"Enrolados" é melhor que "Frozen", e aqui estão as provas

Você sabe que estou certa.

Olá! Aqui é a Hannah, uma enorme fã da Disney! Estou aqui para interromper seu dia/noite para que possamos conversar sobre algo muito, muito importante: é o fato de "Enrolados" ter sido melhor que "Frozen".

Primeiro, deixe-me apenas dizer que eu simplesmente adorei "Frozen", e não estou tentando criticá-lo. Mas, COMPARANDO os dois, "Enrolados" foi muito superior, e aqui está o por quê.

1. O cabelo da Rapunzel foi a melhor animação por computador que eu já vi.

Disney

Fazer a animação de cabelos compridos é notoriamente difícil, e é por isso que os personagens de desenhos animados costumam ter coques e tranças. A quantidade de trabalho e cuidados que foram investidos nos cabelos da Rapunzel foi incrível. Ele realmente parecia cabelo de verdade, e não apenas uma massa de desenho animado, e fiquei meio desapontada ao ver isso de volta em "Frozen".

Publicidade

2. Mandy Moore nasceu para ser uma princesa da Disney.

Disney, Disney

Eu literalmente não consegui pensar em ninguém que eu gostaria mais que fosse uma princesa da Disney, exceto talvez Julie Andrews quando ela era mais jovem. Ela é realmente uma princesa da Disney na vida real, e sua voz única foi absolutamente perfeita para interpretar alguém da idade e personalidade da Rapunzel. Kristen Bell e Idina Menzel foram incríveis, mas não pareciam jovens o suficiente para mim!

3. Rapunzel era basicamente a Anna, mas veio primeiro e é melhor.

Disney, Disney

Diga-me que a Anna não tinha basicamente a mesma personalidade da Rapunzel. Ambas eram ingênuas, mas sem medo de mergulharem no perigo (muitas vezes superestimando suas habilidades). Ambas estavam confinadas e desesperadas para fazer conexões, muitas vezes parecendo esquisitas e desajeitadas. Ambas acabaram sendo traídas por pessoas em quem nunca deveriam ter confiado.

Veja, a Anna é fofa, mas ela era apenas uma cópia menos capaz da Rapunzel. Eu adorei como começamos a ver a Rapunzel realmente enfrentar a Mamãe Gothel quando ela percebeu a verdade, o que não foi possível ver com Anna e Hans.

Publicidade

4. Flynn Rider/José Bezerra foi o melhor príncipe da Disney de todos, e eu vou brigar com você sobre isso.

Disney

Primeiro de tudo, ele era definitivamente o mais gostoso. Os diretores literalmente fizeram uma reunião com as funcionárias com fotos de homens gostosos para elas os ajudarem a decidir como seria a aparência de Flynn. Para sua personalidade, elas foram inspiradas por Ferris Bueller e Indiana Jones. O filme ficou bastante moderno com um herói atrevido, superconfiante, mas emocionalmente reprimido, e ele funcionou absolutamente de forma perfeita com a ingenuidade, curiosidade e capacidade de surpresa da Rapunzel. Ele era engraçado e tinha defeitos, e, embora Kristoff fosse fofo, ele não era tão carismático quanto Flynn.

5. A música de "Enrolados" foi escrita por Alan Menken, que fez a trilha sonora de todos os seus filmes favoritos da Disney.

Disney

Alan Menken fez a trilha sonora de todos os filmes do Renascimento da Disney, incluindo "Aladdin", "A Pequena Sereia", "A Bela e a Fera" e "Pocahontas". Posso dizer que, embora eu não tenha adorado absolutamente todas as músicas de "Enrolados", elas tinham essa sensação realmente familiar da Disney. E a trilha sonora era absolutamente incrível — eu costumava ouvi-la enquanto fazia o dever de casa. A trilha sonora de "Frozen" não foi feita por Alan Menken e, embora as músicas fossem ótimas, algumas não tinham aquela sensação clássica da Disney. O fato de "Let it Go" poder ser cantada com muito poucas mudanças por uma estrela do pop como Demi Lovato é um indicativo disso (sem ofensa: eu amo a Demi!).

Publicidade

6. "Enrolados" tinha melhores animais companheiros do que "Frozen".

Disney

Veja, Sven, vou te interromper, mas Maximus foi o melhor animal de TODOS da Disney. DE TODOS!!!

Pascal também foi ótimo, mas Maximus foi realmente o mais expressivo de todos os animais companheiros da Disney, sem dizer uma única palavra. A animação do seu rosto e de seus movimentos exalava tanta personalidade, em comparação com Sven, que era uma espécie de Maximus Lite. Também foi ótimo ver um companheiro que estava trabalhando ativamente contra nossos personagens principais durante parte do filme e, relutantemente, tinha que acompanhá-los.

7. "Enrolados" foi muito mais engraçado que "Frozen".

Disney

Eu adorava o Olaf, mas ele se parecia meio deslocado às vezes em "Frozen", como se fosse forçado a entrar por causa da comédia. O humor de "Enrolados" pareceu muito mais orgânico e circunstancial.

Publicidade

8. Mas também foi mais sombrio que "Frozen"!

Disney

Talvez seja apenas eu, mas adoro quando os contos de fadas são sombrios (como muitos contos de fadas originais eram). A premissa de "Enrolados" era incrivelmente sombria: uma garota sequestrada passou literalmente 18 anos em cativeiro com uma mulher que fingia ser sua mãe, mas realmente a queria apenas pelos seus poderes mágicos. Em menos de uma hora de filme, Flynn e Rapunzel ficam presos em uma mina e desistem de tentar sair, aceitando a morte e confessando segredos um ao outro. Quando Flynn vai resgatar Rapunzel no final, ele a encontra acorrentada e levada com Gothel, e ele é esfaqueado, fazendo Rapunzel prometer uma vida de obediência, se ela pudesse curá-lo. Sim, ele teve um final feliz, mas foi revigorante ver a Disney mergulhar primeiro em um território mais sombrio.

