Essa fisioterapeuta diz que pessoas com vagina não devem fazer xixi no banho - e agora estou confusa

Privada? Sim. Chuveiro? Não.

Eu sei que vou me expor bastante dizendo isso, mas qualquer pessoa com vagina adora fazer xixi no banho.

Emma stone singing in the shower
Emma stone singing in the shower

Screen Gems

A mim isso permite uma liberdade que outras formas de xixi não permitem. Confessa que você também acha, vai.

Então imagina o meu choque, curiosidade e certo desapontamento quando eu cruzei com esse TikTok da Dr. Alicia Jeffrey-Thomas explicando hábitos que prejudicam o assoalho pélvico.

@scrambledjam

We are the sum of our actions. Little habits can have huge consequences down the line. #LearnOnTikTok #TikTokPartner #bladderretraining

Publicidade

Tá bom que a gente bem sabe que fazer de cócoras quando se tem medo de sentar na privada não é lá muito legal, mas quando eu descobri que que fazer xixi no banho é considerado um mau hábito fiquei de cara!

@scrambledjam / Via tiktok.com

Decidi procurar a Alicia para mais informação a respeito de não fazer xixi no banho. É bom dizer que ela é uma terapeuta especializada em assoalho pélvico, com doutorado em fisioterapia, então ela sabe do que está falando.

@scrambledjam

Reply to @gwas007 why you shouldn’t pee in the shower (probably part 1 of multiple?) #learnontiktok #tiktokpartner

Uma das coisas que ela cita é que fazer xixi na presença de água corrente causa um efeito psicológico no qual você associa o barulhinho à urgência de urinar.

Publicidade

"Sua bexiga confia em sinais enviados pelo cérebro a medida em que ela enche e se expande. A gente quer evitar que ela seja treinada para associar certos sinais ao xixi."

@scrambledjam / Via tiktok.com

"Para alguns, pode ser bem chato, mas, para algumas pessoas com qualquer tipo de disfunção pélvica, isso pode contribuir com a incontinência - ou vazamento de urina quando você precisa correr ao banheiro."

Disney/Pixar

Publicidade

Alicia também mencionou que, para quem possui vagina, a anatomia pélvica simplesmente não é construída para que se faça xixi de pé. "Essa posição não conduz a um relaxamento pélvico."

@thepelvichealthladies / Via instagram.com

"Para manter a continência (sendo mais claro: não fazer xixi nas calças em momentos inapropriados), o assoalho pélvico geralmente tenta se manter contraído quando se está em pé ou esticado, então, para urinar em uma dessas posições, o corpo precisa burlar esse sistema de continência, o que pode ser problemático no futuro."

"Se agachar bem até o chão para fazer xixi no banho evita esse tipo de problema, mas ainda assim você associa a água com a função de urinar."

Publicidade

@scrambledjam

Reply to @manonlucielavers some follow up points!

Por fim, Alicia disse ao BuzzFeed: "Xixi no banho pode parecer algo bem bobo para que a gente se importe, mas há muitos hábitos que podem contribuir para problemas na bexiga ou no assoalho pélvico. Isso é sobre evitar problemas no futuro. Pergunte a qualquer um que faça xixi na calças se eles gostariam de saber como se prevenir do embaraço e da frustração que isso causa atualmente. Eles diriam que sim."

A woman peeing in a bathroom stall
A woman peeing in a bathroom stall

MTV

Publicidade

Anotado, more! Para proteger meu assoalho pélvico eu vou parar de fazer xixi no banho. E você deveria fazer o mesmo, miga.

Obama saying, "you better"
Obama saying, "you better"

CBS

Veja também