Esta teoria sobre "Branca de Neve" é difícil de tirar da cabeça

Você pode concordar ou não, mas vai ficar pensando nisso.

Então, existe uma teoria criada por fãs sobre "Branca de Neve e os Sete Anões" que eu acabei de descobrir e que agora firmemente acredito ser verdadeira. Aí vai: basicamente, a Branca de Neve morre de verdade no fim do filme e o Príncipe é uma representação da morte.

Disney

ELE NÃO É DE VERDADE!!!

Então, vamos começar a investigar: no início do filme, vemos a Branca de Neve cantando para dentro do poço, do lado de fora do castelo.

Disney

Publicidade

O Príncipe, que cavalgava por perto, ouve seu canto e escala a muralha do castelo para conhecê-la.

Disney, Disney

Mas quando ele se aproxima da Branca de Neve, ela se assusta tanto que corre para dentro do castelo. Talvez ela simplesmente fosse muito tímida, ou estivesse envergonhada, ou TALVEZ ela estivesse fugindo de algo bem mais perigoso: a morte, que apareceu quando ela chegou perto demais da beirada do poço.

Disney

Publicidade

Imediatamente a seguir, contudo, Branca e o Príncipe flertam por um instante. Estaria ela literalmente flertando com a morte? Branca de Neve manda uma pomba para o Príncipe, uma ave que pode ser interpretada como "a libertação da alma de sua missão terrena." Além disso, existe uma outra espécie de pomba chamada rola-carpideira, cujo canto é grave e triste.

Disney, Disney

Óbvio que sabemos o que acontece a seguir: Branca de Neve vai viver na floresta com os sete anões. Um dia, ela morde a maçã envenenada preparada pela Rainha e fica inconsciente.

Disney

Publicidade

Os anões reúnem-se em torno de sua cama. Ela pode estar morta (a Wikipédia diz que ela "cai no chão após sentir os efeitos do veneno, que faz com que ela caia em um sono de morte"), mas o intertítulo após esta cena diz "...tão bela até na morte, que os anões não tiveram coragem de enterrá-la."

Disney

Então os anões colocam Branca de Neve em um caixão na floresta e silenciosamente lamentam sua morte.

Disney

Publicidade

Mas o Príncipe chega ao funeral logo depois. Ele se aproxima da Branca de Neve e a beija.

Disney

E então, quando toda a esperança parecia ter sido perdida, Branca de Neve acorda...será? Talvez não estejamos subestimando a Disney dos anos 30. Será que o espírito da Branca de Neve não está apenas abandonando seu corpo, pronto para abraçar o além? Será que o beijo do Príncipe não é, na verdade, o beijo da morte?

Disney

Publicidade

Então Branca de Neve se despede dos anões e dos animais do bosque em meio às lágrimas (... na vida real ou do mesmo jeito que a Rose vê todo mundo do "Titanic" de novo após sua morte, como uma forma de aceitação?), e então vai embora, montada no cavalo do Príncipe.

Disney

O Príncipe guia Branca de Neve através do Bosque até uma clareira.

Disney

Publicidade

Eles param no topo de um monte durante o pôr do sol e as nuvens formam um castelo no céu.

Disney

Agora que vi a cena novamente como adulta, ela parece demais uma metáfora para o "reino" dos céus, e retrata uma história bem mais triste do que eu havia originalmente imaginado.

Disney

Publicidade

Essa teoria também dá muito mais profundidade ao Príncipe, que é literalmente o nome dele (há rumores de que ele se chame Ferdinando, mas não, é o Príncipe). Se você for interpretar o filme objetivamente, ele é completamente unidimensional, não faz muita coisa, e levando o beijo em conta, é bem asqueroso, já que a Branca de Neve tem 14 anos. Mas se ele não for uma pessoa de verdade, isto leva a história a um novo nível, e suas aparições em momentos específicos fazem mais sentido.

Disney

Essa teoria é do Matt Morgan, leitor do BuzzFeed, que comentou em outra publicação do BuzzFeed sobre as histórias reais por trás dos filmes da Disney.

Disney

Publicidade

Mas nem todo mundo concorda. O Alejandro, que também comentou, tem um bom argumento para defender o contrário.

Alejandro Romero / Via youtube.com

"Ela não morreu e foi pro céu. A própria Rainha Má disse que 'a vítima da Morte Adormecida pode ser ressuscitada apenas pelo primeiro Beijo de Amor'. Essa é uma teoria bem interessante e bem amarrada, mas nada além disso".

Veja também:

Publicidade

Publicidade

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Publicidade

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Susana Cristalli.