Estas fotos mostram o que crianças do mundo comem durante uma semana

O projeto "Daily Bread", do fotógrafo Gregg Segal, mostra a dieta de crianças de diferentes partes do mundo.

Um post no Facebook com mais de 40 mil compartilhamentos nos chamou a atenção para o projeto "Daily Bread", que mostra a alimentação de crianças ao redor do mundo.

Reprodução Gregg Segal / Via greggsegal.com

Nesta imagem chocante de Henrico, de 9 anos, de Brasília, mostra uma alimentação com muitos alimentos ultraprocessados, como bolachas, chocolate, salgadinhos, cereais, batatas-fritas, chicletes e balas. Também há pães, pizzas, poucas carnes, verduras, frutas e legumes.

O projeto foi tema de uma reportagem da Folha de S. Paulo, veja neste link.

O fotógrafo Gregg Segal focou nas crianças pois acredita que hábitos alimentares formados na juventude duram uma vida inteira e podem abrir caminhos para problemas de saúde como diabetes, doenças cardíacas e câncer de cólon.

Tharkish e Mierra de 10 anos, de Kuala Lumpur, foram fotografados em 2017. Na alimentação deles vemos muito arroz, pães, bolachas, frutas, água e café.

Publicidade

As fotos foram feitas no Brasil, Malásia, Indonésia, Dubai, França, entre outros países. As refeições são diversas, mas prevalecem pães, doces e alimentos industrializados, que o fotógrafo atribui à globalização, como diz em entrevista à Folha de S. Paulo.

Na foto de Asma e Fátima de Dubai, feita neste ano, vemos muitos pães, arrozes, legumes, poucas frutas, sucos de garrafa e chocolate.

Na foto de Meissa de Dakar, na Indonésia, vemos muitos pães, arrozes, carnes, alguns doces, águas e café.

Publicidade

Yusuf, de Dubai, tirou uma foto abraçado a um Pernalonga de pelúcia ao lado de bolachas, pães, arroz, batata e algumas frutas.

A foto de Nur, de 7 anos, mostra salgadinhos, cereais, bolachas, arroz, água e algumas frutas. Ela mora em Kuala Lampur, na Malásia.

Publicidade

Sira de Dakar, no Senegal, mostra carnes, legumes, muitos grãos e pães. Chama atenção uma grande quantidade de balas e pirulitos.

Frutas, verduras, legumes, pães, dois sorvetes e algo que parece um salgadinho e um chocolate são vistas nas refeições de Hank, o filho do fotógrafo autor do projeto.

Na legenda que ele postou no Instagram ele diz que está tentando deixar as refeições do filho mais verdes e lembra que nos EUA apenas 1% das calorias das crianças vem de vegetais e 60% vem de alimentos ultraprocessados.

Publicidade

A imagem de Soulay, que mora na França, mostra frutas, peixes, pães, arroz, água, refrigerantes, iogurtes, sorvetes e suco de caixinha.

Lily também é da cidade francesa de Nice e em sua foto vemos carnes, legumes, iogurtes, águas, bolachas e muitas batatas.

Publicidade

O brasileiro Ademilson mora no vilarejo de Vão das Almas, em Goiás. Vemos na foto diversas frutas, muitos legumes e verduras, bolachas, um bolo e pratos de arroz e feijão.

De acordo com o post de Gregg no Instagram, ele estuda de manhã, ajuda o pai no trabalho à tarde e tem uma alimentação livre de ultraprocessados

Kawakanih também tem uma refeição livre de alimentos processados, como vemos na foto há muitas frutas, tapioca e peixes - de acordo com o fotógrafo, pescados no Rio Xingu.

De acordo com a legenda da foto postada por Gregg no Instagram, a índia é uma das únicas sete pessoas fluentes na língua Aruaque, ela foi a primeira criança a crescer falando a língua Aruaque desde os anos 1940.

Publicidade

Davi, que mora na favela Santa Luiza em Brasília, posa na foto com a camiseta da seleção brasileira de futebol, uma pipa e suas refeições: leite, frutas, verduras, macarrão, bolachas, carnes, pães e muito arroz e feijão.

Saiba mais sobre esse e outros projetos de Gregg Seagel neste link.

Veja também:

Qual fase do desenvolvimento da infância você não superou segundo Freud?

18 diálogos de crianças muito sinceras para você rir um pouco

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Veja também