Eis aqui 19 artigos ultra aleatórios da Wikipedia para você ler se quer procrastinar

Desde uma epidemia de dança até uma rádio fantasma que intriga pessoas na Rússia. Tem muita coisa doida na maior enciclopédia do mundo.

1. Alguns dos artigos vão fazer seu cérebro dar uma deliciosa fritada, como este do paradoxo do aniversário.

Trata-se de uma teoria fundamentada pela matemática, usando as probabilidades. Segundo o cálculo, em um grupo de 23 pessoas escolhidas aleatoriamente, a chance de que duas delas façam aniversário no mesmo dia é de mais de 50%. E quanto mais pessoas, maiores as chances. Imagina só? Veja a teoria completa e entenda os cálculos (se você não for de humanas, né?) aqui.

2. Há também um que fala sobre uma região da Austrália que entrou em guerra contra os simpáticos Emus.

É uma triste história que aconteceu logo depois da Primeira Guerra Mundial.

Trata-se de uma operação militar PESADA que visava controlar o aumento da população de Emus (uma ave nativa da Austrália) no distrito de Campion. E não foi modo de falar, foi realmente uma guerra pois soldados fortemente armados com metralhadoras foram chamados para abater as aves. Leia o artigo completo aqui.

Publicidade

3. A incrível vida (!!!) de um frango sem cabeça.

https://pt.m.wikipedia.org

Acredite ou não, Mike foi um frango que, mesmo após ter sido decapitado, ainda viveu por dezoito meses nos anos 1940. Tanto que seu proprietário pediu para que especialistas comprovassem o fenômeno e após essa comprovação ele entrou para o Guiness por ser o frango que viveu mais tempo sem cabeça. Veja a curiosa vida de Mike completa aqui.

4. No caminho da ciência podem surgir alguns percalços, como por exemplo, seu próprio invento te matar. Este artigo vem para listar alguns inventores que sofreram deste pequeno incômodo.

São vários os inventores que tiveram um triste fim por seus próprios inventos, como o inventor da asa-delta que caiu de uma. Veja a lista completa.

Publicidade

5. Um bizarro artigo que narra o incidente que envolve pessoas encontradas mortas em circunstâncias misteriosas.

Aconteceu na antiga União Soviética em 1959, quando um grupo de esquiadores foi desafiar a "Montanha dos Mortos" e bom, morreram. O que impressiona é que até hoje não se sabe exatamente o que aconteceu. Fato é que os corpos foram encontrados em circunstâncias pra lá de curiosas. Os investigadores do caso concluíram que as vítimas rasgaram as próprias barracas de dentro pra fora e fugiram a pé na nevasca. Além disso, os corpos não demonstravam nenhum sinal de luta, dois dos mortos tinham o crânio perfurado e duas pessoas tinham as costelas quebradas. Segundo as autoridades, essas mortes foram provocadas por uma "força desconhecida". MEDO. 😱 Leia o artigo completo aqui para entender o caso.

6. Existe um artigo sobre uma espécie de pegadinha que as pessoas fizeram sobre a água.

Todo mundo sabe que a água é conhecida também como H20, certo? Errado. Há quem tenha acreditado na existência do termo monóxido de di-hidrogênio. Alguns espíritos de porco criaram essa nomenclatura alternativa para sacanear outras pessoas e "pedirem que ajudem no controle dessa perigosa substância", que nada mais era do que a água. O objetivo disso era provar que por falta de conhecimento científico, as pessoas acreditam em qualquer coisa e morrem de medo. Entenda do que realmente se trata esse tal de monóxido lendo o artigo na íntegra.

Publicidade

7. Ainda em química, há esse curioso composto químico em formato de bola de futebol.

https://pt.m.wikipedia.org

É isso aí mesmo. Essa molécula com 60 átomos de carbono tem uma estrutura tão doida que fica igualzinha aos gomos de uma bola de futebol. Veja aqui.

8. Não parece, mas "Buffalo buffalo Buffalo buffalo buffalo buffalo Buffalo buffalo" é uma frase completa que tem sentido.

De acordo com o artigo da Wikipedia.

Publicidade

9. Existe uma RÁDIO FANTASMA transmitindo ao vivo na Rússia há muitos anos.

Desde pelo menos 1982 que a UVB-76 está transmitindo. Mas não tem nada específico, só uma grande quantidade de chiados. Porém (e é aí que começa o mistério), vez ou outra uma VOZ surge passando algum código que ninguém conseguiu decifrar até hoje. Veja mais sobre essa misteriosa rádio.

