É hora de morrer de fofura com "Pikmin 4"

A aguardada continuação chegou!

Faz quase 8 longos anos desde uma fala solta do mestre Shigeru Miyamoto, onde ele afirmava que um novo jogo da série "Pikmin" estava em desenvolvimento. Muito se especulou desde então. Alguns achavam que ele se referia a "Hey! Pikmin", lançado em 2017 para o Nintendo 3DS, mas os fãs seguiram na esperança de um novo título principal. Após esse período de mistérios, finalmente a espera terminou! E mais, não só "Pikmin 4" já está disponível no Nintendo Switch como também recebemos um dos melhores títulos já lançados para a plataforma!

Mas, afinal de contas, o que é Pikmin? Estamos falando da última grande franquia criada pelo mestre Miyamoto (criador de "Super Mario", "Zelda", entre outros) onde o objetivo é controlar os Pikmin, que são pequenas criaturas que parecem plantas.

Cada Pikmin tem suas habilidades próprias que devem ser utilizadas em momentos específicos para realizar tarefas nos diversos cenários a serem explorados. Você poderá utilizá-los para pegar objetos, cavar, destruir barreiras, construir passagens e enfrentar inimigos. Será preciso criatividade e estratégia para conseguir alcançar os diversos objetivos de cada fase.

Publicidade

A cada novo capítulo da franquia, novas habilidades, e também novos tipos de Pikmin, são adicionados a história, fazendo com que a evolução desse universo seja notória.

Com a chegada de "Pikmin 4", o que já parecia perfeito em "Pikmin 3 Deluxe" conseguiu alcançar um novo patamar. Nessa nova aventura somos levados de volta à terra em busca de um sinal de resgate enviado pelo capitão Olimar (protagonista dos primeiros jogos da série). A chamada “Brigada de Resgate” é quem recebe o sinal do capitão, mas sofre um acidente antes mesmo de chegar ao planeta, fazendo com que seus tripulantes sejam separados naquele local totalmente desconhecido. Você estará no controle de um jovem tripulante da Brigada que, além de resgatar Olimar, terá também que salvar um por um dos tripulantes perdidos (entre outros seres) e usará os Pikmin que encontrar ao longo da sua jornada.

Será preciso saber administrar bem não só os seus Pikmin, mas também ao tempo! Afinal de contas, a noite tudo se torna ainda mais perigoso.

No momento certo você terá de enfrentar as expedições noturnas (uma grande novidade inserida pelo jogo), mas é melhor descobrir sobre isso sozinho, para evitar possíveis Spoilers.

Publicidade

Tudo em "Pikmin 4" é belíssimo, criado de uma forma intuitiva e simples, mas com uma riqueza de detalhes nos cenários tão fantástica que faz tudo ser surpreendente.

A impressão é que tudo o que vimos anteriormente na franquia se tornou pequeno perto de tanta beleza! Para completar, o controle de câmera adicionado nesse novo capítulo faz com que os cenários se tornem ainda mais impressionante, com uma real sensação de grandeza.

Mas não é só de beleza que estamos falando: "Pikmin 4" é extremamente divertido.

A impressão é que tudo o que vimos anteriormente na franquia se tornou pequeno perto de tanta beleza! Para completar o controle de câmera adicionado nesse novo capitulo faz com que os cenários se tornem ainda mais impressionante, com uma real sensação de grandeza.

Publicidade

Outra grande novidade é a presença novos modos de jogo, onde você é colocado em disputas contra alguns seres estranhos chamados “folhanos”.

O foco nessas disputas é fazer determinadas atividades antes que o tempo se encerre. Quanto mais rápido você for, mais tarefas poderá fazer e maior será a sua pontuação. Por isso é fundamental dominar a chamada arte “Dandori”, que, segundo os próprios personagens, é a arte de “organizar tarefas estrategicamente e trabalhar de forma eficaz para executar planos”, ou seja: organiza tudo direitinho que no final dá tudo certo!

Outro grande destaque para "Pikmin 4" é a forma simples como ele acolhe novos jogadores. Os tutoriais são bem explicados (e até um pouco longos as vezes) para que qualquer pessoa que nunca teve contato com os títulos anteriores possa aprender rapidamente as mecânicas e se divertir sem problema algum.

Além disso, é preciso destacar que o jogo está totalmente localizado para o nosso idioma, o que torna tudo ainda mais fácil e agradável. Aos jogadores antigos (como eu), já adianto: fiquem tranquilos, tudo é realmente bem acessível para os novatos, mas existem diversos desafios que vão te surpreender. Afinal serão mais de 25 horas de jogatina e com direito a muitos elementos extras no pós-game. É conteúdo que não acaba mais!

Publicidade

Por falar em conteúdo, se você se interessou pelo jogo mas está receoso, fica uma dica: existe uma demonstração gratuita que pode ser baixada na Nintendo eShop, basta acessar e se divertir com MUITO conteúdo antes de tomar uma decisão.

Agora, para os que se surpreenderam com "Pikmin 4" e querem ainda mais, a dica é: TODOS os jogos principais de "Pikmin" estão disponíveis no Nintendo Switch! Sim! "Pikmin" 1 e 2 (lançados originalmente para o Nintendo Gamecube) estão disponíveis em uma versão remasterizada, e "Pikmin 3" possui uma versão deluxe também disponível! É Pikmin que não acaba mais, meus amigos! Então bora partir em busca de novas aventuras!

“Pikmin 4!” já está disponível exclusivamente no Nintendo Switch. Esta review foi realizada a partir de uma cópia cedida pela Nintendo.

Veja também