"Sentia falta de ver protagonistas parecidas comigo", diz Laura Castro, dubladora da Ariel em "A Pequena Sereia"

A brasileira empresta sua voz para a personagem interpretada por Halle Bailey no filme.

Quem assistir o live-action de "A Pequena Sereia" na versão dublada, escutará a voz de Laura Castro sair da boca da atriz Halle Bailey, inclusive nas desafiadoras cenas musicais. O filme está disponível no Disney Plus.

Laura tem 20 anos e também é atriz e cantora, tendo participado do "The Voice Kids" e da girl band BFF Girls, que em 2019 lançou um filme, "O Melhor Verão de Nossas Vidas", além de web séries. Mas essa é a estreia dela como princesa Disney. 

"É uma mistura de emoções tentar cumprir a grandiosidade que é a magia da Disney, traduzir tudo pela minha voz, e cantar as músicas novas, do Lin-Manuel Miranda, de quem sou muito fã", ela diz, em entrevista ao BuzzFeed Brasil, citando o compositor de "Encanto", super premiado na Broadway, que complementou a trilha sonora clássica da animação. 

divulgação

Publicidade

A convite da Disney, Laura esteve na premiére do filme na Cidade do México e conheceu Halle Bailey.

"Foi surreal. É raro o dublador conhecer o ator que ele dubla, então já é uma honra. Do lado pessoal, eu acompanho a Halle desde que eu era pequena, e ela também era pequena e postava vídeos no YouTube cantando covers da Beyoncé com a irmã. Eu amava, e amei saber que ela seria a Ariel, e depois ela ter a minha voz, foi tudo incrível", diz Laura. "Ela é uma amor, de uma simplicidade, atenciosa, verdadeira", complementa, descrevendo a atriz.

Laura arrasou no tapete vermelho (que era azul) do evento: "Tem que ter o close. É muito corre pra não ter close", ela brinca. 

Publicidade

Na divulgação do filme, Halle faz questão de destacar a relevância de Ariel ser interpretada por uma atriz negra, e o impacto que isso tem em milhares de jovens espectadores. "Eu, quando era pequena, sentia muita falta de ver princesas parecidas comigo", Laura diz sobre o assunto.

divulgação

"Quase não havia protagonistas parecidas comigo. Se ninguém parece comigo em um filme, não posso ser ninguém. A diferença que isso faz no psicológico de uma criança é gigante, porque as crianças se espelham no que assistem, e essa ausência afetou por muito tempo minha autoestima, eu me achar bonita, eu me achar capaz. Quando veio a Tiana (a primeira protagonista negra de uma animação Disney, em "A Princesa e o Sapo", de 2009) eu lembro a mudança que foi, fiquei vidrada porque me via nela. Trazer agora uma princesa clássica e mostrar que ela também pode ser preta é uma mudança imensa. Quem não passou por isso subestima o poder que isso tem. Representatividade muda muita coisa."

"Estamos dando espaço para etnias que não tinham lugar, estamos corrigindo uma lacuna, e isso reflete em todo mundo. Na minha carreira sempre fiz teste para personagens que pediam uma atriz preta, porque subentendiam que os personagens sempre eram brancos. Ocupar esse espaço vai reverberar em muitos sentidos."

Publicidade

Laura também destaca a representatividade nas irmãs de Ariel, interpretadas por atrizes com diferentes traços e tons de pele. "As irmãs da Ariel são diversas, de todos os tipos, porque qualquer pessoa pode ser uma sereia, todas as pessoas tem sua magia", ela define. 

divulgação

Agora, Laura sonha com um próximo live-action, desta vez de sua princesa favorita. "Fazer a Tiana seria incrível porque ela marcou minha infância, assim como essa 'Pequena Sereia' vai marcar essa geração de crianças, e sei disso porque fez toda a diferença pra mim."

divulgação

Publicidade

Confira um trecho dessa entrevista aqui:

E escute a Laura cantando o HINO "Parte do Seu Mundo":

Publicidade

Veja também