Esse é o seu guia pra maratonar tudo do Star Wars

Esse é o caminho... literalmente!

Amanhã é dia 4 de maio, o Dia Star Wars!

Lucas Films

Pra quem não sabe, é tipo um trocadilho em inglês. Eles falam: "May the Force be with you" ( quando a gente escuta "que a Força esteja com você"). E aí, com o trocadilho, fica: May the fourth (4 de maio) be with you.

Inventaram essa bobajada em 2011 e todo mundo meio que acatou. Eu, como fã, comemoro!

Mas calma! Vou te explicar o caminho pra assistir tudo na ordem cronológica da história, já que ninguém ligou pra isso quando lançaram os filmes.

Lucas Films

Mesmo que tenha dado tempo de assistir tudo, eu sei que vai ter quem reclame. Então, aqui vai: 🚨cuidado com os spoilers!!🚨

Publicidade

Há muito tempo numa galáxia muito muito distante... é onde está a primeira trilogia!

"Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma" (1999)

Lucas Films

Esse é oficialmente o primeiro episódio cronológico da franquia Star Wars. Ele não foi o primeiro a ser lançado na vida real, na verdade, foi o 4º filme. Por causa disso que rola essa confusão.

Nesse filme, Obi-Wan e Qui-gon Jinn (dois Jedis fodões) encontram sem querer um lindo molequinho que tem muita Força dentro dele, e decidem que querem treiná-lo pra ser um Jedi. Aqui, a disputa política entre a República e o Império é apresentada, conhecemos o Senador Palpatine (segura esse nome), uns looks INCRÍVEIS da Princesa Amidala, e o inesquecível Jar Jar. Sério, ele é inesquecível.

Ah, esse moleque é o Anakin Skywalker.

Publicidade

"Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones" (2002)

Lucas Films

10 anos depois do primeiro episódio, o menino Anakin cresceu e virou um Jedi CHEIROSO. Enquanto Obi-Wan está em uma missão e encontrando milhares de clones (dã), ele e Amidala estão se apaixonando.

Vamos lá, resumindo sem contar tudo: no meio do filme, rola uma tentativa de golpe de estado, Yoda aparece e salva o dia. No final, aparece o mestre Sith (que é como chamam os Jedis do mal) com uma identidade ~secreta.

"Star Wars: A Guerra dos Clones" (2008)

Lucas Films

É... aqui já começou a bagunçar o tempo-espaço do espectador.

Essa é uma animação que conta logo depois do Episódio II, Anakin (já casadíssimo) participando dos conflitos políticos entre a República e o Império, e conhecemos Ahsoka Tano, a padawan (ou aprendiz) de Anakin, que volta a aparecer láaa pra frente nessa lista.

Publicidade

"Star Wars: A Guerra dos Clones" (2008-2020)

Lucas Films

CALMA, eu sei que tem o mesmo nome. Essa é a série de animação, logo antes do episódio III. Aqui, rolou uma tentativa de explicar alguns segredos no meio dos filmes – e deu bem certo!

Basicamente, continua no tópico político, e dá uma alimentada no que vai acontecer com Anakin e Ahsoka nos próximos capítulos dessa franquia toda virada do avesso.

"Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith" (2005)

Lucas Films

Os Sith... lembra deles? Presta atenção na treta.

O filme começa três anos depois do segundo episódio, com Anakin e Obi-Wan resgatando o agora Chanceler Palpatine. Em um jogo político, a República começa a ser atacada pelos clones que foram ativados pelo mestre Sith. Vou segurar os spoilers, mas é aqui que o Anakin... "some". Único spoiler que vou dar: no final do filme, Luke e Leia nascem. Sim, Luke e Leia dos episódios IV ao VI.

Publicidade

E... aplausos! Fim do primeiro ato. Agora, vamos à segunda trilogia:

"Han Solo: Uma História Star Wars" (2018)

Disney

Confia em mim, eu sei que foi um dos últimos filmes a sair, mas ele está lá no meio da história.

Isso aqui acontece uns oito anos depois do episódio III, quando o golpe de estado aconteceu e o Império tomou força sobre a República. O filme mostra o começo da carreira do ladrão mais cobiçado (de todas as formas) Han Solo. Ele ainda não participava das maiores tretas da galáxia, tá mais pra um filme sobre um mercenário. É nesse filme que Han conhece Lando (que vai aparecer mais pra frente), e onde nasce a linda amizade de Han e Chewbacca.

Publicidade

"Star Wars Rebels" (2014-2018)

Disney

Se você achou que não ia ter mais séries no meio dessa confusão... senta pra não cair.

Essa série mostra a galáxia pouco depois do filme de Han, bem quando a Resistência estava nascendo, e se colocando contra o Império. São personagens com um talento em pilotagem de naves, armaduras, armas, alguns jovens Jedis e muita convicção política.

"Rogue One: Uma História Star Wars" (2016)

Disney

Pessoalmente, eu acho esse o melhor filme de toda a franquia.

