Essa fisioterapeuta diz que pessoas com vagina não devem fazer xixi no banho - e agora estou confusa

Privada? Sim. Chuveiro? Não.

BuzzShe

Eu sei que vou me expor bastante dizendo isso, mas qualquer pessoa com vagina adora fazer xixi no banho.

Screen Gems

A mim isso permite uma liberdade que outras formas de xixi não permitem. Confessa que você também acha, vai.

Então imagina o meu choque, curiosidade e certo desapontamento quando eu cruzei com esse TikTok da Dr. Alicia Jeffrey-Thomas explicando hábitos que prejudicam o assoalho pélvico.

@scrambledjam

We are the sum of our actions. Little habits can have huge consequences down the line. #LearnOnTikTok #TikTokPartner #bladderretraining

Publicidade

Tá bom que a gente bem sabe que fazer de cócoras quando se tem medo de sentar na privada não é lá muito legal, mas quando eu descobri que que fazer xixi no banho é considerado um mau hábito fiquei de cara!

@scrambledjam / Via tiktok.com

Decidi procurar a Alicia para mais informação a respeito de não fazer xixi no banho. É bom dizer que ela é uma terapeuta especializada em assoalho pélvico, com doutorado em fisioterapia, então ela sabe do que está falando.

@scrambledjam

Reply to @gwas007 why you shouldn’t pee in the shower (probably part 1 of multiple?) #learnontiktok #tiktokpartner

Uma das coisas que ela cita é que fazer xixi na presença de água corrente causa um efeito psicológico no qual você associa o barulhinho à urgência de urinar.

Publicidade

"Sua bexiga confia em sinais enviados pelo cérebro a medida em que ela enche e se expande. A gente quer evitar que ela seja treinada para associar certos sinais ao xixi."

@scrambledjam / Via tiktok.com

"Para alguns, pode ser bem chato, mas, para algumas pessoas com qualquer tipo de disfunção pélvica, isso pode contribuir com a incontinência - ou vazamento de urina quando você precisa correr ao banheiro."

Disney/Pixar

Publicidade

Alicia também mencionou que, para quem possui vagina, a anatomia pélvica simplesmente não é construída para que se faça xixi de pé. "Essa posição não conduz a um relaxamento pélvico."

@thepelvichealthladies / Via instagram.com

"Para manter a continência (sendo mais claro: não fazer xixi nas calças em momentos inapropriados), o assoalho pélvico geralmente tenta se manter contraído quando se está em pé ou esticado, então, para urinar em uma dessas posições, o corpo precisa burlar esse sistema de continência, o que pode ser problemático no futuro."

"Se agachar bem até o chão para fazer xixi no banho evita esse tipo de problema, mas ainda assim você associa a água com a função de urinar."

Publicidade

@scrambledjam

Reply to @manonlucielavers some follow up points!

Por fim, Alicia disse ao BuzzFeed: "Xixi no banho pode parecer algo bem bobo para que a gente se importe, mas há muitos hábitos que podem contribuir para problemas na bexiga ou no assoalho pélvico. Isso é sobre evitar problemas no futuro. Pergunte a qualquer um que faça xixi na calças se eles gostariam de saber como se prevenir do embaraço e da frustração que isso causa atualmente. Eles diriam que sim."

MTV

Publicidade

Anotado, more! Para proteger meu assoalho pélvico eu vou parar de fazer xixi no banho. E você deveria fazer o mesmo, miga.

CBS

Veja também