Esta livraria conseguiu mostrar a desigualdade de gênero na literatura só reorganizando suas prateleiras

Eles viraram as lombadas dos livros escritos por homens para dentro das estantes. O resultado é uma bela lição.

A livraria Loganberry Books, localizada em em Cleveland (EUA), parece um paraíso literário comum -- mas é bem mais do que isso.

No início deste mês, a livraria girou todos os livros de autores homens em suas prateleiras, de maneira que suas lombadas ficassem escondidas. Com isso, mostrou de maneira perfeita como a desigualdade de gênero também existe na literatura.

Loganberry Books

"Vendo livros há mais de 20 anos, e todo mês de março destaco o trabalho das mulheres", disse Harriet Logan, fundadora e dona da livraria, ao BuzzFeed. "Mas neste ano eu quis fazer algo diferente, algo que destacasse não só os bons trabalhos feitos pelas mulheres, mas também a disparidade na indústria."

Publicidade

O resultado é uma verdadeira lição.

Loganberry Books

Logan estima que apenas 37% dos trabalhos de ficção em sua loja foram escritos por mulheres.

A reorganização foi feita durante uma apresentação aberta aos clientes. Cerca de 10.000 volumes escritos por homens foram virados.

“Ilustrando a disparidade de gênero na ficção

Performance nas prateleiras
1 de março, início às 18h
em exibição até 15 de março

‘Até entendermos as premissas em que estamos embebidos, não podemos nos conhecer’ Adrienne Rich, When We Dead Awaken [Quando Nós Mortos Acordamos]”

Segundo Logan, foram reorganizadas cinco seções de ficção e cinco de poesia.

Publicidade

"A reação dos clientes foi fantástica", disse Logan. "Muitas pessoas só ficaram lá, paradas, olhando e balançando as cabeças em desaprovação."

Loganberry Books

"Eu quero que as pessoas pensem: 'Existe uma disparidade, mas por quê? Como é a estante de livros na minha casa? O que pode ser feito para mudar esse desequilíbrio?', e que depois procurem um título de uma autora que ainda não conhecem e experimentem lê-lo."

O projeto de Logan parece ter tido um efeito também em outros lugares.

Loganberry Books

"Um professor de St. Agustine, na Flórida, me disse que depois fez a mesma coisa com os livros em sua sala de aula e discutiu com seus alunos sobre a disparidade entre os gêneros na educação", disse Logan.

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também