Caso você tenha curiosidade, dá para ouvir a UVB-79 através do Wide-band WebSDR, e digitando 4625 kHz no campo "Frequency".

10. Caso você se interesse por culturas quase desconhecidas, o artigo sobre povos isolados traz a história de várias realidades bem diferentes das que somos acostumados.

Neste artigo você consegue ter uma pequena dimensão da quantidade de pessoas e culturas que simplesmente não tem contato nenhum com "o mundo".

Publicidade

11. Se você adora coisas mórbidas, vai perder boas horas lendo sobre essas mortes incomuns que estão listadas neste artigo.

Separados por ordem cronológica e com links para todas as histórias, dá para você ver o cara que foi morto sufocado por presentes que recebeu, o filósofo que morreu de tanto comer em um banquete ou até mesmo o piloto de fórmula 1 que teve um pássaro batendo em seu capacete e o fez perder o controle do carro e se acidentar.

12. Talvez te assuste um pouco esse artigo com uma montanha-russa conceitual cujo objetivo é MATAR AS PESSOAS DE EUFORIA.

Ela foi projetada por uns malucos bem estudados e o conceito dela é exatamente esse: "levar as pessoas à morte com elegância e euforia". A ideia é que o circuito faça com que o corpo humano não aguente tanta... vamos dizer assim... emoção. Felizmente ela não passa de um projeto conceito. Terrível! Veja este artigo.

Publicidade

13. Você possivelmente vai se intrigar com Bir Tawil, o lugar sem dono e que ninguém quer.

Existe um território entre Egito e o Sudão de aproximadamente 2060 km² mas nenhum dos dois países faz questão de reivindicar toda essa área. É mole? Veja o artigo completo.

14. Você vai acabar descobrindo que existe o país de uma pessoa só.

Existe dentro dos EUA, um país fundado por Kevin Baugh que é basicamente a CASA DELE. Apesar dele se autoproclamar chefe de estado e de existir a Molossia, nenhum governo reconhece o pequenino país como tal. Veja mais sobre a história desse próspero país.

Publicidade

15. Quem sofreu com o bug do milênio em 1999/2000 pode se preparar. De acordo com este artigo, vem algo semelhante em 2038.

Um problema em alguns tipos de programação pode dar ruim em vários aparelhos em 2038. O tipo de bug vai ser bem parecido com o que aconteceu no "bug do milênio". Leia o artigo para entender.

16. Você comeria um prato cujo nome fosse este???

De acordo com o artigo sobre "Lopadotemakhoselakhogaleokranioleipsanodrimypotrimmatosilphiokarabomelitokatakekhymenokikhlepikossyphophattoperisteralektryonoptekephalliokinklopeleiolagōiosiraiobaphētraganopterygṓn" este GIGANTESCO nome se refere a um prato culinário fictício que é citado na comédia "As Mulheres na Assembleia". Já imaginou ter que pedir isso na vida real???

Publicidade

17. Já imaginou de uma hora para outra você começar a falar com um sotaque que não tem nada a ver com o do seu país? Pois aparentemente isso existe.

18. Vai te intrigar saber sobre a festa do "Bode de Gevália" o seu mascote que é sempre queimado.

O bode sueco de Natal é uma tradição da cidade de Gävle. Todo ano colocam o simpático mascote de palha para enfeitar a região em homenagem ao Natal. Mas aparentemente há também uma outra tradição paralela que é tocar fogo nele antes do dia da desmontagem! Veja o artigo completo.

Publicidade

19. Por fim, você vai ficar sem entender absolutamente nada sobre como pessoas MORRERAM DE DANÇAR em uma epidemia.

Por alguma razão ainda desconhecida, as pessoas começaram a dançar sem parar. Isso durou dias inteiros. A coisa chegou ao tal ponto que ao invés de ter ajuda, levaram músicos para animar as pessoas que simplesmente não conseguiam parar de dançar. Infelizmente essa epidemia gerou mortes por exaustão, ataques cardíacos e derrames.

Veja também:

16 funcionários públicos que estão editando a Wikipédia em vez de trabalhar

Escrito por Rafael Capanema • há 9 anos

Bio de Yudi Tamashiro na Wikipédia foi inteira substituída por "Playstation"

Escrito por Alexandre Orrico • há 9 anos

Os 16 tutoriais mais inacreditáveis do wikiHow

Escrito por Rafael Capanema • há 9 anos

Publicidade

Veja também