Esta artista passou a pintar o que alguns veem como "defeitos" para promover o amor próprio

"Amar a si mesma é um ato revolucionário."

Cinta Tort Cartró, uma artista de Barcelona, está transformando o que a sociedade vê como "feio" em arte.

Ela contou ao BuzzFeed que começou a fazer pinturas sobre as estrias das pessoas para promover o amor próprio e a aceitação.

"Desde que eu era pequena, nos fizeram odiar tudo sobre nossos corpos e tentaram nos convencer a eliminar tudo o que não fosse 'normal', como manchas na pele, sardas, pelos e uma infinidade de outras coisas", disse ela. "Estrias são parte da nossa essência, de nossos momentos, de nossas histórias. Elas são tão bonitas que eu nem sei como nos convenceram a odiá-las."

Publicidade

Cinta, cujo nome artístico é Zinteta, disse que durante anos odiou seu corpo.

"Por toda minha vida, especialmente durante a adolescência, passei maus momentos por causa de padrões de beleza. Quando eu era adolescente, tive anorexia. Eu queria ser magra, eu queria me livrar dos pelos do meu corpo e eu queria eliminar minhas estrias. Em outras palavras, eu não me amava."

No entanto, com o tempo, ela aprendeu a aceitar quem ela é e sua aparência, permitindo-se o amor próprio.

"Eu aprendi que, para me conhecer e me amar, eu tinha que começar a aceitar quem eu era e minha aparência", disse ela. "Eu queria mostrar esse processo de aceitação por meio da arte. As mulheres lutam contra essas coisas todos os dias, então esse projeto é sobre entender que há beleza em todas nós."

Publicidade

Além de estrias, ela também deu a manchas de menstruação um toque colorido. Isso é parte de uma iniciativa chamada #manchoynomedoyasco, que pode ser traduzida como: fico manchada e não sinto nojo de mim mesma.

"Eu faço arte para expressar tudo o que eu sinto, vivo e penso e pelo o que eu luto. É incrível que eu tenha alcançado várias pessoas. Espero que elas possam pensar sobre essas lutas pessoais e se inspirarem a lutar contra os ridículos padrões de beleza que nos oprimem."

Publicidade

"Não deixe que eles mexam com quem você é e o que você tem. Amar a si mesma é um ato revolucionário."

*abraçando a si mesma*

"Eu vou amar quem eu sou"

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também