Estas descrições de mulheres do cinema mostra por que alguns homens deveriam ser cancelados

Um salve para o site Vulture

O artigo, escrito por Kyle Buchanan e Jordan Crucchiola, é uma análise bem legal e profunda sobre filmes clássicos e como suas personagens femininas (tipo, Julia Roberts em "Uma Linda Mulher") são descritas nos roteiros, geralmente antes de qualquer atriz ser selecionada para o papel.

"VIVIAN se virou e olhou para si mesma em um espelho manchado e quebrado do quarto. Ela tem vinte anos e é prostituta. A maquiagem feita para lhe dar uma aparência mais velha e severa não deu muito certo. Ela seria inocentemente bela sem isso. Ela está vestindo shorts curtos, um tomara-que-caia colado, botas de cano alto. Ela olha para si mesma, mas não gosta do que vê."

Há muitas personagens na lista, de Holly Golightly (Audrey Hepburn) em "Bonequinha de Luxo" a Lydia (Winona Ryder) em "Os Fantasmas se Divertem".

Se você saber ler em inglês, fica a sugestão de conferir todas aqui.

Publicidade

Mas, lendo o artigo, comecei a perceber uma similaridade nas descrições – todas as mulheres foram descritas como "discretamente belas" ou "bonitas, mas ignorantes disso". O que acontece em praticamente todas essas comédias românticas, em que a mulher tira os óculos e subitamente vira uma modelo da Victoria's Secret ou algo parecido.

Disney

Aqui vão algumas descrições, incluindo a da princesa Buttercup, de "A Princesa Prometida"...

20th Century Fox

Publicidade

Buttercup tem 18-19 anos, não se importa muito com roupas e odeia pentear o seu longo cabelo, por isso não é tão atraente quanto poderia ser. Mesmo assim, provavelmente ela ainda é a mulher mais bonita do mundo.

... Helen Tasker, de "True Lies"...

20th Century Fox

Publicidade

Chamá-la de sem graça seria um erro. Ela poderia ser atraente caso se esforçasse para isso, o que não passa pela sua cabeça.

... e Eilis, de "Brooklyn".

Fox Searchlight Pictures

Publicidade

Uma das portas da frente se abre, e EILIS se projeta por ela – vinte e poucos anos, expressão franca, é bonita, mas não sabe disso.

E o mais triste é que há muitas, muitas, MUITAS outras descrições como essas.

Publicidade

Se tem algo que me irrita, é isso. Por que as mulheres não podem ser lindas E seguras/autoconfiantes de sua aparência? Quer dizer, acho que a maioria das atrizes já imbui em suas personagens uma espécie de "fodacidade" mesmo, então por que elas não são escritas para serem assim?!?

NBC

"Ugh, o olhar masculino."

Os autores também apontam essa questão no artigo, e isso tem até um nome – o efeito Cachinhos Dourados. Os autores escrevem:

Muitos roteiros tentam diminuir a beleza das personagens femininas, para que elas não pareçam tão lindas que acabem "inalcançáveis". Talvez a mulher não saiba quão bela é ou possui uma pequena imperfeição para torná-la mais "receptiva". O ajuste exato da beleza dessas personagens suscita a alusão a Cachinhos Dourados: elas são atraentes, mas não tão atraentes.

Publicidade

Dá pra acreditar?!

Netflix

E isso não é um problema só no cinema. A usuária do Twitter @whitneyarner recentemente pediu às pessoas que se descrevessem "como um autor homem faria".

"Ela tinha um rosto bonito, acho, mas era mais gorda do que normalmente gosto em mulheres. Isso não fez com que eu parasse de olhar sua bunda, no entanto. Não tinha muito peito também. Quando eu perguntei se ela queria ir para minha casa, ela disse que não. Deve ser lésbica."

Publicidade

E você, como descreveria sua personagem feminina favorita? Conte para nós nos comentários!

Publicidade

Veja também:

Como Jennifer Lawrence virou prisioneira de sua imagem de "garota legal"

Até quando Nicole Kidman vai precisar provar o seu valor?

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também