Este jovem alertou sobre o perigo de expressões como "vira homem!"

O estudante Liam Casey, 20, tentou se matar após ouvir de um conhecido para "virar homem" quando relatou seus problemas.

Liam Casey é um estudante de 20 anos de Manchester, na Inglaterra. Ele disse ao BuzzFeed News que costuma usar sua conta no Twitter para reflexões aleatórias. Um de seus tuítes, no entanto, teve uma poderosa repercussão na internet.

Liam Casey

Publicidade

Casey compartilhou a história de seus últimos meses com o BuzzFeed News. Nas palavras dele:

Há alguns meses, comecei a me sentir realmente para baixo. Eu achei que fosse apenas mau humor. No entanto, se tornou um mau humor constante e eu meio que comecei a piorar cada vez mais. Eu entrei em decadência... uma decadência constante. Infelizmente, minha ex-namorada terminou comigo nessa época e aí eu simplesmente fiquei despedaçado. Mas ainda não conseguia entender o que havia de errado comigo.

Alguns dias após o término, eu estava em uma festa e estava descrevendo essas coisas para alguém bem próximo de mim, e ele disse — da maneira mais gentil possível — "Vira homem. Você tem que superar isso."

Isso realmente me deixou mal porque eu estava tentando conversar com alguém e o conselho que eu recebi foi "vira homem". Não ajudou em nada.

Algumas semanas depois, Casey disse que ficou "preso dentro de sua própria cabeça" e tentou se suicidar duas vezes.

Quando ele sobreviveu à sua primeira tentativa, correu para casa para tentar novamente se matar. Felizmente, seu irmão gêmeo estava ali e logo sua mãe percebeu a gravidade da situação.

Publicidade

Eu estava preso dentro da minha própria cabeça. Não conseguia escapar e não conseguia ver isso melhorar.

Eu estava decidido [a me suicidar]. De manhã, minha mãe me levou ao meu GP [abreviatura britânica para "clínico geral" ou médico] que me enviou para uma enfermaria psiquiátrica. Foi lá que me deram conselhos e depois me receitaram antidepressivos.

Minha família... eles não faziam ideia. Sempre fui uma pessoa muito feliz. Sempre fui alegre, de certa forma. Ninguém nunca me viu sem um sorriso no rosto. Se você está deprimido, um sorriso é uma espécie de escudo para o mundo.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Casey disse que recebeu inúmeras mensagens de homens que se identificaram com ele e compartilharam suas próprias lutas.

Liam Casey

"Amém, irmão. Também passei por isso. Espero que esteja tudo bem com você, cara."

"Não deveríamos sentir vergonha de falar sobre isso ou de enviar mensagens de texto sobre isso. Ficamos muito mais fortes quando nos abrimos", disse Casey.

Liam Casey

"Muito obrigado por falar sobre questões de saúde mental, é tão importante falarmos sobre nossas lutas."

Publicidade

Casey disse que está passando por uma "lenta recuperação", mas que buscar ajuda profissional levou a uma mudança dramática em sua vida.

"Estou no ponto agora em que estou começando a amar a vida", disse ao BuzzFeed News.

Se você sente que precisa conversar com alguém, ligue para o CVV (Centro de Valorização da Vida) no número 141 ou entre no site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail. Se estiver no Rio Grande do Sul, ligue 188.

Publicidade

Leia também:

O que ninguém te conta sobre ter depressão e ansiedade ao mesmo tempo

Publicidade

12 coisas sobre a depressão que eu queria ter ouvido antes de ir para a faculdade

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também