Este Instagram ajuda novas mães a celebrar seus incríveis corpos pós-parto

"Por que você deveria se sentir envergonhada? Um ser vivo cresceu dentro de você."

Hoje em dia, é impossível abrir o Instagram e não ver bebês. Mas entre todas essas lindíssimas fotos de anúncio de gravidez e retratos bem iluminados de recém-nascidos, acabamos não vendo muito de como realmente é ser uma nova mãe. E é aí que entra @takebackpostpartum, uma conta do Instagram que coleta fotos e histórias de novas mães de verdade — e ajuda-as a celebrar as maneiras incríveis como seus corpos mudaram após o parto.

Veja 14 dos registros mais impactantes:

Publicidade

"Já faz um tempo que queria compartilhar isso. Recebo quase diariamente mensagens de outras mães perguntando como consigo ter a aparência que tenho. Como consegui ter meu 'corpo pré bebê' de volta. A verdade é a seguinte, meninas: EU NÃO CONSEGUI. Tenho o excesso de pele. Não tenho a definição do abdômen como costumava ter. Meus quadris estão um pouco mais largos. Não quero que haja nenhum equívoco. Meu corpo não simplesmente se 'recuperou'. Dito isso, eu dou duro para manter um estilo de vida saudável e me sentir BEM na minha pele. Talvez eu nunca mais tenha a aparência que tinha antes de ter os gêmeos. E sabe de uma coisa? Por mim, tudo bem.

Tenho braços. Tenho pernas. Posso ver, ouvir e experimentar a vida. Meu corpo fez coisas incríveis, por que raios iria puni-lo?

Aprenda a apreciar o que você tem. Isso não significa que você precisa parar de trabalhar para ter o que quer, mas tenha um pouco de amor próprio durante o percurso." 💕

"Circunstância atual: presa debaixo de um bebê adormecido."

Publicidade

"Ainda não acho que cheguei a um acordo com meu novo corpo. Embora seja fácil adotar a atitude 'longe da vista, longe do coração' – ele definitivamente não está longe da mente.

É egoísta, eu sei, outras estão tendo problemas para engravidar e eu estou reclamando das minhas estrias, estrias estas que, sem, eu não teria meus filhos. Eu sou muito grata por meus filhos.

Minhas estrias são ruins. Elas dão a impressão que fui atacada por um animal selvagem (talvez essa seja uma história melhor para contar). Elas são profundas e quase parecem com queimaduras. Sei que elas ficarão menos intensas com o passar do tempo, mas por conta da extensão, é possível que sejam sempre bastante salientes. A tatuagem está arruinada, mas não estou incomodada, pois já a odiava de qualquer maneira.

Outro dia ouvi uma citação: "Para cada mulher que odeia suas estrias, há uma mulher que gostaria de tê-las". Isso realmente me fez pensar. Pensar sobre o novo corpo que tenho. Não entenda errado, sou grata todos os dias. As estrias são parte de mim agora, uma parte que ainda tenho que aceitar por completo..."

"Será que meu umbigo sempre parecerá com o orifício traseiro de um gato? 😆 Tem sido muito mais fácil em termos de emoção, mas ainda choro ao menos uma vez por dia por conta de absolutamente nada, e cara, os pobres dos meus peitos estão vazando como torneiras, tudo está encharcado de leite materno... Como raios as mamães com mais de dois bebês conseguem lidar com isso? Não que eu quisesse que fosse diferente, ainda estou totalmente feliz e no paraíso dos bebês. Realmente não há nada que eu preferiria estar fazendo do que ser mãe das minhas duas meninas."

Publicidade

"Iluminação ruim. Umbigo disforme. Pneuzinhos. Pancinha com pochete enrugada. Cicatriz da cesárea deformada. Coxas destruídas. Tudo valeu a pena para gerar e dar à luz ao meu menininho. Me recuso a ter vergonha. É tão fácil escolher a foto com a melhor iluminação, mas isso não é vida real. Não se sinta desanimada se seu corpo pós-parto não for parecido com os das mães que você vê no Instagram. Boa iluminação e filtros escondem MUITO. Sou muito ativa e me alimento muito bem, mas algumas dessas marcas ficarão comigo para sempre, não importa o que eu faça. E está tudo bem."

