Este vídeo da manifestação de terça-feira filmado com uma GoPro é impressionante

Fotógrafa registrou ação violenta da PM com uma câmera fixada a sua cabeça.

O vídeo a seguir foi filmado com uma câmera GoPro na manifestação da terça-feira (12) e é de tirar o fôlego. As imagens foram feitas pela fotógrafa Narumi Tsuruta, que estava trabalhando na cobertura da manifestação.

O protesto contra o aumento da tarifa do transporte público de São Paulo fez com que a região próxima da Avenida Paulista com a Rua da Consolação ficasse interditada e cerca de 20 pessoas foram feridas.

As imagens feitas por Narumi mostram o desespero durante a fuga das bombas disparadas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Publicidade

Em alguns momentos, o cenário parece de videogame.

Em entrevista ao BuzzFeed Brasil, Narumi disse que se machucou bastante no protesto. "Levei bala de borracha, escudada, apanhei de cacetete".

Ela usou a GoPro para fazer um registro de como é trabalhar em uma manifestação assim. "Depois, coloquei as imagens no meu perfil só para ser algo como 'olha meu brinquedo novo, as imagens ficaram legais, né?' e não imaginava que iria chamar tanta atenção assim", diz Narumi. Até a publicação deste post, o vídeo tinha mais de 14 mil visualizações.

Publicidade

Narumi contou que registra os protestos em São Paulo desde 2013 e que sempre tem medo de se machucar, mas neste ficou com mais receio ainda por causa da ação da polícia.

"Eu sempre tenho medo, de TODOS os conflitos que eu passei. Não tenho medo dos ativistas e nem de PM, mas ao mesmo tempo tenho medo dos dois", diz a fotógrafa, completando que é o sentimento é difícil de explicar. "A energia que tem no momento do conflito é muito forte, e eu fico com medo".

Narumi publicou o resultado do seu trabalho na manifestação de terça-feira na sua página do Facebook. Há diversos registros dos momentos tensos do protesto.

Narumi Tsuruta/ Facebook: narumitphoto

Publicidade

Há ainda momentos como este, em que ela e diversos outros jornalistas foram abordados pela PM para averiguação. Esta abordagem também está registrada em seu vídeo.

Narumi Tsuruta/ Facebook: narumitphoto

Veja também:

Os vídeos que mostram a violência da PM na manifestação desta terça-feira

O que você pode fazer para se manter seguro próximo a uma manifestação

Veja também