Em vídeo transfóbico, Felipe Neto tenta adivinhar quem "nasceu homem ou mulher"

E os youtubers Lucca Najar e Thiessita responderam como a "brincadeira" afeta vidas trans.

Felipe Neto, o youtuber brasileiro com mais de 25 milhões de inscritos em seu canal, lançou um vídeo neste domingo (9) tentando adivinhar se as pessoas "nasceram homem ou mulher".

No que ele chama de "teste de conhecimento", Felipe faz uma ressalva dizendo que está falando apenas de "sexo biológico" e que quer evitar "reboliço". Mas ele não explica para o público, formado principalmente por jovens, qual a sua intenção ao falar do "gênero de nascimento" das pessoas e definir se elas parecem com homem ou com mulher.

Em alguns trechos, Felipe reage às fotos com comentários do tipo: "Se for um homem eu vou ficar bolado porque eu achei atraente" e "parece um homem que tem pepeca".

O vídeo já tem mais de 1,7 milhão de views e 43 mil comentários.

Publicidade

Nos comentários, várias pessoas, inclusive fãs do youtuber, demonstraram não terem gostado da proposta do teste.

O youtuber trans Lucca Najar publicou uma resposta ao vídeo e explicou como a "brincadeira" afeta vidas trans.

"Eu estou há dois anos aqui no YouTube tentando desconstruir exatamente isso que você chama de sexo biológico. Se você entrar em qualquer vídeo meu aqui do canal você vai ver vários comentários falando que eu nasci mulher", afirmou no vídeo.

Publicidade

Lucca ainda conta que o vídeo de Felipe saiu na mesma semana em que recebeu sua nova certidão de nascimento, na qual consta seu sexo como masculino.

"Mas isso não é suficiente, porque o que vai predominar é o meu 'sexo biológico'", disse ele questionando o critério usado por Neto para classificar o gênero das pessoas em seu vídeo.

A youtuber trans Thiessita também se manifestou em vídeo afirmando que esse conteúdo "é muito errado" e que "reforça a transfobia".

Para Thiessita, esse conteúdo é perigoso porque reforça que pessoas têm "cara de homem" ou "cara de mulher" e que não interessa se Felipe Neto teve a intenção de ofender ou não. "Eu enquanto mulher trans me senti ofendida, sim", afirmou.

Publicidade

Atualização (12/09/18) 13:20

Por meio de sua assessoria de imprensa, Felipe Neto esclarece que:

Em nenhum momento o vídeo tratava-se de pessoas transexuais ou homossexuais. Tratava-se de um jogo baseado em questionar se alguém era de fato uma mulher ou homem, ou se era alguém que parecia uma mulher ou homem, fosse com maquiagem, produção ou por mera semelhança de traços, e não por serem transexuais.

Dos 18 casos apresentados, apenas duas pessoas eram transexuais. O primeiro caso foi tratado simplesmente como mulher, sem fazer qualquer referência ao fato de ter nascido no sexo biológico masculino. Já o segundo foi o único em que Felipe Neto mostrou ser um homem que havia passado pela transformação através de cirurgias. Neste caso, contudo, o veículo optou por mostrar as fotos de antes, apenas por se tratar de uma pessoa que exibe na internet suas fotos do passado para mostrar a proporção da transformação.

Felipe Neto é conhecido por defender os direitos da comunidade LGBT e lutar contra a homofobia e outras formas de preconceito, constantemente ressaltando ao seu público a importância dessa luta. O youtuber, inclusive, já participou de um debate público com Marco Feliciano sobre o tema e tem diversos vídeos publicados condenando todo tipo de preconceito contra a comunidade LGBT.

Quanto às pessoas ofendidas, Felipe Neto se desculpa e informa que não teve, em momento algum, qualquer intenção de ofender, até por isso a sua equipe foi orientada a não colocar pessoas transexuais no vídeo.

Veja também:

Whindersson Nunes escolheu o pior jeito para explicar que não é mais homofóbico

O antes e depois de Whindersson abriu uma conversa sobre a cultura do emagrecimento

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Veja também