A entrevista do Ronaldo no 'Conversa com Bial' foi um show de transfobia

É 2021 e eles ainda acham que se relacionar com travestis é motivo de vergonha.

BuzzShe

O ex-jogador Ronaldo foi o entrevistado da vez na edição mais recente do "Conversa com Bial", exibida na última quinta-feira (20). Em um determinado momento, o apresentador perguntou a Ronaldo se ele gostaria de falar sobre "o que aconteceu naquela história com os três travestis".

Rede Globo

Bial se refere a um episódio que aconteceu em 2008, quando foi divulgado que o ex-jogador teria se envolvido com três travestis que na época trabalhavam como prostitutas. Desde então, o caso é visto como uma "mancha" na carreira de Ronaldo, como se o simples fato dele ter se relacionado com travestis fosse um erro vergonhoso que deve ser escondido.

Apesar de ser considerado um intelectual, Pedro Bial parece não conhecer algumas regras básicas e se referiu às travestis usando pronomes masculinos, o que é muito desrespeitoso. Travesti é uma identidade de gênero feminina e, portanto, os pronomes usados para se referir a elas devem ser femininos.

Publicidade

Mas os discursos carregados de transfobia não pararam por aí. Ao responder a pergunta de Bial, Ronaldo retornou com o seu velho discurso de que o episódio com as travestis estava ligado ao abuso de álcool. O apresentador ainda questionou o ex-jogador se o envolvimento dele com as travestis não teria sido uma forma dele "chamar atenção" ou "pedir ajuda". Dando risada, Ronaldo respondeu que não, que o que ele precisava naquele momento era de terapia.

Publicidade

Em pleno 2021, é inacreditável que o discurso "fiquei com travestis porque estava bêbado" seja normalizado. É inaceitável ouvir qualquer pessoa dizendo que se relacionou com travestis porque estava sem terapia. Falas como essa reforçam os preconceitos que existem sobre os corpos trans e travestis, reforçam a ideia de que essas pessoas não são dignas de afeto e de que qualquer um que se relacione com elas deveria sentir vergonha.

Do jeito que Ronaldo fala sobre o assunto, parece que as travestis são as grandes vilãs da história e que foi por causa delas que a carreira dele declinou. Quando o ex-jogador diz que foi um momento muito difícil, será que ele também está considerando toda a exposição que aquelas travestis sofreram na época? Será que ele sabe que, ao contrário dele, elas não tinham os recursos e nem o apoio para lidar com a situação em que foram colocadas? Quem se saiu verdadeiramente prejudicado, o ex-jogador que segue dando entrevistas e colhendo os frutos de uma carreira brilhante ou aquelas travestis que foram desumanizadas publicamente pela mídia nacional e internacional?

Publicidade

Neste vídeo postado no Instagram, a criadora de conteúdo Alina Durso aponta todo o retrocesso e desinformação gerado pela entrevista. Vale a pena ouvir o que ela tem a dizer:

Veja também