Quais motivos dificultam a filiação de Bolsonaro a um novo partido?

Vem que a gente te conta!

Chegada de Bolsonaro ao Aeroporto Ciampino, em Roma.
Chegada de Bolsonaro ao Aeroporto Ciampino, em Roma.

Foto: Alan Santos/PR

Ao que tudo indica, Jair Bolsonaro está com o caminho livre para se filiar ao Partido Liberal (PL), que agora se diz "pronto e alinhado" para receber o presidente. Na quarta-feira, 18, dirigentes da sigla que estavam resistentes à entrada do chefe do Executivo no partido divulgaram nota em que dizem que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto — preso no mensalão —, tem "carta branca" para encaminhar a filiação.

O BuzzFeed ouviu três especialistas para entender por que tem sido tão difícil a filiação de Bolsonaro a um novo partido. Vem ver!

Publicidade

Bolsonaro está há dois anos sem partido.

Primeiro, vale lembrar que Bolsonaro está há dois anos sem partido, desde sua saída tumultuada do PSL. De lá para cá, ele já tentou criar sua própria legenda, o Aliança pelo Brasil, mas falhou. Também negociou a entrada em outros partidos, como Progressistas, Republicanos e Patriota. Mas o match nunca aconteceu. 

Bolsonaro quer controle.

Para o cientista político Fernando Guarnieri, da UERJ, "a dificuldade se deve ao fato de que Bolsonaro quer o controle da estrutura partidária para desenvolver sua estratégia política." Isso quer dizer que Bolsonaro não quer apenas entrar para um novo partido, também quer assumir as rédeas. 

Publicidade

Filiação ao PL chegou a ser desmarcada.

Foi justamente esse ponto que, na semana passada, "melou" parte da negociação de Bolsonaro com o PL, que já estava até com data de filiação definida, mas precisou ser desmarcada.

A busca por controle cria impasse nos partidos.

"Para ele é importante ter candidatos alinhados com ele em Estados chave. Isso não só dá palanque para ele nestes Estados como também pode ampliar o seu apoio no Congresso e na governadorias em um eventual segundo mandato. Isso implica em que líderes locais do partido tenham que abrir mão de suas próprias estratégias em favor de Bolsonaro, o que nem sempre é tranquilo, envolve demoradas negociações e pode gerar impasses", explica Guarnieri.

Publicidade

Também tem a personalidade de Bolsonaro, que não é das mais fáceis.

A cientista política Carolina Botelho, que é pesquisadora do Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social/Mackenzie, concorda com essa avaliação e cita a personalidade autoritária de Bolsonaro como fator importante nesta demora. "Bolsonaro quer ir para um partido no qual ele possa mandar e desmandar como ele faz na Presidência e em outras instâncias pelas quais ele passa", diz.

Bolsonaro é um "espalha roda".

Neste sentido, o cientista político Humberto Dantas define o perfil de Bolsonaro como o "espalha roda", alguém que não gera unanimidade. "É um cara que gera muito conflito", reforça. "Bolsonaro está muito posicionado num ponto do espectro muito radical e isso atrapalha o partido político porque alguns acham essa narrativa perfeita, mas sabem que o Bolsonaro é muito difícil de vender", diz. Ele cita ainda as dificuldades econômicas dos partidos e o receio de que com a entrada do presidente, a verba de fundo partidário e eleitoral vá toda para a campanha de Bolsonaro.

Publicidade

Se você fosse dono de um partido político ia querer Bolsonaro?

Claro que sim

Foto: Anderson Riedel/PR

Nem pintado de ouro

Foto: Anderson Riedel/PR

Veja também