Em HQ, Batman vem ao Brasil e descobre que nem ele escapa da corrupção e do superfaturamento

Por aqui, o herói descobre que o rolê é mais complexo.

O Batman não opera somente em Gotham City. Recentemente, ele estava no Brasil, mais precisamente em São Paulo. E essa visita é mostrada na recém-lançada HQ "Batman - O Mundo".

Divulgação

O gibi já mostra o herói em um ponto turístico da cidade, o Farol Santander. E ele já avisa que sente cheiro de corrupção em nossas terras.

Arquivo pessoal

Publicidade

Batman, assim como todos nós, reflete sobre a tremenda desigualdade do Brasil. Mas, mais que isso, descobre que seu alter ego, Bruce Wayne, tem tido seu dinheiro desviado por meio de obras superfaturadas. É, isso parece bem a cara do Brasil mesmo.

Arquivo pessoal

Rola até um encontro secreto envolvendo malas de dinheiro, um senador e um empreiteiro.

Na história, roteirizada por Carlos Estefan, ilustrada por Pedro Mauro, e colorida por Fabi Marques, o time de vilões conta ainda com um pastor e um banqueiro, que juntam a um empreiteiro, um senador e o filho de um deputado. Risos nervosos.

Arquivo pessoal

Publicidade

Quer mais surpresa? Na trama tem político ufanista falando em "professores comunistas". Te lembra algo?

Arquivo pessoal

O herói da DC Comics também impede crimes e chega a pensar na razão de algumas pessoas terem de apelar para a violência em nosso país.

Arquivo pessoal

Publicidade

Um outro ponto turístico retratado na HQ é a Avenida Paulista, com direito a Bruce Wayne passando na frente do Masp.

Arquivo pessoal

E olha que puxado: mesmo depois de desmascarar todos os corruptos, Batman descobre que nem ele mesmo consegue impedir as injustiças em nosso país. O deputado criminoso que ele persegue tem a certeza da impunidade. Nem todo bandido vai pra cadeia, Morcegão. Triste, hein.

Arquivo pessoal

Publicidade

A história mostra ainda o homem-morcego na favela de Paraisópolis, no Morumbi, numa paisagem de desigualdade escancarada.

Arquivo Pessoal

Pelo visto, não tem Bat-sinal que nos salve.

Publicidade

Veja também