É hora de reunir os amigos e desbravar "Disney Illusion Island"

Mickey, Minnie, Donald e Pateta em uma nova aventura!

Ah! Os jogos da Disney! Sem dúvida alguma você já deve ter tido contato com algum desses títulos icônicos! Sejam os aclamados da era 16 bits como "Disney Magical Quest" no Super Nintendo, ou mesmo "Castle of Illusion" no Mega Drive, e até os mais atuais como o “simulador de vida” que é o "Disney Dreamlight Valley", entre outros.

reprodução

Os personagens do universo Disney encantam por si só e sempre tiveram bons títulos no mundo dos jogos. Agora em uma nova empreitada nesse universo temos "Disney Illusion Island", um jogo cheio de carisma e diversão focado na experiencia Multiplayer.

Antes de qualquer coisa é preciso saber que esse jogo está permeado por uma grande polêmica a respeito do estilo artístico adotado pelo Dlala Studios (responsável pelo último jogo da série "Battletoads"), por apresentar traços mais simples em relação aos jogos mais clássicos.

reprodução

É nítida que a inspiração para esse jogo foi a série “O Mundo Maravilhoso de Mickey Mouse”, nova animação do estúdio que apresenta seu principal personagem com um visual mais descontraído e simples. No início pode parecer estranho para os mais saudosistas, mas o jogo tem seu carisma próprio, o que faz a aventura ser bastante divertida e única.

Publicidade

Nossa aventura começa quando os quatro amigos Mickey, Minnie, Donald e Pateta são convidados para um piquenique na ilha de Monoth.

reprodução

O que eles não sabiam era que, na verdade, não existia piquenique nenhum e sim uma aventura para ajudar Toku (uma espécie de ratinho) a recuperar três livros chamados “Tomos do conhecimento”. E nossos amigos saem nessa jornada numa ilha cheia de labirintos e segredos.

O jogo segue o estilo de plataforma 2D, mas foge dos convencionais jogos da Disney mais antigos ao adotar o famoso Metroidvania como base, onde você terá de conseguir itens e habilidades especificas para atravessar determinados cenários.

reprodução

Serão horas e mais horas de exploração num mapa GIGANTESCO (sim, eu fiquei muito impressionado com o tamanho do mapa) que não deixa nada a dever a nenhum jogo mais famoso do mesmo estilo.

Publicidade

Ao longo da jornada vários inimigos serão colocados no seu caminho, mas você não vai conseguir derrotá-los.

reprodução

Sim, é isso mesmo, você não possui nenhuma forma de ataque aos inimigos. A impressão que temos é que tentaram ao máximo preservar a imagem dos personagens e não os ligar a nada violento durante a aventura. Então seu único recurso aqui é simplesmente desviar dos inimigos e seguir seu caminho. Até mesmo com os chefes do jogo você não terá embates diretos, tendo de usar elementos do cenário para derrotá-los. Confesso que achei uma escolha bem diferente do convencional, mas totalmente funcional. Depois de um certo tempo você se acostuma com a proposta e não sente falta de poder realizar ataques ou coisa do tipo.

Essa falta de ataques gera uma ligeira impressão de que o jogo é extremamente fácil, e realmente ele começa bem tranquilo no que diz respeito a desafios. Contudo, à medida que a aventura avança, o jogo se torna bastante desafiador, principalmente em alguns embates contra chefes.

Você poderá escolher o nível de dificuldade baseado na quantidade de energia que possui, mas em alguns raros momentos a dificuldade chega a um nível complicado. Não estamos falando de nada absurdo, mas não vai ser difícil morrer algumas vezes tentando pegar algum colecionável em áreas secretas mais para o final da história.

Publicidade

Agora o grande destaque do jogo está no fato dele ser inteiramente pensado para a jogatina Multiplayer. Rapidamente você irá perceber que todos os cenários são grandes para poderem comportar até quatro jogadores simultâneos sem que isso gere confusão na tela.

reprodução

Nesse ponto o jogo brilha! É bastante divertido jogar com os amigos! E para tornar tudo ainda mais divertido e fofo, o jogo possui uma dinâmica de cooperação, onde você pode ajudar um aliado mais fraco dando um abraço super fofo nele! Sério, é lindo demais isso! Estamos diante de um jogo pensando literalmente para a família, onde a dificuldade não é uma barreira e todos precisam estar juntos para aproveitar o máximo dele. Uma pequena falha na proposta é que não existe a opção on-line, apenas cooperativo local. Quem sabe numa atualização futura isso seja implementado. Vamos aguardar.

Sei que você devem estar se perguntando: É possível jogar sozinho? Sim, é possível. Mas como os cenários foram pensados para até quatro jogadores, o personagem fica muito pequeno na tela em relação ao todo.

reprodução

Chega a ser um problema? Não, mas gera um ligeiro incomodo. Tirando esse detalhe, nada atrapalha a jogabilidade e você poderá concluir toda a aventura sozinho.

Publicidade

Em "Disney Ilusion Island" o roteiro é realmente divertido e cativante. Os diálogos apresentados são cheios de piadinhas bem colocadas, além de apresentar cada personagem com uma personalidade única. Mas há um problema: a falta de localização em nosso idioma.

reprodução

Pode parecer besteira, mas estamos falando de personagens amados por todas as idades. Não ter legendas em português para que as pessoas entendam o que está acontecendo na narrativa faz muita falta, ainda mais num jogo com tantos diálogos como esse. Uma bola fora da Disney.

"Disney Ilusion Island" é um jogo exclusivo do Nintendo Switch e já está disponível para aquisição na Nintendo eShop.

Veja também