9. Junto com isso, a vilã era muito mais complicada.

Disney

Quando percebemos que Hans era o vilão, pronto, era isso. Nós o odiamos, e a Anna e a Elsa certamente o odiaram. Mas em "Enrolados", a Mamãe Gothel era mais complicada. Apesar de perceber que Mamãe Gothel não era sua mãe, que ela manipulou a Rapunzel durante toda sua vida e vê-la esfaquear José, a Rapunzel ainda tentou ajudá-la quando ela caiu pela janela. Isso foi muito mais realista do que eu esperava da Disney. Afinal, a Mamãe Gothel a tinha criado. Rapunzel ainda se importava com ela, o que adicionou uma camada de complexidade a um filme como esse, que normalmente seria muito claro.

Publicidade

10. "Enrolados" teve um enredo melhor.

Disney

Além de ser mais sombrio, o enredo também foi mais direto. Sabíamos que Gothel era má desde o início (trazendo muita ironia dramática) e sabíamos que o sonho de Rapunzel era ver as mesmas lanternas que seus verdadeiros pais lançavam no céu no aniversário dela todos os anos. Isso permaneceu consistente ao longo do filme, até o resultado previsto de Rapunzel perceber a verdade sobre sua paternidade. O enredo de "Frozen", em comparação, foi um pouco complicado. Elsa acidentalmente causou um inverno eterno e fugiu, fazendo Anna ir procurá-la. Bem simples, certo? Mas então Elsa acidentalmente fere Anna, e Anna tem que fazer um desvio para encontrar alguns trolls de pedra, depois correr para casa para encontrar seu noivo, em vez de continuar indo atrás de Elsa. Então ela é traída, e seu objetivo de repente é encontrar Kristoff. Mas então ela vê Elsa, que convenientemente também voltou ao castelo, e ela volta ao seu objetivo original de salvar sua irmã. Pareceu um pouco confuso.

11. Flynn e Rapunzel > Anna e Kristoff

Disney

O relacionamento de Rapunzel e Flynn parecia realmente orgânico. Mas em "Frozen", o relacionamento de Anna e Kristoff parecia um pouco como se tivessem sido juntados no último instante. Quando Olaf disse a Anna que Kristoff a amava, Anna ficou, tipo, "...ok". Eu ainda não sabia se ela o amava também, especialmente depois do foco do filme sobre como você não podia amar alguém que acabou de conhecer!

Publicidade

12. Além disso, o passado de Kristoff nunca foi explicada.

Disney

Temos uma noção muito boa do passado de Flynn, que foi definitivamente um grande momento de união entre Flynn e Rapunzel. Mas Kristoff e Anna nunca conversaram sobre suas vidas, na verdade, e também não pareceu um pouco conveniente Kristoff ter sido criado pelos mesmos trolls que ajudaram Anna quando ela era mais jovem? E esse não é o mesmo cara que ela encontra na montanha? O que aconteceu com os pais de Kristoff??? Simplesmente havia tanta coisa que ficou confuso.

13. Por falar em passados... com "Enrolados", finalmente conseguimos um filme da Disney onde os pais não estavam mortos!

Disney

O básico dos filmes da Disney há décadas tem sido toda a questão dos "pais mortos". Para ser sincera, isso está ficando um pouco ultrapassado e está começando a parecer que os escritores estão desleixados em explicar por que esses adolescentes acabam nessas situações ou por que o pai remanescente é excessivamente cauteloso. Eu adorei a nova reviravolta em Rapunzel, onde os pais dela estavam vivos, mas a haviam perdido, e ela não sabia que eles existiam.

Publicidade

14. A animação das paisagens e cenários foi incrível em "Enrolados".

Disney

Não se pode dizer que "Enrolados" foi melhor que "Frozen", mas foi definitivamente no mesmo nível. Além disso, "Enrolados" tinha muito mais paisagens variadas para fazer animação! Cenas notáveis incluíram a cena das lanternas e a ruptura da barragem.

15. E, finalmente, a coloração de acordo com a atmosfera em "Enrolados" foi simplesmente MUITO boa.

Disney, Disney

Outra coisa que eu senti que "Enrolados: se saiu melhor do que "Frozen" foi em mudar o tom das cores com base na atmosfera. Quando Flynn foi resgatar Rapunzel no final, o tom era visivelmente menos brilhante. Ficou mais escuro quando ele subiu na torre e foi esfaqueado, até Gothel cair pela janela, quando ficou mais claro, mas ainda menos brilhante. Depois que Rapunzel curou José, a cor voltou. Tudo se misturou muito perfeitamente!

Publicidade

Isso é tudo, pessoal! Ambos são filmes maravilhosos e ótimas opções para assistir se você estiver preso dentro de casa neste exato momento. Mas... "Enrolados" é melhor, E É ISSO!

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Leia mais

Metade desses vestidos de princesas da Disney são falsos – você consegue adivinhar quais?

Escrito por Tessa Fahey • há 4 anos

Eu desenhei o Bebê Yoda como as princesas da Disney porque eu não consigo me controlar

Escrito por Crystal Ro • há 4 anos

Você consegue identificar os filmes da Disney apenas pelas comidas?

Escrito por Sarah Aspler • há 5 anos

Prove que você é fã da Disney/Pixar identificando estes personagens pelo nariz

Escrito por Matheus Saad • há 4 anos

Veja também