Dicas para cozinhar de forma mais saudável mesmo quando bate aquela preguiça

Se você quer dar um tempinho nas tranqueiras e aprender a fazer sua própria comida, estas dicas vão te ajudar mesmo em momentos de preguiça.

Kate Bubacz / BuzzFeed News

Preparar comidas saudáveis pode parecer difícil, ainda mais quando você não sabe cozinhar nada.

Columbia Pictures / Via reactiongifs.com

Sendo assim, para te ajudar, perguntamos às pessoas do BuzzFeed Community quais truquezinhos as ajudaram a cozinhar de forma mais saudável em 2017, mesmo morrendo de preguiça.

Aqui estão várias coisas que, de acordo com elas, super rola você fazer sem dramas!

Publicidade

1. Vá com calma e não tente mudar todos seus hábitos de um dia para o outro. Tenha objetivos possíveis, como preparar sua própria janta só duas ou três noites por semana.

Nickelodeon / Via giphy.com

Aposte em algo simples, pode pegar as receitas da internet. Para o rango ficar mais "saudável", você pode simplesmente aumentar a quantidade de salada ou legumes de acompanhamento (tipo, comer uma porção DE VERDADE e não só para enganar a si mesmo), ou adicionar verduras no que for cozinhar.

—Theresa Geis, Facebook

2. Prefira as receitas simples que exigem pouquíssimos ingredientes.

Catherine Clark / Via bijouxandbits.com

Se eu for preparar algo que eu nunca fiz antes, ou que é meio complicado e tem várias chances de dar errado, me dá preguiça e acabo indo comer fora, principalmente quando chego em casa cansado (e quem não chega?). Mas comer melhor não é virar cozinheiro chique de uma hora pra outra. Então foquei em aprender cinco ou seis receitas fáceis e rápidas de preparar,.

askabbi

Publicidade

3. Compre iogurte natural e o use para fazer molhinhos frios.

Jennifer (Show Me The Yummy) / Via showmetheyummy.com

O iogurte tem poucas calorias, menos gordura que o creme de leite e adiciona proteínas.

—Rebecca Laurie Bellows, Facebook

4. Use caldos para esquentar ou cozinhar sua comida em vez de refogar no óleo.

Você pode usar caldo de galinha ou de legumes em vez de óleo, ou pode misturar um pouco dos dois para te ajudar a reduzir a gordura gradativamente. Os caldos são saborosos e não têm tanta gordura. O ideal é fazer em casa com legumes e/ou frango, em vez de usar os tabletes que são entupidos de sódio (não desista, vale a pena!).

sophiacantora

Publicidade

5. Experimente fazer arroz integral ou quinoa em vez de arroz branco.

Acompanha bem a comida e o tempo de cozimento não é tão diferente.

—Naila Warren, Facebook

Saiba mais sobre por que você deveria comer quinoa ou arroz integral em vez de arroz branco neste outro artigo do BuzzFeed.

6. Aposte no ovo, pois ele dá uma refeição ou lanche incrivelmente fácil e com alto teor de proteína.

Prepare vários ovos cozidos de uma vez e tenha o ingrediente pronto para um lanche fácil, delicioso, saudável e de baixas calorias. Ovos são uma fonte excelente de proteínas, e um ovo cozido grande com a gema tem apenas 80 calorias, mas mata a sua fome que é uma maravilha.

glimmer

Publicidade

7. E não subestime alguns enlatados.

Vegetais congelados ou enlatados nem sempre são ruins para a sua saúde. Além de baratos, eles são um ingrediente ou complemento fácil de usar.

glimmer

8. Basta colocar alguns ingredientes na assadeira com um pouco de azeite e você tem um jantar.

Andrew Purcell / Via marthastewart.com

É muito fácil. Ponha na assadeira um pedaço de carne ou peixe, alguns vegetais picados, um pouco de azeite de oliva, temperos, e leve ao forno. Você pode facilitar mais ainda forrando a assadeira com papel alumínio, porque assim não sobra nada para lavar.

beans907

Publicidade

9. Prepare várias porções de comida para o café da manhã, que você possa esquentar rapidinho no micro-ondas.

Jennifer (Show Me The Yummy) / Via showmetheyummy.com

Todo domingo eu preparo uns omeletinhos de forno que como ao longo da semana. É muito simples: seis ovos, um pouco de leite, uma pitada de sal e pimenta e quaisquer vegetais, carnes e outras coisas que você queira adicionar. Eu coloco peito de peru, queijo, cogumelos e cebolinha. Ponho a mistura num refratário e levo ao forno a 180 graus por meia hora. Depois separo em porções, embalo e levo pro trabalho!

kelseyc7

10. Compre comidas prontas, como frango assado, que você possa usar em várias receitas ao longo da semana.

naturalninja1

Publicidade

11. Ou invista em um processador de alimentos ou liquidificador que economizará um tempão quando for preparar uma receita.