Aqui é a história de algumas formigas operárias da Aliança Rebelde que encaminham o tão esperado episódio IV. Basicamente, Jyn Erso começa o filme como Zé Ninguém, e até o final do filme ela consegue ligar os pontos que levam à Estrela da Morte. Foi mais um caso de buracos entre as trilogias que conseguiram preencher depois (e também funcionou).

Publicidade

"Star Wars IV: Uma Nova Esperança" (1977)

Lucas Films

Oficialmente, esse foi o primeiro filme da franquia a estrear. Ele era conhecido como "Guerra nas Estrelas", mas quando a primeira trilogia saiu, acabou virando o episódio IV.

Aqui todo mundo sabe: Luke encontra casualmente com Obi-Wan, começa seu treinamento Jedi, tenta salvar Leia e conhece Han na Aliança Rebelde. Não é spoiler porque o filme existe há mais de 40 anos. Aqui é quando o Luke fecha os olhos e explode a Estrela da Morte. A primeira, pelo menos...

"Star Wars V: O Império Contra-Ataca" (1980)

Lucas Films

Esse é o filme que tudo vai pro saco na história. Luke conhece Yoda depois de Darth Vader matar Obi-Wan no filme anterior, e Han e Leia estão tentando fugir do Império e vão pra Cidade das Nuvens. E aí o Han... fica com cara de parede.

Daqui que saíram algumas frases famosas como: "Eu te amo" "Eu sei", e "Luke, eu sou seu pai".

Publicidade

"Star Wars VI: O Retorno de Jedi"

Lucas Films

Lembra do Palpatine? Então, pois é. Aqui ele é o Imperador. Essa é tipo a batalha final entre a Aliança Rebelde e o Império. Darth Vader tenta levar Luke ao lado negro da força, toma uma carta Reverso do Uno de Luke, e ele que acaba indo para o lado luminoso e mata o Palpatine, que já estava véiaco. Esse fim marca o fim da guerra política da franquia. Ou onde devia ter terminado (rs).

Ah, é. É desse filme ~aquela~ fantasia da Leia que tanto falam.

"The Mandalorian" (2019-)

Disney

Bu! Mais uma série!

Essa é a última atualização até agora do universo Star Wars então... sem spoilers. O Mandaloriano é um cara que segue um credo de estilo de vida, e vive como mercenário e caçador de recompensas até encontrar a coisa mais FOFA dessa franquia. Acontece logo depois do episódio VI, com a Nova República se formando. É daqui que você conhece o Baby Yoda e a frase "Esse é o caminho".

Publicidade

Ufaaaaa, fim da segunda trilogia. Agora, vamos falar da terceira – e última – trilogia.

Eu não gosto de falar sobre essa parte da franquia. Maaaas, tudo pelos leitores.

"Star Wars: A Resistência" (2018-2020)

Disney

Essa série é meio que considerada um extra na última trilogia. Ela acompanha o piloto Kazuda Xiono em fases durante os três filmes. Ele começa a série como um novo piloto na Resistência (antes conhecida como Aliança Rebelde), e cruza a série encontrando com alguns personagens da saga.

Publicidade

"Star Wars VII: O Despertar da Força" (2015)

Disney

Esse aqui acontece 30 anos depois do episódio VI. A Guerra entre o Novo Império e a Primeira Ordem, a herança do Império, está a todo vapor, a agora General Leia trava batalhas políticas contra seu filho. É. Acontece que ele tem tipo um complexo Darth Vader e acha que vai ser o orgulho do vovô.

Resumindo, Rey (outra Zé Ninguém que acaba sendo uma peça chave pra galáxia) cruza com dados da Resistência e com um ex-stormtrooper, junta com Han e Chewbacca e cruza a galáxia pra destruir ~TAN TAN TAN~ mais uma Estrela da Morte.

"Star Wars VIII: Os Últimos Jedi"

Disney

Depois de ser esmiralhada pela Primeira Ordem, a Resistência está fugindo pra onde pode, e Rey foi encontrar com o patrão – também conhecido como Luke Skywalker. Nesse meio tempo, Luke treina Rey como Jedi, e ela passa por conflitos entre o lado luminoso e o negro da Força. Acaba que Rey consegue uma conexão mental com Kylo (o filho de Leia e Han), e as convicções dos dois lados ficam bem confusas.

Enquanto isso, o resto da resistência destrói um casino pra infelicidade dos ricos e famosos da galáxia.

Publicidade

Por último, "Star Wars IX: A Ascensão Skywalker" (2019)

Disney

Adivinha quem voltou? Isso mesmo, o véiaco do Palpatine! E adivinha o que mais? Ele é vovô da Rey. O plano era usar Kylo pra convencer Rey a vir pro lado negro da Força pra herdar o Império (ou Nova Ordem) como Imperatriz.

Já que dei spoiler da franquia inteira, não vou falar como acaba esse filme. Só aviso que tem uma cena que... bom, quem sabe, sabe. É uma cena triste de ver. Não estou falando da morte de ninguém (só da dos fãs).

Ufaaaa, acabou! Até que não foi tanta coisa né? Rs.

Lucas Films

Bom, tudo está disponível no Disney+, e agora você pode comemorar o 4 de maio como um bom Jedi! Ou Sith... Tudo vale, menos ser fã do Jar Jar.

Publicidade