"É uma hipocrisia o que estão fazendo com ela", diz mãe da blogueira fitness mirim

Mileny Mansur, mãe de Anna Clara, rebateu as críticas em entrevista ao BuzzFeed Brasil.

Em apenas dois dias, Anna Clara Mansur, uma menina de 9 anos que vive em Goiânia (GO), virou o centro das atenções e chegou a mais de 20 mil seguidores no Instagram.

Reprodução / Via instagram.com

Anna Clara mantinha, há cerca de dez meses, um perfil no Instagram com fotos e postagens tipicamente infantis, exceto por um detalhe: ela faz treino funcional.

Reprodução / Via instagram.com

Publicidade

A descrição no perfil de Anna Clara, "A primeira blogueira fitness infantil", combinada às imagens de uma criança treinando, teve um efeito chocante.

Tão chocante que o Instagram bloqueou o acesso de Anna Clara à conta. Embora não tenha informado o motivo exato, pode ser pela idade mínima exigida para a criação de perfil na rede, que é de 13 anos.

Publicidade

Mileny Mansur, mãe de Anna Clara, está disposta a recuperar o perfil, defender a filha e reafirmar a posição dela e do marido -- que é personal trainer e cria e supervisiona os treinos da menina.

Reprodução / Via instagram.com

Wesley, Anna Clara, o irmão e a mãe

"É uma hipocrisia as pessoas acharem que uma criança não pode fazer o que Anna Clara está fazendo", contou ela ao BuzzFeed Brasil.

Reprodução / Via instagram.com

Publicidade

Quando perguntamos se ela não achava perigoso que Anna Clara ficasse obcecada por um corpo perfeito, Mileny disse que não descarta o risco. "Ela nunca teve esse objetivo, nunca expressou vontade de ter um corpo assim ou assado. Por enquanto, ela faz porque se diverte. Mas, se isso acontecer, vai ser resolvido conversando".

Enquanto espera resposta do Instagram sobre o desbloqueio da conta original de Anna Clara, Mileny criou outro perfil para a filha, administrado diretamente por ela e intitulado @musinhafitness.

Reprodução / Via instagram.com

Publicidade

"Não me arrependo. Meu marido e eu não fizemos nada de errado e vou defender a minha filha, que foi dormir chorando quando viu que a conta dela estava bloqueada pelo Instagram".

Reprodução

Mileny, 35 anos, casada com o personal trainer Wesley Mansur há 11, é dona de uma escola e também pratica treino funcional.

Além de Anna Clara, eles têm um filho caçula de 9 anos. A família toda faz atividade física e mantém uma alimentação saudável, segundo ela.

"Evitamos frituras e preferimos arroz integral. Mas nunca proibi a minha filha de comer nada. Nunca impediria a Anna Clara de ir a uma festinha e comer bolo, por exemplo", explicou.

Publicidade

Ela também conta que Anna pratica atividade física desde os dois anos de idade -- uma recomendação reforçada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, inclusive.

Reprodução / Via instagram.com

"Ela fazia natação, depois foi para o balé. Mas, vendo o pai trabalhar e me vendo treinar, começou a pedir para fazer treino funcional também", disse Mileny. "Ela treina com o pai, em um horário só dela, na academia".

Publicidade

Reprodução / Via instagram.com

O pediatra, hebiatra (médico de adolescentes) e médico do esporte Getúlio Bernardo Morato Filho não vê problema no treino funcional para crianças. "O tipo de exercício em si não é o problema. Treinamentos resistidos e funcionais são adequados para crianças e adolescentes e não atrapalham o crescimento", escreveu Getúlio por e-mail ao BuzzFeed Brasil.

O treino, inclusive, pode melhorar a segurança das crianças. "As principais causas de fraturas em crianças são acidentes, geralmente por falta de força e equilíbrio na hora de executar uma atividade", completou Getúlio. "O excesso de atividade física pode ser prejudicial, mas não parece ser o caso pelo relato dos pais, que informaram que a criança treina duas vezes por semana (e poderia treinar até mais que isso) com pesos adequados para a idade dela".

Publicidade

Veja também