Esta é a diferença entre azeite de oliva e azeite de oliva extra-virgem

E não é que eles são bem diferentes, mesmo?

Preciso confessar: até pouco tempo atrás eu não sabia a diferença entre azeite de oliva "normal" e azeite extra-virgem.

FOX / Via giphy.com

Eu sempre comprei do extra-virgem porque achei que era extra-chique, extra-gostoso e extra-bom-para-tudo. Uso pra cozinhar, ponho na salada e em tudo o que eu quiser.

Mas existe mesmo uma uma diferença técnica entre os dois: na verdade, cada tipo de azeite é adequado para um uso completamente diferente do outro.

@olindaolives / Via instagram.com

Publicidade

A principal diferença entre o azeite e o azeite extra-virgem é o ponto de fumo, ou seja a temperatura na qual eles queimam.

Zeljkosantrac / Getty Images

A qualidade do extra-virgem é superior à do azeite normal, por isso vai ser sempre mais caro. Seu ponto de fumo também é mais baixo que o do azeite, ou seja que, diante de altas temperaturas, ele queima mais rápido que o outro. Uma vez que o azeite normal é mais barato e tem um ponto de fumo mais elevado, é melhor usar ele como óleo de cozinha multiuso.

Já que o azeite extra-virgem é mais caro, melhor deixar para usar em molhos, ou comer direto com pão, fazer homus e outras receitas nas quais o sabor vai se destacar de verdade.

Courtneyk / Getty Images

Outra dica é que, como o azeite extra-virgem é um óleo não refinado, sua validade é de apenas dois anos, mesmo se armazenado corretamente. Então, é pra usar mesmo!

Publicidade

Agora você já sabe: o azeite de oliva e o azeite extra-virgem são diferentes!

E sabe qual o melhor jeito de usar cada um.

Veja também:

12 coisas que você não deveria estar cozinhando com azeite de oliva

12 erros comuns que as pessoas cometem ao preparar macarrão

A verdade sobre os pimentões provavelmente te deixará em choque

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Susana Cristalli.

Veja também