, ela foi indicada 21 vezes, o que significa que ela se sentou na platéia e viu mais de 500 discursos (e muitas vezes comparece à cerimônia mesmo quando não foi indicada). Ela começa com uma piada auto-depreciativa sobre como os EUA estão cansados de ela ser indicada. Ela então presta uma homenagem tocante ao seu maquiador de longa data que ganhou um Oscar naquela mesma noite depois de mais de 30 anos de trabalho. Ela se emociona. Ela fala sobre amor e amizade e a alegria de fazer filmes juntos.


"A Dama de Ferro"não está disponível para Streaming.

Publicidade

5. Brad Pitt ("Era uma Vez em... Hollywood") — Melhor Ator Coadjuvante (2020)

Duração do discurso: 1 minuto e 53 segundos

Iniciativas que apoiou: Impeachment de Trump e mais apreço por dublês

Conclusões gerais: Brad Pitt passou toda a temporada de premiações com charme e sendo o homem mais adorável do mundo. Teve o discurso no Globo de Ouro, onde ele disse que abriria espaço para Leo na porta do Titanic. Teve o discurso no SAG, onde ele zoou do fetiche por pés de Quentin Tarantino. E, claro, a infame reunião nos bastidores do SAGs com Jennifer Aniston após sua vitória. Sua vitória no Oscar também foi incrível. Ele abraça Leo, corre devagar até Regina King, que lhe entrega o prêmio. Ele faz referência ao impeachment de Trump e diz que deveria haver um Oscar para coordenadores de dublês. Ele termina com uma história emocionante sobre quando assistia filmes em um drive-in, após se mudar para Hollywood com um sonho. Foi um discurso encantador e na medida certa.


"Era uma Vez em... Hollywood" está disponível no PrimeVideo.


4. Joaquin Phoenix ("Coringa") — Melhor Ator (2020)

Duração do discurso: 3 minutos e 38 segundos

Iniciativas que apoiou: Luta contra a injustiça, veganismo, segundas chances

Conclusões gerais: É interessante que Brad Pitt e Joaquin Phoenix ganharam Oscars no mesmo ano, porque seus objetivos de discurso não poderiam ser mais diferentes. Enquanto Pitt trouxe um charme fácil, Phoenix optou por um apelo sério (embora sincero) aos espectadores para tornar o mundo um lugar melhor. Ele veio com uma missão e começou a cumpri-la imediatamente. Mal agradecendo, ele passa seu discurso incrivelmente longo (mais curto apenas que Zellweger e Kaluuya) focado em questões com as quais se preocupa. Ele pinta um quadro vívido dos horrores do consumo de carne e laticínios. Ele pede que todos lutem pelo meio ambiente. E então ele pede aos espectadores que dêem uma segunda chance uns aos outros e se permitam ser as melhores versões de si próprios que puderem. Ele termina chorando com uma menção de seu irmão River, que faleceu. Phoenix pode não ser o melhor companheiro para uma breja, mas ele usou a plataforma muito bem para transmitir sua mensagem.


"Coringa" está disponível na GloboPlay.


Publicidade

3. Olivia Colman ("A Favorita") — Melhor Atriz (2019)

Duração do discurso: 2 minutos e 32 segundos

Iniciativas que apoiou: Trabalhar como faxineira

Conclusões gerais: A competição para Melhor Atriz de 2018 foi uma loucura. No início parecia que Lady Gaga tinha a vitória garantida, mas então Glenn Close ganhou o Globo de Ouro por "A Esposa". Parecia inevitável então que Close (em sua sétima indicação ao Oscar) vencesse. Ela ganhou o prêmio SAG e empatou com Gaga no Critics Choice Awards. Colman ganhou o BAFTA e o segmento de comédia do Globo de Ouro, mas ninguém parecia considerá-la uma candidata séria, especialmente após a discussão se ela deveria ser protagonista ou coadjuvante, e o fato de ela ser relativamente desconhecida nos EUA e trabalhar predominantemente no Reino Unido. Quando ela é anunciada como a vencedora, ganhando de Gaga e Close, ela começa a fazer um dos discursos mais pasmos e delirantes da história do Oscar. Ela diz: "Isso é genuinamente muito estressante." Ela ri. Ela diz: "Isso é hilário". Ela pede desculpa a Glenn Close. E ela termina gritando "LADY GAGA!" Não tem como não sorrir.


"A Favorita" está disponível no Star+.

2. Viola Davis ("Um Limite Entre Nós") — Melhor Atriz Coadjuvante (2017)

Duração do discurso: 3 minutos e 6 segundos

Iniciativas que apoiou: Artistas que contam histórias reais das pessoas

Conclusões gerais: Embora eu tenha certeza de que a maioria das pessoas nesta lista preparou seus discursos em algum grau ou outro, Viola transformou seu discurso em uma verdadeira obra literária. Genial. Davis, chorando, chega ao pódio e dá uma aula de oratória. Suas frases são poéticas. Sua entrega é digna de Abraham Lincoln. "Esta é para August Wilson que exaltou as pessoas comuns". O discurso dela é mais padrão do Oscar do que o de Colman ou Phoenix, mas a linguagem é elevada e os temas também. Você pode imprimir o discurso e vendê-lo em livrarias, e eu já consigo ouvi-la dizendo "nós somos a única profissão que celebra o que significa viver uma vida" ao assinar os livros. Ela tem que ganhar um segundo Oscar porque queremos mais um discurso.


"Um Limite Entre Nós" está disponível na GloboPlay.

Publicidade

1. Frances McDormand ("Três Anúncios Para Um Crime") — Melhor Atriz (2018)

Duração do discurso: 2 minutos e 16 segundos

Iniciativas que apoiou: Mulheres!

Conclusões gerais: Frances McDormand pode ser estranha, mas ela sabe como criar um MOMENTO. Todos os outros tem um discurso, mas ela cria uma experiência. Ela começa com "Eu tenho algumas coisas a dizer", e depois de uma referência à atleta olímpica Chloe Kim e ao se referir à sua equipe como "um bando de hooligans e anarquistas", ela começa a falar. Ela pede a todas as candidatas que se levantem, pedindo que Meryl Streep lidere. Você pode sentir a eletricidade na sala enquanto McDormand pede que o clube masculino de Hollywood reconheça o talento delas e dê mais oportunidades de trabalho com salários justos. Há muito PODER por trás de suas palavras e de sua entrega. E então, como se isso não bastasse, ela termina com "duas palavras: inclusion rider", o que levou os espectadores a pesquisar freneticamente no Google para descobrir que grandes estrelas e diretores podem criar mais diversidade no set colocando uma cláusula em seu contrato dizendo que só vão se apresentar se uma certa porcentagem do elenco e da equipe forem mulheres/queer/etc. Se você quer trazer mudanças com seus dois minutos de tempo no ar, Fran é o melhor exemplo a seguir. Minha anarquista hooligan favorita.


"Três Anúncios Para Um Crime" está disponível na Star+.

Veja também