Esta é a ceia de Natal em 19 países diferentes

Qual você comeria?

Pedimos aos membros do BuzzFeed Community que nos mostrassem como é uma ceia de Natal tradicional em seu país. Aqui estão os resultados...

1. Suíça:

Flickr: lejoe / Creative Commons

"Na Suíça, colocamos alguns pedaços de carne em um garfo bem longo e os mergulhamos em uma sopa fervente para cozinhá-los, parecido com um fondue! Servimos com batatas fritas e diversos molhos para a carne."

Enviado por twistley

Publicidade

2. Venezuela:

Flickr: alanz / Creative Commons

"Sou da Venezuela, e nossa ceia de Natal tradicional são 'hallacas', que lembram muito um tamal; porco ou peru assado, 'pan de jamón', que é pão recheado com tender, passas e azeitonas; e 'ensalada de pollo', que é uma salada de frango com batatas, cenouras e ervilhas. Para a sobremesa, temos 'torta negra', que é bolo de chocolate com frutas embebidas em rum."

Enviado por gabb19

3. Barbados:

"Em Barbados, temos peru, tender e torta de batata doce em suco de abacaxi e açúcar. Também temos arroz e ervilhas, saladas, torta de macarrão e coisas recheadas à moda americana, se você gosta desse tipo de coisa. Para a sobremesa, temos bolo preto de Bajan Rum (que é nossa versão do bolo de frutas, e é um milhão de vezes melhor) com sorvete, cheesecakes ou pudim de pão."

Enviado por tammyakeliat

Publicidade

4. Botsuana:

Flickr: itsbruce / Creative commons

"Em Botsuana, a ceia padrão de Natal é arroz, saladas e frango frito. Na verdade, esta refeição é servida em todas cerimônias importantes, como casamentos, festas ou qualquer grande festividade."

Enviado por mommagen

5. Dinamarca:

Flickr: johanmede / Creative Commons

"Na Dinamarca, comemos 'flæskesteg', que é um porco assado crocante. Com ele, comemos batatas, couve roxa quente, molho gravy, batatinhas caramelizadas e batatas fritas. Para a sobremesa, temos 'ris’a’la mande' — um mingau de arroz com amêndoas, chantilly e baunilha."

Enviado por mettekirkk

Publicidade

6. Portugal:

"Em Portugal, a ceia de Natal tradicional é chamada de 'Consoada' e é servida na noite da véspera de Natal. Ela consiste em bacalhau cozido, batatas cozidas, ovos cozidos, cebolas cozidas, grão-de-bico cozido, repolho cozido e outros vegetais acompanhados de um molho feito de cebola, alho e salsa picados. Este prato também é acompanhado de muito azeite! Outro prato tradicional é 'polvo à lagareiro' (polvo grelhado), acompanhado de 'batatas ao murro', que são assadas no forno com alho, salsa e azeite. E há muiiiiito mais doces portugueses de Natal!"

Enviado por ritasfsilva

7. Reino Unido:

Flickr: zongo / Creative Commons

"Na Grã-Bretanha, tradicionalmente temos um peru (mas às vezes as pessoas podem ter um ganso ou frango) com molho de cranberry, couve-de-bruxelas, enroladinhos de salsicha (salsichas pequenas cobertas de bacon), cenouras assadas, batatas assadas, pastinacas e o melhor de tudo, molho gravy!"

Enviado por someoneunfollowedme

Publicidade

8. Polônia:

Flickr: canadianveggie / Creative Commons

"Na Polônia, comemos borsch, que é sopa de beterraba, com bolinhos."

Enviado por k3007xx

9. Finlândia:

Flickr: majamaki / Creative Commons

Na Finlândia, temos tender, batatas, muitos tipos diferentes de peixe e uma coisa chamada 'lanttulaatikko' (foto), um tipo de cozido. Salada de batata também é muito popular, e algumas pessoas também comem almôndegas. Para a sobremesa, temos apenas biscoitos tradicionais de gengibre, tortas de geleia de ameixa em forma de estrela e adoramos beber Glögi, que é bem parecido com vinho quente, mas com cardamomo."

Enviado por lauramakinen

Publicidade

10. Jamaica:

"Na Jamaica, o arroz e as ervilhas são essenciais e acompanhados de guandu ou um feijãozinho vermelho chamado de ervilha de Jerusalém ou de Natal. Com isso, servimos o tender. Outras opções de carne incluem cabra ao curry, frango (geralmente frito ou fricassê) e carne assada. Os acompanhamentos incluem macarrão assado com queijo, bananas maduras fritas e salada de batata ou de macarrão. O sorrel é nossa bebida tradicional de Natal, mas geralmente adicionamos rum branco."

Enviado por nikkijamaica

11. Guatemala:

Flickr: claire_bear / Creative Commons

"Na Guatemala, comemos tamales, mas eles podem ser pretos ou brancos/vermelhos. Os vermelhos são salgados e os pretos são doces. Nós os comemos pouco antes da meia-noite, porque à meia-noite o país inteiro solta fogos de artifício em homenagem ao nascimento de Jesus."

