Este vídeo de um homem-bomba sendo confrontado por suas vítimas está se tornando viral

A campanha foi feita para o Ramadã pela empresa de telecomunicações Zain, do Kuwait.

Uma campanha publicitária que mostra vítimas do terrorismo confrontando um homem-bomba foi vista quase 3 milhões de vezes desde o início do Ramadã. Abaixo, o vídeo completo, legendado em inglês.

O Ramadã é o mês sagrado dos muçulmanos. Ele marca o período durante o qual o Alcorão foi revelado para o profeta Maomé.

O vídeo, um comercial da empresa de telecomunicações Zain, do Kuwait, apresenta uma voz de criança narrando uma cena que mostra um suposto homem-bomba montando um explosivo. "Vou contar tudo para Deus", diz a voz da criança. "Que você encheu os cemitérios com nossas crianças e esvaziou nossas escolas. Que você criou desordem e escureceu nossas ruas."

Ao longo do vídeo, é então transmitida a mensagem de que o islã prega o amor, não atos de terrorismo.

A Zain tem cerca de 45 milhões de clientes de rede móvel espalhados pelo Oriente Médio e Norte da África. É comum que empresas da região lancem campanhas publicitárias durante o Ramadã.

O vídeo foi visto quase 3 milhões de vezes e compartilhado quase 5.000 vezes no Facebook. Muitas pessoas estão comentando sobre a importância de sua mensagem, vistos os recentes ataques terroristas em Manchester (no Reino Unido, durante um show da cantora Ariana Grande) e em Bagdá (Iraque, quando um carro-bomba explodiu em frente a uma sorveteria matando 15 pessoas, entre elas várias crianças).

Publicidade

Zain / Via youtube.com

"Contarei tudo para Deus."

Depois, o terrorista entra em um ônibus cheio de vítimas de atentados.

Zain / Via youtube.com

"Eu sou testemunha de que não existe Deus senão Allah."

Publicidade

Onde é confrontado pelas pessoas, que dizem que suas ações são contrárias aos ensinamentos do islã.

Zain / Via youtube.com

"Você que vem em nome da morte. Ele [Allah] é o criador da vida."

Depois, o astro árabe Hussain Al Jassmi canta: "Adore seu Deus com amor, não com terror", conforme imagens de vítimas reais do terrorismo são mostradas ao fundo.

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Um dos atores do vídeo lembra Omran Daqneesh, o menino sírio de 5 anos que estava entre as vítimas de um ataque aéreo em Aleppo, em agosto do ano passado.

Zain / Via youtube.com

Essa referência sugere que os produtores do vídeo não estão criticando apenas o terrorismo islâmico, mas também a violência nos países envolvidos em guerras.

No entanto, a referência a Omran Daqneesh não foi bem recebida por alguns espectadores, incluindo alguns sírios, que a acharam ofensiva e enganosa.

Publicidade

Publicidade

O BuzzFeed News tentou entrar em contato com a Zain para comentar o assunto, sem sucesso.

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também