Esse é um lembrete pra sempre pesquisarmos produtos de pele antes de usarmos

Recomendar produtos de cuidados da pele virou febre no TikTok. Mas é importante se informar antes de testar qualquer coisa.

Aurora Garcia tem 20 anos e viralizou recentemente ao compartilhar a reação que sua pele teve a um produto popular no TikTok.

Aurora Garcia

O produto que Aurora usou foi o The Ordinary Peeling Solution — um item que há meses é febre entre os TikTokers:

Publicidade

@honeydewgloss

one thing that actually deserves the hype #theordinary #foryou #skincare #fyp #foryoupage

O BuzzFeed conversou com Aurora, que disse que vinha combatendo cravos no nariz e no queixo havia algum tempo. "Quando vi o The Ordinary Peeling Solution no TikTok eu fiz o pedido, pois o produto parecia confiável — considerando o número de pessoas que deixaram avaliações", ela disse. Depois de recebê-lo, ela fez o teste em uma área da bochecha, deixou o produto agir por cerca de cinco minutos, e não teve nenhum formigamento ou reação da pele.

Aurora Garcia

Publicidade

Aurora, então, decidiu aplicar o produto na área onde tem problemas, conhecida como zona T. Um dia depois de usar o produto, ela começou a ver pequenas protuberâncias surgindo no queixo. Ela também disse que sentiu a pele se repuxar e teve uma sensação de queimação.

Aurora Garcia

Aurora disse que também aplicou a Niacinamida, o Ácido Hialurônico e o hidratante tópico da marca The Ordinary depois de ver vídeos como este falando bem de todos os quatro produtos.

Depois que viu os primeiros calombos, ela parou imediatamente de usar todo e qualquer produto de cuidados da pele no rosto. "No terceiro dia, meu queixo estava coberto de bolhas. Nessa hora, a dor estava mais ou menos no nível cinco. Mas conforme passavam os dias, a dor ficava pior. Eu não conseguia comer. Eu mal conseguia abrir a boca. E tive que ficar com uma gaze protegendo a pele."

Photo of Aurora's skin.
Photo of Aurora's skin.

Aurora Garcia

Publicidade

Aurora decidiu ir à emergência médica, onde disseram que ela estava com impetigo e deram a ela antibióticos e uma pomada. "Mas eu recebi várias mensagens de pessoas dizendo que era definitivamente dermatite perioral", ela explicou.

@auroraphotographystudio

I am in so much pain. Off to the urgent care I go. @skincarebyhyram @theordinary #fyp #foryoupage #foryou #theordinary #theordinaryskincare #wtf

A pele de Aurora continuou piorando, e ela começou a sentir irritação ao redor do olho. Ela, então, voltou ao médico, onde foi diagnosticada com impetigo novamente. "Eu sempre tive a pele sensível, mas nunca passei por nada assim tão louco", ela disse.

@auroraphotographystudio

Received a second diagnosis today! Update on my skin condition. #foryoupage #fyp #theordinary #theordinaryskincare #skincare #impetigo #hyram

Depois de compartilhar sua história no TikTok, Aurora contou que muita gente disse para ela usar coisas como alvejante e até açúcar de confeiteiro no rosto para ajudar a curar a lesão. "A situação toda foi muito difícil para mim, minha autoestima, meu relacionamento e minhas noites de sono. Minha pele ficou completamente marcada. Vou precisar de muito tempo — e provavelmente de microagulhamento — para consertar", ela disse.

Aurora Garcia

Para obter mais informações sobre o que pode ter acontecido com a pele de Aurora, o BuzzFeed falou com a Dr.a Joyce Park, que é dermatologista certificada e criadora do site Tea with MD.

Observação: legalmente, a Dra. Park não pode dar conselhos personalizados a um indivíduo através da Internet (exceto se houver relacionamento estabelecido entre o médico e o paciente), portanto, ela não pôde falar especificamente com a Aurora. Mas ela nos deu informações e opiniões importantes sobre o que pode ter acontecido.

A Dra. Park disse que, antes de mais nada, é importante lembrar que a pele de cada pessoa é única, com diferente sensibilidade e diferentes níveis de tolerância a ingredientes ativos. Portanto, só porque um produto funciona para uma pessoa ou influenciador, isso não significa que o produto funciona universalmente para todos. The Ordinary Peeling Solution não é um produto ruim. Ele só não é ideal para todos os tipos de pele.

Aurora Garcia

Uma das maneiras como Aurora poderia evitar o que aconteceu seria deixar o produto agir na área em que ela testou por 24 horas inteiras, não apenas 5 minutos. "Eu recomendo fazer um pequeno teste ao começar a usar um novo produto de cuidados da pele, especialmente se ele tiver ingredientes potencialmente irritantes, como ácidos em altas concentrações. Isso significa colocar uma pequena quantidade do produto em uma área da pele que não seja muito notável, como a lateral do rosto ou a parte interna do pulso. Depois, você precisa esperar um dia para ver se sofreu alguma reação antes de começar a aplicar no restante da pele", a Dra. Park explicou.

Aurora Garcia

"Se começar a desenvolver queimação ou formigamento que sejam desconfortáveis, lave e remova o produto. Um pouco de formigamento é normal com ácidos de alto percentual, mas não deve haver dor. Se começar a perceber vermelhidão ou sensibilidade, você pode estar desenvolvendo uma dermatite alérgica de contato ou uma dermatite irritante de contato em reação aos ingredientes, e eu recomendo consultar um dermatologista para avaliar. Se, por outro lado, você desenvolver feridas abertas e crostas na pele, isso é sinal de uma possível infecção", ela acrescentou.

A Dr. Park disse que recomenda definitivamente que Aurora consulte um dermatologista daqui em diante. "Mais uma vez, eu quero enfatizar que, só porque um produto é considerado útil por influenciadores na Internet, não significa que ele funcione para todas as pessoas e todos os tipos de pele. Faça uma pequena aplicação como teste e espere um dia para ver se há reação antes de aplicar completamente um produto com alta concentração de ingredientes potencialmente irritantes. E se começar a desenvolver vermelhidão, crostas na pele, feridas ou dor, por favor, consulte um médico o mais rápido possível!"

Photo of Aurora's skin.
Photo of Aurora's skin.

Aurora Garcia

Aurora disse que espera que sua história evite que isso aconteça com outras pessoas. "Meu conselho é: não acredite em tudo que você vê nas redes sociais quando se trata de dicas para cuidados da pele, não importa o quanto a pessoa pareça ser convincente. Além disso, eu aprendi que a pele de todo mundo é tão diferente, que, se você tiver algum problema de pele que precise tratar com produtos químicos, consulte um médico." A boa notícia é que ela finalmente está começando a ver sua pele voltar ao normal. Você pode acompanhar mais da jornada de cuidados da pele da Aurora no TikTok.

@auroraphotographystudio

I can’t believe I did this using a simple rountine! #fyp #foryoupage #foryou #impetigo #theordinaryskincare #theordinary #hyram

"Me disseram que não iria sumir por meses... mas dentro de duas semanas..."

Este post foi traduzido do inglês.