Estes foram os 10 gêneros de podcasts mais ouvidos no Spotify Brasil em 2021

Você contribuiu pra algum entrar no ranking?

11.

Tão tradicionais quanto usar branco no réveillon, final de ano é sinônimo de retrospectiva. E o Spotify tem embarcado nessa. A marca de streaming auditivo vem, desde 2015, publicando o seu resumão do ano. Chamada de "Wraped" (algo como "Embrulhado", em português), a retrospectiva traz dados sobre o uso do da plataforma no ano que está passando.

E, em 2021, tivemos alguns dados curiosos sobre podcasts. Estes foram os temas mais escutados do ano aqui no Brasil. Você consegue adivinhar o primeiro?

10. Esportes & Lazer.

Reprodução

Em ano de Olimpíada, claro que a categoria emplacou no top 10. Entre uma das produções mais legais do ano está o "UOL Esporte Histórias", que traz um detalhado jornalismo investigativo para o mundo dos apitos. Vale dar uma conferida.

Publicidade

9. Arte & Entretenimento.

A categoria também entrou nas mais ouvidas. Entre seus podcasts, um dos mais curiosos é o "Pesquisa em Artes", feito pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. A produção coloca artistas e pesquisadores pra falar, deixando a gente entender um pouco mais como funciona o mundo dos bastidores da arte. Bem legal.

8. Notícias.

Reprodução

O noticiário também cravou sua colocação. O próprio Spotify brasileiro, aliás, investiu nesse tipo de conteúdo. O "Quem Lê Tanta Notícia" é uma produção deles, focada em resumir e contextualizar as principais novidades da semana.

Publicidade

7. Negócios.

Money, money, money, money... 2021 atropelou geral com o dólar nas alturas, crise e dívidas. Muita gente, então, resolveu ouvir sobre negócios. Um dos podcasts mais legais sobre o tema é o "Do Zero ao Topo", que mostra empresários famosos falando seus primeiros dias de negócio. Pra inspirar!

6. Música.

Escutar sobre música pode ser tão incrível quanto ouvir sobre uma canção em si. O podcast "Tenho Mais Discos Que Amigos" é uma prova disso. Derivado de um site com o mesmo nome, a produção reúne uma galera que entende demais sobre música para resumir a semana, fazer entrevistas e analizar os últimos lançamentos. É o puro creme da cultura musical. Vale demais.

Publicidade

5. Comédia.

No top five dos temas, temos a arte de fazer rir. O "Lady Night" é um ótimo exemplo de que, quando é boa, uma produção pode funcionar em mais de um meio. Toda a graça do programa de TV aqui é adaptada pro podcast e funciona bem demais!

4. Religião & Espiritualidade.

É bem compreensível o motivo de, nos últimos anos, as pessoas estarem ouvido mais sobre religiões e crenças. O "Despertar Zen" traz Monja Coen falando sobre budismo. Ela tem uma didática e uma retórica como poucas pessoas no país, e o podcast é gostoso mesmo pra quem não segue a religião!

Publicidade

3. Estilo de Vida & Saúde.

Aprender e escutar sobre o jeitin dos outros de levar a vida também é uma tendência. O "Siriricas Co" é um bom exemplo de podcast nessa linha. Nele, nove mulheres negras discutem e conversam sobre a vida. Bom demais.

2. Educação.

Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz, pelo jeito, também envolve escutar bastante. Os podcasts de educação foram o segundo tipo de produção mais ouvida no país em 2021. Um exemplão é o autoexplicativo "Aprenda Inglês com música". Got it?

Publicidade

1. Sociedade & Cultura.

O campeãosissímo do ano foram os papos sobre sociedade. Em anos de tanta reflexão, dá pra sacar porque a gente quer entender esse mundo em que vivemos. Pouquíssimas produções desde 2020, aliás, conseguem explicar isso tão bem quanto "Mano a Mano", do Mano Brown (produzido pelo próprio Spotify, aliás). Trabalho finíssimo. Quem não escutou tá comendo bola.

Veja também