Dois estudantes trocaram suas roupas para provar o sexismo na escola - e funcionou

Ele e a amiga usaram os mesmos looks, mas só ela foi advertida pela direção.

A gente tem lutado contra normas de vestimenta há bastante tempo.

Another Period / Via giphy.com

Legenda: abaixo o patriarcado!

No colégio, então, essas normas são incrivelmente sexistas. E, dependendo da região em que você cresceu, elas podem ir de ruins a péssimas.

GIPHY / Via giphy.com

Legenda: você não percebeu que eu... mostrei minha clavícula?

Publicidade

Recentemente, Drew Jarding e Kenzie Crimmins, dois estudantes de Illinois, nos Estados Unidos, decidiram provar como essas regras de vestimenta são sexistas vestindo roupas similares para ir ao colégio. Todo o processo foi documentado no TikTok. "Nos vestindo igual para ir à mesma escola e provar que dress codes são sexistas", escreveu Drew no vídeo.

@drooscroo / Via tiktok.com

Como você pode ver, Kenzie está vestindo um crop top e leggings, e Drew está vestindo um crop top e short.

@drooscroo / Via tiktok.com

Publicidade

Drew afirmou que queria que eles se vestissem o mais parecidos possível, mas que a roupa de Kenzie fosse um pouquinho mais "discreta". "Só para que vocês vejam o quanto as coisas são enviesadas", afirmou ele ao BuzzFeed.

@drooscroo / Via tiktok.com

Kenzie e Drew conseguiram ficar de boa durante boa parte do dia, frequentaram as aulas e até dançaram na frente dos professores, sem ninguém falar nada para eles.

@drooscroo / Via tiktok.com

Legenda: "na frente de, tipo, 5 professores"

Publicidade

Daí, perto do fim das aulas, Kenzie foi advertida por mostrar sua barriga. Drew, que também usava cropped, saiu ileso.

@drooscroo / Via tiktok.com

"Ele vieram me dizer que minha camiseta 'mostrava demais', e sugeriram que eu fosse me trocar em uma salinha", Kenzie disse ao BuzzFeed. 

Kenzie, claro, ficou brava. "Honestamente, isso só me faz querer usar mais roupas nesse estilo, porque os padrões não os mesmos para homens e mulheres", afirmou.

@drooscroo / Via tiktok.com

Publicidade

Segundo Drew, o colégio deles proíbe cropped, roupas que mostrem o ombro e até mesmo jeans rasgados. Tudo tem de estar abaixo do joelho no comprimento.

Drew wearing shorts that are above the knee
Drew wearing shorts that are above the knee

@drooscroo / Via tiktok.com

"Claramente acima do joelho", mostra Drew.

Drew tem feito vários vídeos questionando as regras de vestimenta em seu Tik Tok há mais de uma semana, nos quais ele usa looks diferentes para ir ao colégio. Todos violariam essas regras. Até agora ele ainda não foi advertido pela direção, ao contrário da amiga.

@drooscroo

#dresscode my friends who have been dress coded for wearing clothes like mine @avvacado @grace.gustafson3 @_ella_nolan_ @el.nicole @alainamullerr …

"Foi a partir daí que surgiram vários comentários sugerindo que eu fizesse o mesmo com uma garota para ver se ela seria advertida", contou ele.

Publicidade

E assim ficou tudo ainda mais claro. "Eu sabia que havia regras de vestimenta por um tempo, mas eu não sabia o quanto elas ainda são usadas", disse Drew. "Usei várias roupas que iam contra as regras e eu não me disseram nada durante toda a semana."

@drooscroo / Via tiktok.com

Passou da hora de levar essa discussão adiante, hein?

Publicidade

Veja também