Enviado por meganrothwell

Publicidade

12. México:

Flickr: garlandcannon / Creative Commons

"No México, os tamales são o prato básico para qualquer ceia de Natal. Meus preferidos são os tamales de feijão, mas os mais populares são feitos com frango. O champurrado também é uma bebida deliciosa de chocolate feita de milho. Alguns outros pratos populares incluem pozole, buñuelos e la rosca de reyes (foto)."

Enviado por valentinaevangelista

13. Holanda:

Flickr: aibakker / Creative Commons

"Na Holanda, geralmente usamos o gourmet durante as festas de fim de ano, e acho que a maioria das famílias tem um conjunto gourmet em casa. É tipo um grill com panelinhas que você coloca na mesa de jantar. Todo mundo tem sua própria panela e sua própria colher de pau. Você basicamente grelha carnes em miniatura como salsichas, slavinken e hambúrgueres, ou pequenos pedaços de peixe e legumes na mesa. Todo supermercado vende pratos de peixe ou de carne prontos para usar no gourmet."

Enviado por katootje

Publicidade

14. Nova Zelândia:

Flickr: williambrawley / Creative Commons

"Na Nova Zelândia, comemos qualquer coisa que caiba na churrasqueira, seguida de uma pavlova, é claro. Eu adoro a maneira como é descontraído."

Enviado por soyhada

15. Noruega:

Flickr: torbus / Creative Commons

"Na Noruega, os Vikings celebravam o Yule antes de se tornarem cristãos — ao mesmo tempo em que celebramos o Natal, então muitos dos nossos pratos vêm das tradições dos Vikings. Por exemplo, temos uma coisa estranha em que colocamos bacalhau em soda cáustica para que se torne gelatinoso e depois o enxaguamos 20 vezes antes de servi-lo com manteiga derretida e bacon. Também comemos cabeça de cordeiro seca cozida e costela de cordeiro seca fervida por pelo menos oito horas. Desde o século 18, se tornou um símbolo de status ter pelo menos sete tipos de biscoitos de natal em casa, e todos têm que ser caseiros, então é uma tradição que mantivemos. Ah, sim, e nós celebramos o Natal no dia 24 e abrimos presentes na mesma noite."

Enviado por gabsfever

Publicidade

16. Filipinas:

Flickr: chenines / Creative Commons

"Nas Filipinas, a Noche Buena, a mãe das refeições de Natal, geralmente começa ao meio-dia do dia de Natal. Sim, ficamos acordados na véspera de Natal para que possamos nos esbaldar à meia-noite. A estrela da ceia geralmente é o tender. Para carboidratos, servimos arroz e espaguete tipo Pinoy. Muitos também servem frango, frito ou assado. Para a sobremesa, servimos salada de frutas, que é bem diferente da salada de frutas dos outros lugares. A nossa é uma mistura estranha de uvas, maçãs, cerejas e frutas tropicais como papaia e abacaxi, e nós a cobrimos generosamente com uma mistura doce de creme de leite e leite condensado. E, se houver espaço para mais, podemos servir o leche flan — um primo próximo do crème brûlée."

Enviado por willievergettoseeyou

17. Rússia:

Flickr: texas_tongs / Creative Commons

"Os russos celebram o Natal ortodoxo em 7 de janeiro. Ao contrário do Ano Novo, que é basicamente apenas uma grande festa, a tradição pede que o Natal seja um assunto de família, realizado na casa dos pais/avós ou na dos filhos mais velhos. E ele também marca o fim de um jejum, então a mesa tem muitos pratos de carne e peixe. Os pratos mais tradicionais são ganso assado recheado, lombo de porco com maçãs e repolho e alguma forma de coulibiac (foto). É basicamente uma torta fechada com peixe, arroz e ovos cozidos dentro."

Enviado por katerinaa3

Publicidade

18. Eslováquia:

Flickr: hanuska / Creative Commons

"Na Eslováquia, comemos salada de batata com maionese, picles, peixe ou carne empanada e sopa de chucrute com salsichas e porco defumado."

Enviado por krizovatka82

19. Suécia:

Flickr: kimtaro / Creative Commons

"A Suécia também celebra o Natal no dia 24. Na mesa da ceia de Natal tradicional você encontrará tender, almôndegas, salsichas, costelinhas, diferentes tipos de arenque, salmão defumado, Janssons frestelse (um cozido de batata com anchovas), couve roxa, couve marrom, couve-de-bruxelas, alguns peixes com soda cáustica (muito fedidos), e, no sul, a tradição é comer enguia defumada. Para completar, você tem mingau de Natal e diversos biscoitos e doces. Também temos um refrigerante de Natal chamado Julmust."

Enviado por cefroberg

Publicidade

Observação: as respostas foram editadas por questões de tamanho e/ou clareza.

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também