Já não dá mais pra contar nas mãos os escândalos que envolvem Bolsonaro

Só aquele seu parente bolsonarista que não quer ver.

Está cada dia mais fácil convencer aquele seu parente bolsonarista que o presidente que ele elegeu tem feito um péssimo trabalho como governante. Tanto é que já nem dá mais pra contar nos dedos das mãos os escândalos que envolvem Jair Bolsonaro (sem partido) – isso quando não foram irresponsabilidades cometidas pelo próprio. Só neste artigo listamos pelo menos 11 deles. Vem passar raiva com a gente.

Getty Images

1. A defesa cega do tratamento precoce da Covid-19.

“Tudo o que eu falei sobre a Covid, infelizmente, para vocês, deu certo. Tratamento precoce salvou a minha vida. Muitos jornalistas falam comigo reservadamente que usaram hidroxicloroquina e ivermectina. Por que vocês não admitem isso?”, disse, em junho deste ano, conforme publicado na Folha.

Publicidade

2. Os inúmeros episódios de aglomeração sem máscara que ele provocou, como as lamentáveis motociatas.

Rodrigo Paiva/Getty Images

3. A insistência de Bolsonaro em acusar que houve fraude eleitoral sem exibir provas.

"Eu fui eleito [em 2018] no primeiro turno, eu tenho provas materiais disso, mas o sistema, a fraude que existiu, sim, me jogou para o segundo turno", insistiu, em março deste ano, conforme reportado pela Folha.

Publicidade

4. A desinformação sobre o uso de máscaras, distanciamento social e vacina.

Andressa Anholete/Getty Images

Seria surreal se não fosse tudo que Jair Bolsonaro fez no último ano: um desserviço ao país ao desacreditar a ciência, a eficácia da vacina e ir contra todas as regras do distanciamento social. Tanto é que ele e sua equipe andam diariamente por aí sem máscara, como se o coronavírus fosse só uma "gripezinha".

Publicidade

Publicidade

8. A omissão ao ignorar as ofertas da vacina Pfizer e atrasar o calendário de vacinação nacional.

"Descaso, erros de avaliação, equipe de negociação despreparada, trapalhadas, suporte fraco de inteligência e uma visão enviesada de soberania nacional atrasaram a aquisição de um volume de imunizante que era vital e urgente para a resposta do país à maior pandemia de nossos tempos", apontou um infográfico completo sobre o assunto publicado pelo O Globo.

9. Ser responsável pelos efeitos devastadores do negacionismo a ponto de cidades bolsonaristas terem maior número de mortes por Covid.

O epidemiologista e pesquisador Pedro Hallal. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O assunto, inclusive, foi levado para a CPI da Covid quando o epidemiologista e pesquisador Pedro Hallal prestou depoimento. Entre várias declarações, ele exibiu um gráfico reforçando que cidades que votaram em Jair Bolsonaro tiveram um maior número de mortos por coronavírus.

Publicidade

10. A criação do "gabinete paralelo" composto por médicos que defendiam o tratamento precoce da Covid-19 com medicamentos ineficazes.

11. Por fim, o suposto crime de prevaricação, ou seja, o alerta que Bolsonaro recebeu do deputado federal Luis Claudio Miranda (DEM-DF) sobre o superfaturamento na compra da Covaxin e que ignorou.

Getty Images

Publicidade

Veja também