As pessoas estão confusas sobre a dose de reforço contra a covid por causa dessa imagem. Mas calma que a gente tira suas dúvidas

Vem ver as recomendações da Anvisa sobre a dose extra da vacina.

Anvisa faz recomendações sobre doses de reforço de vacinas contra covid-19.

Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

Na quarta-feira (24), a Anvisa definiu as diretrizes para administração das doses de reforço contra a covid-19 no Brasil e sobre a intercambialidade das vacinas. Ao todo, foram apresentadas 16 recomendações ao Ministério da Saúde. Então, vem cá que a gente te explica tudo, tintim por tintim.

Publicidade

Tá, mas o que é dose de reforço?

A dose de reforço refere-se à aplicação de uma dose a mais na população, além do esquema de vacinação primário (uma ou duas doses, dependendo da vacina usada).

Quais idades estão incluídas nas recomendações?

As recomendações da Anvisa são para pessoas a partir de 18 anos, seguindo anúncio de ampliação de vacinação feito pelo Ministério da Saúde.

Publicidade

Quando deve ser tomada a dose de reforço?

Inicialmente, o Ministério da Saúde anunciou que a dose de reforço deveria ser aplicada cinco meses após a segunda dose. No entanto, na recomendação apresentada pela Anvisa, a agência pediu que seja reavaliada a manutenção da padronização generalizada para o intervalo de cinco meses. 

Ok, agora vamos às vacinas.

Publicidade

Se eu tomei duas doses de Coronavac, o que devo fazer?

Quem tomou duas doses de Coronavac deve receber preferencialmente o reforço de Pfizer, segundo a Anvisa. Isso porque a farmacêutica Sinovac, produtora da vacina em parceria com o Instituto Butantan, ainda não fez pedido para contemplar a terceira dose.

Se eu tomei duas doses de Pfizer, o que devo fazer?

Quem tomou duas doses de Pfizer deve receber preferencialmente o reforço de Pfizer após seis meses da segunda dose.

Publicidade

Se eu tomei duas doses de AstraZeneca, o que devo fazer?

Quem tomou duas doses da AstraZeneca deve receber preferencialmente o reforço de AstraZeneca. A Anvisa analisa pedido do laboratório que produz a vacina para que a dose de reforço seja dada em seis meses após a segunda dose.

Se eu tomei a dose única de Janssen, o que devo fazer?

Myke Sena/MS

Quem tomou a dose única de Janssen deve receber preferencialmente o reforço (segunda dose) de Janssen. A Anvisa analisa pedido do laboratório que produz a vacina para que a dose de reforço seja dada em dois meses após a segunda dose.

Publicidade

Veja também