Estas são todas as referências que descobrimos em “Stranger Things 2”

São MUITAS!

1. Eleven se vestindo e se "escondendo" como um fantasma no Dia das Bruxas é uma referência direta ao "E.T." de Steven Spielberg.

Netflix / Universal

Spielberg, é claro, é uma grande influência para o trabalho dos irmãos Duffer. Inclusive, em um de seus documentos de referência para "Stranger Things" (que originalmente tinha o nome Montauk), eles chegaram a escrever: "Se Mike é o Elliot da nossa série, Eleven é o nosso E.T.".

2. A filmadora JVC de Bob é exatamente a mesma que Marty McFly usa para documentar o experimento da máquina do tempo de Doc em "De Volta Para o Futuro".

Netflix / Universal

Só para esclarecer, é o modelo JVC GR-C1, que foi lançado em março de 1984.

Publicidade

3. E por falar em "De Volta para o Futuro", o skate de Max é feito pelo mesmo fabricante que o de Marty McFly.

Netflix / Universal

Ele tem um design diferente, mas é a mesma marca, Madrid.

4. Durante a briga entre Eleven e Hopper, segundo El, se passaram 326 dias desde a última vez que ela viu Mike. E adivinhe? 3+2+6 = 11. HA!

Netflix

Publicidade

5. A ~competição~ entre os produtores de abóboras na verdade é mencionada na primeira página do jornal de Hawkins em "Capítulo um: MADMAX".

BuzzFeed / Netflix

O jornal "The Hawkins Post" diz: "Na biblioteca, prepare-se para a briga de Merrill Wright e Eugene McCorkle em nossa competição anual de maior abóbora".

6. Paul Reiser (Dr. Sam Owens) interpretou o vilão Carter J. Burke no filme "Aliens, O Resgate", de 1986. A obra foi uma grande influência temática nesta temporada.

Netflix / 20th Century Fox

Os irmãos Duffer queriam Reiser para o papel porque sentiam que ele poderia ser "amigável, encantador (e também) sinistro".

Publicidade

7. Aliás, há muitas outras referências visuais a "Aliens, O Resgate", como as luzinhas de Demodog no mapa do radar no "Capítulo seis: O espião"...

BuzzFeed / Netflix / 20th Century Fox

Eles colocaram até mesmo barulhos de "sinais" parecidos! Você pode ouvir o de "Aliens, O Resgate" aqui.

8. ... e o uso de lança-chamas para impedir o crescimento da prole de Demogorgon.

Netflix / 20th Century Fox

E, sabe, os ovos, as vinhas e a nojeira em geral.

Publicidade

9. Esta cena de Will em "Capítulo um: MADMAX" é uma referência a outro clássico de Spielberg, "Contatos Imediatos de Terceiro Grau".

Netflix / Columbia Pictures

10. E a fantasia de "Caça-Fantasmas" de Will é um pouco menos "precisa" do que a dos outros meninos.

Netflix

A figurinista Kim Wilcox explicou para o portal "Fashionista": "Pensamos sobre quem teria a fantasia mais 'completa' e quem teria a menos; a mãe que faria uma fantasia do zero e a mãe que compraria". (Note a cena de Joyce finalizando a fantasia de Will no trabalho, no "Capítulo um: MADMAX".)

Publicidade

11. Por falar em "Caça-Fantasmas", Dustin tem um "certificado de proficiência antiparanormal" na parede de seu quarto que foi dado aos membros do fã-clube oficial de "Caça-Fantasmas" em 1984.

Netflix

Além disso, olha só o boneco de "E.T.", logo abaixo do certificado.

E é assim que ele é de perto, caso você esteja se perguntando.

Columbia Pictures / Via theraffon.net

Os membros do fã-clube também recebiam uma carteirinha de membro personalizada, um distintivo de metal de "Caça-Fantasmas", adesivos, um bordado com o logo e uma assinatura de uma revista trimestral.

Publicidade

12. As fantasias de Dia das Bruxas que Steve e Nancy usam (que são uma referência ao filme "Negócio Arriscado") são uma lembrança da temporada 1, quando Steve diz que Tom Cruise era o "crush da Nancy em 'Negócio Arriscado'".

Netflix / Warner Bros.

Contudo, na verdade Steve estava perguntando se Nancy queria assistir ao próximo filme de Cruise, "A Chance".

13. Hopper volta para pegar seu chapéu (que é bem parecido com o de Indiana Jones) exatamente como, bem, Indiana Jones sempre faz.

Netflix / Paramount Pictures

Porém, sem um alçapão gigante de pedra estar fechando em cima do braço, como em "Templo da Perdição".