Toads and Tiaras / Via toadsandtiaras.wordpress.com

Eu trabalho em uma loja de comidas saudáveis e fui convertida ao processador de alimentos. Recentemente fizemos brownies veganos neles: basta jogar tudo no processador, colocar na forma e assar. Muito mais fácil do que pegar um monte de tigelas e fazer tudo manualmente.

jennab17

Vitaminas são perfeitas para os preguiçosos. Eu compro frutas e vegetais, jogo no liquidificador com leite de amêndoas e pronto! Fácil, rápido e saudável.

SpiffyJessica

12. Quando for cozinhar, tente fazer a receita em dobro.

Disney / Via gifclip.info

Eu gosto de preparar uma receita a mais quando cozinho, assim posso guardar o que sobrou e requentar depois. Neste momento eu devo ter cerca de cinco refeições separadas na minha geladeira e no congelador, prontas para esquentar e comer... e eu cozinho só uma vez por semana talvez, kkkk.

jabbathefluff

Publicidade

13. Ou corte o dobro dos vegetais e da carne indicados na receita.

Buena Vista Pictures / Via giphy.com

Eu corto vegetais e carne a mais sempre que cozinho e guardo para usar depois. Depois de um dia cansativo, não tenho disposição para chegar em casa e cortar um monte de vegetais, então se sei que esta etapa já está pronta, é muito mais rápido cozinhar.

nadineilanas

14. Depois, quando for limpar tudo, separe o que sobrou em porções individuais que você possa congelar e comer em outras refeições.

Assim você sempre tem algo barato e saudável à mão, o que reduz as chances de pedir delivery, e a comida ficará preservada por até seis meses no congelador, ou seja você tem um bom prazo para acabar com elas. Sopas, picadinhos, carnes e refogados são ótimas opções.

omgitsaclaire

Publicidade

15. Compre sacos de vegetais congelados ou embalagens de verduras já picadas e jogue um pouco em cada receita que preparar.

Rena-marie / Via Getty Images

Vegetais congelados para cozinhar no vapor sempre salvam a vida. Jogamos um saco de brócolis, vagem, mix de vegetais e outras coisas no micro-ondas por cinco minutos e está pronto pra servir! É muito mais fácil do que pegar potes e panelas para ferver ou saltear os vegetais.

—Katie Holzhause, Facebook

Eu compro um recipiente enorme com um mix de folhas pré-lavadas, depois as adiciono em tudo. Elas são boas para uma salada simples com uma lata de atum no almoço, misturadas na sopa ou no picadinho, ou salteadas sobre quinoa ou arroz. São ótimas com ovos, abacate, grãos, carne ou peixe. É uma ótima forma de comer mais fibras e vitaminas.

christinak4c924587c

16. Experimente reduzir a quantidade de açúcar e adoçante que você adiciona em coisas como chá, café e sucos.

Cartoon Network / Via gfycat.com

Eu parei de adicionar açúcar e adoçante no chá, café e sucos. Como era viciado em açúcar, isso me ajudou a reduzir bastante a minha ansiedade por comida!

bronwyng48fe75edb

Publicidade

17. Arranje tempo na sua agenda para fazer compras pelo menos um dia da semana.

RCA / Via buzzfeed.com

Eu dedico um dia da minha semana para comprar e preparar refeições para o resto da semana, assim não tenho desculpas para comer fora.

amyl468ba08ba

18. Por último, mas não menos importante, pense no que vai comer e tente planejar suas refeições da semana: se já estiver planejado, vai sentir menos tentação de comer fora.

Giphy / Via media.giphy.com

Eu planejo minhas refeições com antecedência e já penso no que vai ter em cada uma: carboidratos bons, vegetais crus e cozidos, gordura saudável e algum tipo de proteína magra. Dou um jeito de que tudo seja fácil e rápido de preparar porque sei que, quando chegar a hora de fazer, vou ficar tentada em pedir comida. Pode demorar mais, mas quando consigo faz muita diferença pra minha saúde e me deixa feliz de verdade!

camillac4d4943517

Publicidade

As respostas enviadas foram editadas por questões de espaço e clareza.

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também:

21 dicas fáceis e saudáveis de culinária para nós, os preguiçosos

12 truques fáceis para manter frutas e verduras muito mais fresquinhas

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Veja também