"16 meses pós-parto, após a gravidez dos meus gêmeos. 30 quilos que ganhei e perdi no menor tempo possível. O corpo da minha mãe gerou três crianças e dois partos. Uma cesárea, excesso de pele, estrias de gravidez e músculos que se separaram. Essa sou eu. O milagre da vida."

Publicidade

"Valorize-se pelo que a mídia não valoriza — sua inteligência, sua malandragem, sua capacidade de jogar um jogo de bilhar arrasador, seja o que for. Contanto que não seja valorizar-se apenas pela sua capacidade de ficar gostosa em um biquíni." - @jessicavalenti

Eu não consigo de jeito nenhum jogar um jogo de bilhar arrasador. Mas tive três bebês e acho que isso é o máximo do arraso.👊🏼✨"

"Por que você deveria se sentir envergonhada? Um ser vivo cresceu dentro de você."

Publicidade

"Então, este é meu corpo 10 meses após o parto. Não ligo se você acha que sou magrela ou gorda, muito molenga ou muito enrugada. E não ligo para a aparência do seu corpo pós-parto. Não ligo se você tem estrias, se está inchada, gorda, magra, se ainda está lidando com peso extra ou se já se exercitou como louca para ter todos os seus músculos de volta. Me importo que lembremos realmente que é o que está por dentro que conta. Esta tem sido minha jornada e está ficando melhor a cada dia que passa.

Tudo que desejo para qualquer mulher pós-parto é paz, calma e autoaceitação.

"Nunca amei meu corpo mais do que amo agora. Este corpo de mamãe é mais bonito do que eu poderia esperar. Ele esticou, cresceu e deu a este feijãozinho tudo que ela precisava para prosperar por 9 meses, foi levado ao limite para trazê-la ao mundo e agora a alimenta com nutrição perfeita, a conforta com seu cheiro e tem os braços perfeitos para abraçá-la."

Publicidade

"Nove meses de gestação e nove meses após o parto."

"Há dias em que me sinto muito bem comigo mesma, e há dias onde sequer quero olhar no espelho. Mas toda vez que começo a me sentir mal com meu corpo, lembro que acabei de GERAR UM HUMANO dentro de mim.

Por quase 10 meses, meu corpo mudou e cresceu um pouco mais todos os dias, com um bebê crescendo dentro dele. E esse sentimento supera qualquer sentimento ruim que tenho sobre mim. Me faz abraçá-la um pouco mais forte e observá-la por um pouco mais de tempo. Porque para mim, a maternidade não se trata de recuperar meu corpo ou conseguir vestir minhas roupas pré-gravidez. Trata-se de passar todos os momentos possíveis amando minha bebê preciosa e construindo esse elo especial com ela.

Publicidade

"Cara internet,

Esta é a aparência de um corpo 9 dias após o parto. E não, eu não tenho nenhum interesse em tentar "perder 10 quilos", me recuperar ou ter meu corpo de volta. Não venda wraps, chás emagrecedores ou kits de controle de perda de peso para mim.

Eu amo esse meu corpo. Ele nutriu, pariu e continua a alimentar minha bebê preciosa. Eu aprecio tudo que ele me deu e honro suas curvas macias, molengas e que dão vida.

Então, obrigada por sua preocupação, mas estamos todas muito bem aqui."

"A beleza disso é que estou com meus belos filhos e não preciso me vestir bem ou me arrumar para ser amada por eles. Não preciso ter o corpo perfeito. Sou quem sou, com estrias e tudo, com um pouco de gordurinha e áreas macias... e eles me amam mesmo assim. A beleza é essa, finalmente estou em uma fase onde não sinto que preciso ser perfeita para agradar ninguém. Que posso desfrutar e amar a pele em que habito.

E embora eu me exercite bastante e tente cuidar do meu corpo, isso não muda o fato que ainda estou confortável em minha própria pele em qualquer estágio. Este corpo fez coisas milagrosas e ainda está fazendo: gerando, parindo e nutrindo meus filhos. Cara, eu amo ser uma esposa e uma mãe... e ser uma MULHER."

Publicidade

Este artigo foi traduzido do espanhol.

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também