Publicidade

14. A música que toca quando Dart escapa dos meninos no "Capítulo três: O girino" é BEM similar à música tema de "Gremlins".

Netflix

O que faz total sentido, é claro, porque Dart, como os Gremlins, tem más intenções.

E aqui está o tema de "Gremlins", caso você precise relembrar:

Publicidade

15. Kali (vulgo Oito) também é o nome da deusa hindu da morte.

Netflix / Via britannica.com

Que em tradução livre significa "Ela que é a morte". Isso parece estar a direcionando como uma vilã da próxima temporada, mas vamos TORCER que sua personagem, em vez disso, se torne apenas uma amiga e aliada de Hawkins.

16. Kali treinando Eleven para usar seu poder é uma homenagem completa a Yoda treinando Luke Skywalker para usar a Força em "O Império Contra-Ataca".

Netflix / 20th Century Fox

Literalmente, ambos movendo objetos gigantes (um vagão de trem e uma X-Wing, respectivamente).

Publicidade

17. O artigo sobre a aposentadoria de Ray Carroll (o enfermeiro do Hawkins Lab dos flashbacks de El), na lista negra na parede de Kali, se repete várias vezes.

Netflix

O texto repetido diz: "O funcionário de longa data Ray Carroll passou suas últimas horas no Hawkins National Labs passeando pelos corredores e dizendo adeus. Ray começou como um enfermeiro na ala hospitalar de Hawkins em 1969. Ele foi dispensado com honra do Corpo Médico do Exército após três anos no Vietnã, trabalhando nas unidades MASH. Ray fez os cursos noturnos de licenciatura oferecidos pelo DOE para que pudesse avançar pelo sistema Hawkins. Ele terminou como um terapeuta de ECT totalmente qualificado, trabalhando na Unidade Pediátrica do Hawkins Research Hospital. Ray trabalhou em estreita colaboração com diversos médicos pesquisadores no Departamento de Parapsicologia".

(Repetir o texto em recortes de jornais na verdade é uma prática bastante comum em adereços para filmes e séries, mas ainda é divertido de notar!)

18. A máscara de "múmia" de Ben Cooper, que um dos membros da gangue de Kali usa, também pode ser vista pendurada no armazém Melvald (onde Joyce trabalha).

Netflix

Axel a usa tanto no "Capítulo um: MADMAX" quanto no "Capítulo sete: A irmã perdida".

Publicidade

19. Max usando uma caixa de madeira para alcançar o pedal do carro é outra referência! Agora ao filme de Spielberg, "Indiana Jones e o Templo da Perdição".

Netflix / Paramount Pictures

Em "Templo da Perdição", Short Round fez o mesmo truque. Além disso, ele foi interpretado pelo talentoso ator mirim Jonathan Ke Quan, que estrelou em qual OUTRO filme? "OS GOONIES", é claro! Ah, as referências de crossover não acabam nunca em "Stranger Things".

20. Por falar em "Os Goonies", talvez você tenha notado Bob brincando sobre buscar tesouros de piratas no "Capítulo cinco: Dig Dug".

Netflix / Warner Bros.

Porque, sabe, é exatamente isso o que Sean Astin (Bob) e seus companheiros fizeram em "Os Goonies".

Publicidade

21. O penteado de Dustin para o baile de inverno é uma homenagem ao visual do baile de formatura de Duckie no filme "A Garota de Rosa Shocking".

Netflix / Paramount Pictures

"A Garota de Rosa Shocking" só foi lançado em 1986, mas, mesmo assim, amei a comparação.

22. Eleven usa o elástico de cabelo que Hopper costumava usar em seu punho (e que pertencia a sua filha, Sara, que morreu) no baile de inverno.

BuzzFeed / Netflix

É possível ver Hop usando o elástico de cabelo de Sara durante a temporada 1, mas não sabíamos de fato o que era aquilo até o episódio final da temporada. *Chora para sempre*

Publicidade

23. E para finalizar, mesmo que ~soe~ romântico, "Every Breath You Take", do Police (a música que toca no final da temporada 2), na verdade é sobre perseguir alguém.

Netflix

Então, embora pareça "fofo" as crianças no baile de inverno dançarem esta música, na verdade ela está fazendo uma alusão ao Devorador de Mentes "observando-os" (ou talvez observando apenas Will).

Leia também:

Publicidade

Você deve ficar com o Steve ou o Jonathan de "Stranger Things"?

É por isto que agora todos nós amamos o Steve de "Stranger Things"

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também