Antes de viver o Tibério de "Pantanal", Guito Show estava "completamente quebrado" - mas agora ele tem o povo

Fizemos uma entrevista exclusiva com o ator!

De "completamente quebrado" a queridinho do Brasil. Não é exagero dizer que a novela "Pantanal" mudou a vida de Guito Show, que vive o peão Tibério na trama das 21h.

Reprodução/Instagram

Na última segunda-feira (30), diretamente do Mato Grosso do Sul, onde está para a segunda etapa das gravações da novela no Pantanal, Guito falou por telefone com o BuzzFeed Brasil – e fez o nosso teste de "Monte uma fazenda e diremos qual peão de 'Pantanal' é sua alma gêmea" – durante um tempinho de folga.

Essa é a primeira novela feita por Guito, que tem a música ainda como seu "propósito principal". Perguntei logo qual o maior perrengue que ele havia enfrentado até agora na nova carreira. A resposta veio de bate pronto: a relação com as câmeras!

Reprodução/Instagram

"Meu maior perrengue é com relação às câmeras, sempre. Eu acabo sendo o mais bobo em algumas questões. Por exemplo, às vezes a câmera está filmando apenas a sua cara, e não seu corpo inteiro, e eu acabo me movimentando de uma forma indevida e tiro meu rosto de quadro. São cenas que para o elenco, que já é experiente, passam como engraçadas", conta.

Publicidade

Mas antes de chegar ao Mato Grosso do Sul, estar no elenco de "Pantanal" e virar crush do Brasil todinho, Guito teve vários empregos. Já foi agrônomo – profissão na qual é formado –, operador da Bolsa de Valores, executivo de multinacional, vendedor de queijos e cantor. Antes da pandemia, era à música que ele se dedicava.

Por causa do novo coronavírus, ele, assim como tantos outros artistas, se viu sem poder trabalhar. Ficou "quebrado", conta, antes de conseguir o papel para dar vida a Tibério no remake de "Pantanal".

Reprodução/Instagram

"Nesse momento eu já tinha abandonado a vida corporativa e tava firme no meu propósito de ser violeiro, de viver da minha arte, de cantar e compor as minhas músicas. Eu vinha de seis anos tentando me erguer com a minha própria música, mas devido à pandemia, eu dei com os burros n'água. Eu tava completamente quebrado, meu empório fechado devido ao lockdown e meus shows cancelados. Eu estava no pior momento, financeiramente, da minha vida. E antes da pandemia eu estava no melhor momento da minha carreira musical, conseguindo, finalmente, ser remunerado e vivendo unicamente da minha música e do meu empório", conta.

Publicidade

Esse momento da vida do Guito foi praticamente esse meme aqui:

Reprodução/Instagram

Conto a Guito que li por aí que, antes mesmo de conseguir um teste para o papel, ele já sabia todas as falas do Tibério. Quero, claro, conferir se isso é verdade.

Reprodução/Instagram

"Que eu sabia as falas de cor é um pouco exagerado. Obviamente, um exagero. Eu sabia, sim, as principais cenas que passaram na primeira versão, que eu assisti quando tinha 6 anos", esclarece.

Publicidade

Nessa época, aliás, outro personagem da novela chamava mais sua atenção: Xeréu Trindade, que na primeira versão foi vivido pelo cantor Almir Sater e, agora, é interpretado por seu filho Gabriel Sater.

Reprodução/Instagram

"Eu me identificava mais com o Trindade. Até por ser violeiro… Eu acabei virando ele mesmo. Eu falo que eu me formei para Zé Trovão. O Almir foi depois fazer o Ana Raio e Zé Trovão e se for ver a minha vida… Ele tinha um caminhão no qual fazia os shows. Eu acabei tendo uma Rural na qual também fazia meus shows. Além de ser um violeiro viajando o Brasil, tocando", conta.

Falando em Brasil, pergunto a ele se, antes da novela ir ao ar, ele imaginava que Tibério conquistaria tanto o público. "Não. Fiquei bem surpreso. Não esperava essa beleza toda do Tibério, não", diz.

Reprodução/Twitter

"Eu queria, sim, desvencilhar um pouco do Sérgio [Reis], [intérprete do Tibério na primeira versão da novela]. Tanto que eu preferi não assistir novamente. Eu queria ter a minha camada mesmo no Tibério, um pouco do agrônomo que eu fui, do administrador de fazendas que eu fui. Mas eu não esperava, não. Principalmente porque o Tibério não é um protagonista."

Publicidade

Quero também saber sobre os memes feitos com Tibério. Pergunto se ele consegue acompanhar essa repercussão nas redes sociais. 

Reprodução/Twitter

"Eu tenho Twitter, mas sou meio bobo para mexer. Mas fico satisfeito. De fato, nas minhas redes sociais eu nunca recebi tanto amor, tanto 'eu te amo', mas acho que é assim para os outros também."

Apesar de não ser muito afeito das redes sociais, foi por uma DM no Instagram que Guito deu o primeiro passo em direção a Tibério.

Reprodução/Instagram

Quando soube que seria feito um remake da novela, ele mandou uma DM ao diretor Bruno Luperi, mas não obteve resposta. Seguiu, então, buscando outros meios até conseguir fazer seu primeiro teste para a novela.

Quase no fim da conversa, pergunto a Guito se ele se vê dando sequência à carreira de ator. "Eu vejo! Dentro de um universo em que eu possa me reaproximar do meu público da música, que é o meu propósito principal. Sempre que eu ver que tenho a agregar de alguma forma com a minha música, com as coisas que eu vendo, que é esse estilo rural e simples, eu vejo, sim. Eu estou adorando, é uma linda forma de contar histórias", diz.

Publicidade

Antes de encerrar, pergunto se ele torce pelo casal Tibério e Muda. A resposta parecia estar já na ponta da língua.

Reprodução/TV Globo

"Com certeza! O amor do Tibério pela Muda representa muito mais do que o amor entre duas pessoas, mas a percepção de que é possível esquecer o ódio, de que é possível apagar certas coisas do seu passado que não vão te levar a nada para frente. A Muda tem de desancorar desse passado dela, se ela quiser ter sossego no futuro. Então, eu torço muito, porque se não der certo significa que é muito difícil a gente se desprender de um passado sombrio. Esse amor da Muda e do Tibério representa exatamente essa redenção. Essa chance de um recomeço", diz.

Quando começo a me despedir e agradecer pela entrevista, ouço Guito falar com os companheiros de novela: "Cês tudo ligou o celular aí, né?! Aí caiu o meu aqui…"

Reprodução/Instagram

E caiu mesmo, mas o mais importante já havia sido dito.

Publicidade

Mas ainda faltava o teste, certo? Certo! Para isso, contamos com a ajuda da assessora Julia Costa, que encaminhou o link do teste ao Guito, e depois, me enviou o resultado. Ele tirou o Zé Leôncio!

Reprodução/Instagram

"Eu não concordei muito com o resultado, não. Acredito que a atitude do Zé Leôncio está um tanto quanto rude mesmo, eu acho que me identifico mais com o Zé Leôncio da primeira versão", diz.

Veja também