Estamos esquecendo das lições do Holocausto?

A disseminação do ódio e desinformação nos dias atuais fazem a gente temer novos genocídios.

Hoje (27/01) é celebrado o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto. Talvez você não saiba muito sobre o assunto. Calma, o BuzzFeed Brasil está aqui para ajudar.

1. O que foi o Holocausto?

Prisioneiros famintos em campo de concentração na Áustria
Prisioneiros famintos em campo de concentração na Áustria

Getty

O processo sistemático de discriminação, perseguição e tentativa de aniquilamento que começou na Alemanha em 1933 e que levou ao genocídio de seis milhões de judeus, implementado pelo regime nazista e seus colaboradores até o fim da Segunda Guerra Mundial.

2. Por que precisamos lembrar do Holocausto?

Garoto orando
Garoto orando

Museu do Holocausto de Curitiba

Lembrar o Holocausto nos dias de hoje é uma estratégia importante e uma ferramenta para o combate à intolerância - seja racial, política, étnica, religiosa ou de gênero -, a defesa da democracia, dos direitos humanos e da pluralidade.

3. Como estamos esquecendo?

Túmulo
Túmulo

Museu do Holocausto de Curitiba

Estamos perdendo os sobreviventes a cada ano que passa, eles estão muito velhinhos. Isso, somado ao aumento de desinformação, do ódio e da negação do Holocausto, faz com que esse período sombrio da história seja relativizado ou banalizado. Preste muita atenção nisto:

49% do que se fala sobre o Holocausto no Telegram distorce ou nega os fatos.

Fonte: Unesco com Congresso Judaico Mundial


Não podemos permitir que essa memória seja esquecida. Ela serve de alerta.

4. Os judeus foram as únicas vítimas do nazismo?

vítimas
vítimas

BuzzFeed

Não. No mesmo contexto do Holocausto, outros grupos foram perseguidos e assassinados por suas características físicas, ideológicas, religiosas, étnicas ou sexuais.

Pessoas com deficiências e com distúrbios mentais, testemunhas de Jeová, pessoas LGBTQIA+, ciganos Roma e Sinti, população negra (afro-alemães), comunistas, anarquistas, maçons, poloneses, eslavos, opositores políticos, chineses, artistas, intelectuais e prisioneiros de guerra foram também objeto de grave opressão e aniquilamento sob a tirania nazista.


5. Como contribuir com a memória do Holocausto?

Poster dos primeiros sinais de fascismo traduzido
Poster dos primeiros sinais de fascismo traduzido

BuzzFeed Brasil

  • Compartilhe histórias dos sobreviventes. “Aquele que ouve uma testemunha, transforma-se em uma testemunha”. Elie Wiesel
  • Organize eventos e palestras sobre o tema em escolas, faculdades, empresas e comunidades. 
  • Denuncie casos de apologia ao nazismo e de distorção e vulgarização do Holocausto.
  • Compartilhe informações verdadeiras sobre o genocídio.
  • Apoie instituições relacionadas à memória e educação do Holocausto.


6. Campanha #ContarParaViver

A Unesco, o Museu do Holocausto de Curitiba e a Conib criaram uma campanha para marcar o dia de hoje. Não podemos deixar que apaguem as dores e o horror do Holocausto. Você pode ajudar adotando uma das histórias do site e compartilhando uma delas. Nosso esforço hoje pode esclarecer e ajudar no combate ao ódio. Entre no site e adote uma história: ​​https://www.contarparaviver.com.br/

Veja também