É por isso que a chuva tem um cheiro tão bom

Um novo vídeo em câmera lenta mostra partículas sendo lançadas no ar quando uma gota de chuva atinge o chão.

Você provavelmente conhece aquele cheiro característico de terra molhada que vem depois da chuva.

Ele é chamado petricor. A palavra foi cunhada por cientistas nos anos 1960 e o cheiro em si é uma mistura de compostos. Um desses compostos é chamado geosmina, e é liberado pelas bactérias no solo, adicionando um cheiro terroso (também é encontrado na raiz da beterraba). Outros aromas vêm de matérias vegetais ou animais que se acumularam no chão.

Quando a chuva atinge o chão, esses compostos são agitados e lançados ao ar.

Os cientistas sabiam que esses compostos eram lançados do solo de alguma forma. Mas só agora que cientistas do MIT gravaram um vídeo de alta velocidade do fenômeno acontecendo eles descobriram como ele pode funcionar.

Publicidade

Este vídeo mostra o processo em mais detalhes.

Quando uma gota de chuva atinge uma superfície porosa, ela captura minúsculas bolhas de ar, que então são lançadas como aerossóis.

Aerossóis são partículas suspensas em um gás, como aqueles que saem de uma lata de spray. Se você olhar de perto, dá para ver acontecendo aqui.

Publicidade

Os cientistas também conseguiram predizer com sucesso quantos aerossóis seriam lançados por cada gota.

Cullen Buie e Youngsoo Joung conduziram 600 experimentos em 28 superfícies diferentes. Se eles soubessem a velocidade da gota, assim como o tipo de superfície na qual ela cairia, eles poderiam prever quantas partículas seriam lançadas. Eles descobriam que a chuva leve e moderada libera mais aerossóis do que a chuva pesada.

Sobre os cientistas dos anos 1960 que cunharam a palavra "petricor", Buie disse, em um comunicado de imprensa:

Eles falavam sobre óleos emitidos por plantas e certas substâncias químicas de bactérias, que isso levava ao cheiro que você sente depois de uma chuva seguinte a uma longa seca. Interessantemente, eles não discutem o mecanismo de como o cheiro é lançado no ar. Uma hipótese que temos é que o cheiro vem deste mecanismo que descobrimos.

Publicidade

A pesquisa foi publicada no jornal <i>Nature Communications</i>.

Veja também