São Paulo vai ganhar 5 estátuas de personalidades negras

Parece que o fogo no Borba Gato surtiu efeito...

A pressão popular e o debate sobre monumentos que homenageiam racistas surtiu efeito: em breve, a cidade de São Paulo vai ganhar cinco novas estátuas de personalidades negras.

São elas a escritora Carolina de Jesus, o músico Itamar Assumpção (foto), o atleta Adhemar Ferreira da Silva e os sambistas Geraldo Filme e Madrinha Eunice.

Publicidade

A construção das obras será iniciada em setembro e deve durar seis meses, segundo reportagem publicada na Folha.

Foto de Madrinha Eunice registrada em 1981. Crédito: Paulo Pereira Barbosa/Acervo MIS

Nos últimos tempos, uma onda de protestos aconteceu em diversas partes dos Estados Unidos, com manifestantes derrubando estátuas racistas.

Reprodução

Na cidade de Baltimore, o monumento de Cristovão Colombo, cuja imagem é relacionada ao racismo e ao início do genocídio do povo nativo americano, beijou o chão. E essa onda de protestos também chegou ao Brasil.

Publicidade

No dia 24 de julho, manifestantes incendiaram uma enorme estátua do bandeirante Borba Gato, em São Paulo. Três pessoas chegaram a ser presas – entre elas, Paulo Galo, entregador e líder do movimento Entregadores Antifascistas –, e soltas posteriormente.

Reprodução

E, ainda que o ato tenha dividido opiniões, certamente serviu para acender o debate na capital paulista, além de impulsionar ações como essa da Secretaria da Cultura.

Publicidade

Veja também