Este Instagram é a melhor inspiração para looks fresquinhos plus size

Criado por duas amigas, a missão do perfil @gordaefresca é incentivar mulheres a vestirem o que bem entenderem.

As amigas Gabriela Bianco e Luciana Moraes, de São Paulo, comentavam no Twitter há pouco mais de um mês sobre como é duro se vestir no calor.

Reprodução / Via Twitter: @fagnermorais

"Nunca sei o que vestir, acho que tudo vai incomodar e nada vai ficar bom. Mas um dia eu decidi que iria trabalhar de short, e a Gabi também estava comemorando o vestidinho dela", conta Luciana.

E foi assim que surgiu a ideia do perfil de Instagram Gorda e fresca.

"A conversa mostrou que muitas meninas tinham vergonha de usar roupa X ou Y por causa do corpo delas", conta Gabriela. "E a gente nunca quis dizer para as meninas 'vistam isso ou aquilo', é muito mais criar referência", diz Luciana.

Publicidade

O nome veio com uma série de reflexões: “Tem uma questão da gente se apropriar do GORDA. Por que gorda tem que ser xingamento? Por que magra é elogio?”.

"São palavras que descrevem um tipo de corpo, porque uma é ruim e a outra é boa?", reflete Gabriela.

“Eu confesso que tive medo de ser xingada, ridicularizada. Mas foi tão bacana", diz Gabriela.

"Recebemos um monte de depoimentos e fotos bacanas, comentários elogiando, falando que fizemos bem pra elas, sabe? Ao ver as meninas dizendo 'nunca usei vestido e coloquei um hoje por causa de vocês' eu quase choro", conta.

Publicidade

Mas também apareceram comentários por Gabi não ser gorda. "Eu sou a mulher brasileira que usa tamanho 38/40/42, assim como milhões de outras", conta Gabriela.

Ela passou a usar também a hashtag #nemgordanemmagra. "Ela não é gorda mesmo. Mas ela está fora do padrão, que é super excludente", explica Luciana. "Eu falo muito sobre gordofobia, é a minha militância, e querendo ou não, o 'corpo de verão' é um corpo magro, BEM magro, e todas as dicas vão ser pra esse corpo, e todos os outros tipos de corpos ficam fora", diz.

As meninas querem incentivar que mais mulheres participem, é só usar a hashtag #gordaefresca.

“Recebemos fotos de meninas com diversos tipos de corpo e postamos TODAS sem censurar. Não tem curadoria”, diz Gabriela.

Publicidade

Veja também:

Usei blusas cropped sendo plus size por uma semana e isso foi o que aconteceu

10 lojas virtuais plus size que realmente valem a pena

24 coisas que só quem não é magra nem gorda sabe

Veja também