Chapa Preta vence eleição para a diretoria do Clube de Criação

Pela primeira vez em 46 anos uma mulher negra assume a presidência da entidade.

Por 130 votos a 63, a Chapa preta, que é composta integralmente por publicitárias e publicitários negros, venceu a eleição para a diretoria do Clube de Criação.

Essa vitória mostra o quão urgente é uma revisão das práticas da propaganda e de organizações do setor no que se refere à equidade em todas as suas frentes, além do importante papel no combate ao machismo, sexismo, LGBTQIAP+fobia, racismo, gordofobia, etarismo, capacitismo e discursos de ódio.

Com propostas que vão desde a criação de um conselho colaborativo, à parte da diretoria, até a valorização de campanhas produzidas por outros estados brasileiros, a Chapa Preta quer que o Clube de Criação seja mais Clube de Criação do Brasil do que um Clube de Criação de São Paulo, e que seja um pilar importante na indústria da propaganda ao pautar sobre as diversidades.

Durante a campanha, a Chapa Preta recebeu apoio público de diversas empresas e profissionais do setor, como Mutato, Soko, Grupo Flag, Grupo Dentsu, Oliver Latin America, Publicis Brasil, Talent Marcel, Portland, GUT São Paulo, Monkey-land, W3haus, A-LAB Content Lovers, New Vegas e FutureBrand São Paulo. Destacam-se, ainda, os apoios do Observatório da Diversidade na Propaganda, da Indique uma Preta e também do Black Influence.

Publicidade

O Clube de Criação é uma entidade que existe há 46 anos. Ele é responsável por preservar o patrimônio e acervo da propaganda brasileira, lançando um anuário com as peças mais criativas e realizando um dos festivais mais celebrados do país. Desde a sua fundação, em 1975, a entidade teve 20 homens e apenas 2 mulheres na presidência (uma em 1993 e outra eleita em 2019), todas pessoas brancas.

"Não temos palavras para expressar quão felizes estamos em fazer esse movimento histórico no mercado publicitário nacional. Somos muito gratos a quem esteve conosco ao longo desse processo de campanha, seja apoiando publicamente e, principalmente, votando em nossa chapa", disse Joana Mendes, presidenta do Clube de Criação.

"Queremos que esse seja o primeiro passo de uma jornada incrível para todas e todos, como sempre foi o nosso objetivo. Estamos reescrevendo a história juntos", completou Joana, que deve permanecer na presidência pelos próximos 2 anos.

Publicidade

Agora, a diretoria do Clube de Criação é encabeçada por duas mulheres pretas e LGBTQIAP+. Como presidenta está Joana Mendes, fundadora do YGB.black - primeiro banco de imagens do mundo feito com e por mulheres negras, e Gabriela Moura, co-autora do livro "#MeuAmigoSecreto: Feminismo além das redes", como vice-presidenta.

Com a eleição da Chapa Preta, a diretoria completa fica composta assim:

Presidenta: Joana Mendes

Vice-presidenta: Gabriela Moura

Diretores Administrativos: Israel Bastos e Robson Rodriguez

Diretores de Cultura: Epaminondas Paulino e Heitor Caetano

Diretores de Divulgação: Erick Willmer e Jessyca Silva

Diretores de Editorial: Alan de Sá e Renan Damascena

Diretores de Relações Sociais: Pedro Balle e Thamara Pinheiro

Diretores Secretários: Marcelo Augusto e Mariana Mendes

"Foram dias de campanha intensa, mas o trabalho está só começando. Precisamos honrar a confiança em todos os que votaram em nossa Chapa e fazer do clube, finalmente, uma instituição de portas abertas." - Gabriela Moura, vice-presidenta do Clube de Criação.

Publicidade

Nós do BuzzFeed Brasil estamos muito felizes com essa vitória e esperamos que seja o começo de uma verdadeira mudança. Parabéns, Chapa Preta!

Veja também