Diretor italiano admite que cena em "Último Tango em Paris" foi estupro

Bertolucci reconheceu que uma das cenas mais infames de estupro da história do cinema não foi consentida pela atriz Maria Schneider e que ele não se arrepende de ter feito isso.

Keystone / Getty Images

Marlon Brando e Maria Schneider em Último Tango em Paris.

Atores de Hollywood ficaram indignados após Bernardo Bertolucci, o diretor de "Último Tango em Paris", admitir que uma das cenas mais infames de estupro da história do cinema não foi consentida pela atriz Maria Schneider e que ele não se arrepende de ter feito isso.

Em um vídeo de 2013 que veio à tona on-line recentemente, Bertolucci diz a uma plateia parisiense que, ao gravar seu filme de 1972, ele e o ator Marlon Brando conspiraram para emboscar Schneider, fazendo com que o personagem dele estuprasse o dela usando uma barra de manteiga como lubrificante.

"[A cena foi] uma ideia que tive com Marlon na manhã anterior à filmagem", disse Bertolucci. "De certa forma foi horrível para a Maria porque eu não disse para ela o que estava acontecendo, já que eu queria a reação dela como mulher, não como atriz."

"Eu não queria que a Maria encenasse sua humilhação, sua raiva. Eu quis que ela sentisse, não atuasse, a raiva e a humilhação", disse.

Publicidade

Na época da filmagem de "Último Tango em Paris", que conta a história de um viúvo americano que começa a se relacionar sexualmente com uma jovem francesa, Brando tinha 48 anos e Schneider apenas 19.

No vídeo, Bertolucci disse que não se arrependeu de ter filmado a cena sem o consentimento de Schneider, mas que se sentiu culpado. "Acho que ela me odiou e odiou Marlon, porque não contamos para ela que haveria aquele detalhe da manteiga como lubrificante, e eu me sinto muito culpado por isso", afirmou.

Publicidade

Associated Press

Bertolucci, Brando e Schneider no set.

Schneider nunca mais falou com Bertolucci, segundo ele. Depois disso, a atriz lutou contra a dependência química e tentativas de suicídio. Ela morreu de câncer em 2011.

"[Bertolucci] era gordo, suado e muito manipulador, tanto com o Marlon quanto comigo, e fazia certas coisas pra provocar uma reação em mim", disse ela ao Daily Mail em 2007.

Ela contou ao jornal que foi informada sobre a cena apenas imediatamente antes de ela ser filmada, mas que se sentiu pressionada a fazê-la.

"Aquela cena não estava no roteiro original. A verdade é que foi Marlon quem teve a ideia", disse a atriz. "Só me falaram disso antes de termos que filmar a cena e eu fiquei furiosa. Eu devia ter ligado para o meu agente ou ter feito o meu advogado vir até o set porque não se pode forçar alguém a fazer algo que não esteja no roteiro, mas, na época, eu não sabia disso."

"Marlon disse para mim: 'Maria, não se preocupe, é só um filme', mas, durante a cena, apesar do que o Marlon fez não ter sido de verdade, eu chorei lágrimas de verdade."

"Me senti humilhada e, para ser sincera, me senti um pouco estuprada, pelo Marlon e pelo Bertolucci. Depois da cena, Marlon não me consolou nem pediu desculpas. Felizmente, levou apenas um take."

Após o vídeo de Bertolucci viralizar nos últimos dias, as estrelas de Hollywood Jessica Chastain, Chris Evans e Evan Rachel Wood, que revelou na semana passada ser uma sobrevivente de estupro, condenaram a cena.

Publicidade

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também