Diébédo Francis Kéré é uma importante voz na arquitetura

O primeiro arquiteto negro e pessoa africana a receber o Prêmio Pritzker, honraria máxima do segmento.

Diébédo Francis Kéré nasceu em 1965 em Burkina Faso, no vilarejo de Gando, sem acesso a saneamento básico ou eletricidade. Foi o primeiro de sua comunidade a frequentar uma escola.

Em 1985, se mudou para Berlim com uma bolsa para estudar carpintaria. Aos 30 anos de idade, cursou arquitetura na Technische Universitat Berlin. Enquanto ainda estava na faculdade, construiu a Escola Primária de Gando, sua primeira obra. Em sua própria comunidade de origem. O projeto foi prestigiado com o Prêmio Aga Khan.

Publicidade

Para essa construção, o arquiteto utilizou argila, material já bastante usado em sua comunidade, o que gerou desconfiança pelos locais. Fazendo experimentos que testavam a resistência dos blocos, Keré conseguiu convencer seu povo de que o material era seguro e confiável.

A partir daí, se dedicou a outros projetos na África - onde as construções são feitas com a mão-de-obra local, por pessoas treinadas por ele. Keré sempre quis que a comunidade fizesse parte desse processo.

Publicidade

Esse processo colaborativo, o uso de materiais e técnicas focadas na eficiência e qualidade estética o colocam numa posição de destaque, pelas inovações trazidas. Seus projetos sempre levam em consideração a realidade climática, social e econômica dos locais onde serão executadas. Esse conjunto de habilidades e características rendeu vários prêmios ao arquiteto.

Diébédo Francis Kéré também é professor universitário, atuando na Technische Universität München, com passagens pela Harvard e Yale (EUA). Além do continente africano, Kéré também tem várias obras pela Europa (Alemanha, Itália, Reino Unido etc) e América do Norte.

Publicidade

Texto de Jun Alcantara

Veja também