Com números impressionantes, "Menos é Mais" se firma como um dos principais grupos de pagode do Brasil

A carreira é meteórica e eles lotam shows por onde passam.

O grupo "Menos é Mais" tem pouco tempo de carreira, mas já caminha como veterano. Com cinco anos de estrada, eles estão fazendo muito sucesso, mas não é sorte, é competência!

Divulgação

Duzão, Gustavo Góes, Jorge Farias, Paulinho Félix e Ramon Alvarenga formam o quinteto que lota shows e conquista milhões de plays. O BuzzFeed Brasil falou exclusivamente com eles sobre este momento importante da carreira.

"Menos é Mais" nasceu em 2017 numa cidade onde o gênero não é tão reconhecido. Brasília é famosa por ser o berço de muitas bandas de rock e na contramão do ritmo, eles estão levando sua sonoridade para o Brasil.

"O nosso início dentro de Brasília foi muito difícil. Não só por ser um grupo de pagode, mas por se tratar de música. Viver de música no Brasil é um desafio muito grande, não importa qual seja a cidade. A partir do momento que a gente conseguiu viver de música em Brasília, quando a gente ainda nem tinha um hit nacional, foi uma conquista enorme, foi realizar um sonho mesmo e a partir disso a gente começou a acreditar mais, enxergar um horizonte melhor. Começamos a investir em projetos autorais, audiovisuais e a partir disso veio o reconhecimento nacional. Vivemos um outro grande desafio que era realmente quebrar esse paradigma de que Brasília é a terra do rock, de que pagode é só no eixo Rio-São Paulo. Ter essa responsabilidade do pioneirismo dentro do pagode em Brasília e levar isso para outros lugares é muito gratificante. Estamos muito felizes realizando esse grande sonho."

Publicidade

Por ficarem quase mais tempo na estrada do que em casa, integrantes e equipe criaram uma sinergia única, semelhante a uma família. Juntos, eles celebram o sucesso, discutem o futuro e criam memórias.

"Nós saímos para a estrada com mais de 25 pessoas. Então, a convivência não só entre os artistas, mas também geral com a equipe. Como passamos mais dias fora de casa, eu diria até que é minha primeira família, porque é com quem eu mais passo meu tempo. Ali, tenho uma rede de apoio, consigo conversar e isso ajuda muito. Tentamos transformar numa convivência que seja mais leve possível. Compartilhamos não só os nossos sonhos, as nossas conquistas profissionais, mas também realizações pessoais."

Antes de chegar ao sucesso, eles beberam de águas ricas. Referência é tudo, afinal. Artistas que sagraram o gênero foram fortes influências, tanto no modo de tocar, quanto no repertório.

Divulgação

"Nossas referências sempre foram em sua maioria grupos de grande sucesso. Desde os mais antigos, como Fundo de Quintal até o Revelação, passando por Exaltasamba. São grupos que realmente marcaram gerações e que moldaram o jeito de tocar. Temos eles como referência também por ser um grupo muito percussivo. Nossas músicas estão sempre atreladas a movimentos como esse e também com músicas deles que marcaram sucesso, que o povo gosta de cantar. Além das nossas músicas autorais, que fazem muito sucesso, somamos com regravações de músicas de sucesso de grandes artistas do pagode, incluindo esses que eu falei."

Publicidade

Eles conseguiram uma proeza que poucos artistas de nível global tiveram. O vídeo "Churrasquinho" possui 770 milhões de visualizações no Youtube. É algo a ser comemorado e abre portas para um gênero bem brasileiro no mercado global.

Divulgação

"Olha, sinceramente, é muito difícil expressar o que passa pelas nossas cabeças quando vemos esses números. Com certeza, era algo que não passava nem nos nossos maiores sonhos. A gratidão e a alegria são dois sentimentos que vêm à tona quando a gente pensa em 'Churrasquinho'. A gratidão de poder realizar o sonho de tanta gente por meio daquele projeto, por ser do nosso jeito, tocado com as próprias mãos e a nossa forma genuína de levar música para as pessoas. Quantas pessoas puderam se alegrar durante um momento tão difícil que foi a pandemia, com o nosso sonho em acordar e saber que o nosso som estava ali pra eles se animarem. Com certeza é algo único e esses números são reflexo disso, do povo brasileiro ter abraçado o nosso jeito, nossa música. É uma felicidade imensa."

Sucesso que fala, né?

Publicidade

Pedimos a eles indicações de músicas perfeitas para momentos mais que perfeitos. Apenas as melhores:

Para aquele momento de churrasco com os amigos, eles recomendam "Vai Me Dando Corda".

Publicidade

Já "Adorei" é perfeita para um primeiro encontro!

Terminou um namoro? Levou um pé? Crush sumiu? Sintonize "Pagando Mal com Mal".

Publicidade

Por último, eles recomendam muito "Lapada Dela" para animar qualquer festa!

Veja também