Esse cara tentou dormir só 5 horas por dia e os resultados foram desastrosos

Será que você realmente precisa de 7 ou 8 horas de sono por noite? Eu tentei descobrir.

Publicado por Ryan Bergara e Kirsten King

Se você é como a maioria da população, provavelmente dorme no que é chamado de "padrão monofásico": durante um espaço de tempo de 7 a 8 horas. Mas o que aconteceria se você descansasse tirando sonecas curtas ao longo do dia? Eu decidi descobrir:

O sono polifásico é um método no qual as pessoas descansam por etapas, em sonecas que se dão ao longo do dia. Em teoria, esse método poderia funcionar com menos horas de sono que o normal.

Publicidade

Uma das formas mais controversas do sono polifásico é o "método Uberman", no qual as pessoas tiram seis sonecas de 20 minutos ao longo do dia. Isso reduz o tempo total de sono para duas horas.

Usar esse método pode adicionar incríveis 20 anos acordados ao tempo de vida de alguém.

Mas como esse método é uma das formas mais extremas de sono polifásico, eu consultei uma pessoa que está utilizando o método no momento para descobrir algo que seja mais prático para mim.

Publicidade

Eu optei por seguir o mesmo método que Jackson, chamado de "Everyman". Este método permite que você durma por 4 horas e meia durante a noite e tire duas sonecas de 20 minutos durante o dia. Isso significa que terei um pouco mais que 5 horas de sono em um dia.

Como eu estava com um pouco de medo que isso mexesse com meu corpo e minha saúde, eu decidi me consultar com o Dr. Alon Avidan, um especialista em sono da UCLA.

Publicidade

O doutor me advertiu que essa não era uma boa ideia e que a maioria das pessoas precisam de mais sono do que isso.

"Um mínimo de 7 horas de sono."

O primeiro e o segundo dia foram bem difíceis para mim. Já no segundo dia foi difícil conseguir energia para fazer atividades físicas ou completar rotinas diárias.

Publicidade

O Dr. Avidan me alertou sobre os efeitos a curto prazo, tais como reações mais lentas, problemas de memória, problemas cognitivos, falta de criatividade e irritabilidade excessiva.

"Parece que meu cérebro parou de funcionar, sou incapaz de fazer qualquer coisa".

No quinto dia, as coisas começaram a ficar... esquisitas.

Publicidade

Eu não conseguia me concentrar e tive um sério surto de risadas.

"Ele está assim há cinco minutos!"

No sétimo dia eu já não podia mais lidar com isso e tive que me recolher e dormir horas a mais.

Publicidade

Esta seria uma experiência que eu recomendo, no geral? Com certeza não. Talvez funcione para algumas pessoas que sejam geneticamente projetadas para dormir dessa maneira. Mas para a maioria das pessoas, uma boa noite de sono com 7 ou 8 horas é o que funciona.

"Meu olhos no dia 7"

Veja também