Estas ilustrações representam a sensação da ansiedade para as pessoas

Porque nem todo mundo entende o que realmente acontece.

Pedimos para que as pessoas do Reddit, editores BuzzFeed e amigos compartilhassem anonimamente o que eles sentem quando a ansiedade aparece e como isso poderia ser representado em imagens.

1. "Para mim, a ansiedade é como correr usando sapatos de concreto".

Jenny Chang / BuzzFeed

Publicidade

2. "Parece tentar manter a calma em um mar de mãos lutando por sua atenção."

Jenny Chang / BuzzFeed

3. “Minha ansiedade é como um vizinho chato que bate à minha porta todas as manhãs querendo entrar. Posso me esconder dela por algum tempo, até que ela coloca seu pé na porta e me faz perder o foco. Eu não me sinto eu mesma quando estou perto dela."

Jenny Chang / BuzzFeed

"Às vezes eu percebo que estou na presença dela (ansiedade) e me sinto totalmente debilitada. Mas ultimamente (mais frequentemente), quando ela bate, eu digo a ela que ela não serve para nada na minha vida e peço que saia da minha casa".

Publicidade

4. “Para mim, parece que eu estou sentado em um quarto escuro e frio e eu posso ver uma fresta de luz por baixo da porta, mas eu não posso alcançá-la. Eu também posso ouvir todos lá fora se divertindo e rindo, mas eu estou preso neste quarto sem saída."

Jenny Chang / BuzzFeed

5. "Parece que estou caindo por entre anéis de fogo sem fim."

Jenny Chang / BuzzFeed

Publicidade

6. "Imagine que você está em um quarto escuro cheio de um ar pesado, e você sente como se estivesse prestes a ser atacado, e esse momento dura mais do que deveria".

Jenny Chang / BuzzFeed

"Você pode sentir o seu coração acelerado, e sua mente pensando em coisas aleatórias, e você está tentando recuperar o fôlego."

7. "Eu sinto como se a eletricidade estivesse correndo pelo meu corpo, quase como pequenos arrepios de energia."

Jenny Chang / BuzzFeed

Publicidade

8. "Imagine-se vendo um homem em uma cadeira de rodas. Disseram a ele que, embora ele não possa andar agora, há uma terapia que lhe permitirá construir a força necessária para voltar a andar."

Jenny Chang / BuzzFeed

"Alguém lhe dá um horário e um endereço em um pedaço de papel. Ao chegar, ele descobre que ele precisa ir para a sala de nº 212. Ele precisa subir as escadas e virar à esquerda. Não há elevador. Sua mão tremula, ele chega devagar, esperando para segurar na mão de alguém, ou de alguém dar-lhe a atenção. Um homem se compadece, e se vira para o homem na cadeira de rodas dizendo "Posso ajudá-lo?".

Com lágrimas enchendo seus olhos, o homem empurra para fora um 'sim'. Ele diz: "Eu preciso chegar à sala 212 para minha fisioterapia que pode ajudar-me a andar de novo, mas eu simplesmente não consigo chegar lá.' O estranho faz uma pausa por um momento, e ofertas um sorriso simpático. "É claro que eu posso ajudar", ele responde. "Fica lá em cima, à esquerda." E ele vai embora para sempre."

9. "É quase como se houvesse um elefante sentado em seu peito."

Jenny Chang / BuzzFeed

Publicidade

10. "É um sistema de alarme em seu cérebro. Quando algo faz que aciona o alarme, seu corpo responde na mesma hora -- A adrenalina sobe, sua freqüência cardíaca sobe, todo isso junto."

Jenny Chang / BuzzFeed

"Um transtorno de ansiedade generalizada, como eu tenho, é quando o alarme em seu cérebro é muito sensível. Como se você tivesse um alarme de fumaça em sua cozinha que se acende quando você está apenas tentando fazer alguma simples fritura. Coisas pequenas e frustrantes pode ativá-lo... e às vezes ele está ativado o tempo todo."

O BuzzFeed Life entrevistou o doutor Heather Silvestri, que disse: "com o tratamento adequado e aumento da auto-consciência, a maioria das pessoas com transtornos de ansiedade podem levar vidas felizes."

Silvestri acrescenta: "a ansiedade, quando tratada adequadamente, pode aumentar a empatia, criatividade e realização para a vida das pessoas que aceitam, sem julgamento, sua ansiedade como uma parte significativa de quem eles são e como eles se relacionam com o mundo."

Publicidade

Veja também