Dia do Cinema Nacional: filmes para conhecer e assistir

Central do Brasil (1998), O Auto da Compadecida (2000) e Minha Mãe é uma Peça (2013,2016,2019) estão na lista dos inúmeros filmes que renderam grande visibilidade ao Cinema Nacional. Bora conhecer mais alguns?

No dia 19 de Junho comemora-se o Dia do Cinema Nacional e muitas são os filmes que preenchem a lista de obras primas que o cinema brasileiro é capaz de produzir. Aqui vão algumas indicações pra conhecer e assistir: 

O céu de Suely (2006)

canalcurta.tv

Sensível e real, o Céu de Suely conta a história de Hermila (Hermila Guedes) que se vê abandonada por tudo e por todos e decide organizar um sorteio onde o prêmio é seu próprio corpo. Algo interessante do filme é que os personagens recebem os mesmos nomes dos atores que os interpretam. Com muitos elementos ligados às questões de gênero e sexualidade, “O Céu de Suely”, nos abre o debate para o entendimento de diferentes Hermílas - e suas relações da construção enquanto mulher – mãe – apaixonada. 

Publicidade

Besouro (2009)

globofilmes.com

Manuel Henrique Pereira, conhecido como Besouro Mangangá nas rodas de capoeira, foi um capoeirista baiano que tem sua história contada nesse filme de 2009. Um filme que faz parte de uma construção de imagem do protagonista que deixa de ser um arruaceiro, bravo e abusado a se tornar herói nas telas do cinema e no imaginário do brasileiro. 

Tatuagem (2013)

filmelier.com

Contada em meio a ditadura militar, Tatuagem é daqueles filmes essenciais e vanguardistas sobre a arte e liberdade. Com nomes como Jesuíta Barbosa e Irandhir Santos no elenco (alô Pantanal), a história narra a paixão de Clécio, um líder de uma espécie de circo-cabaré chamado Chão de Estrelas e Fininha, um soltado recém alistado que vê em Clécio e no Chão de Estrelas um espaço de liberdade individual e de sua sexualidade, algo completamente oposto ao que vive no quartel onde trabalha.


Publicidade

Saneamento Básico - O Filme (2007)

globoplay.com

“Olha quem vem lá...”

“Quem?”

“A Silene....”

“Que Silene?”

“Silene Seagal”


Uma das comédias mais inteligentes e irreverentes pra se assistir. A história narra os moradores de um vilarejo que precisam produzir, roteirizar e gravar um filme para conseguir a construção de uma obra de saneamento básico no lugar onde vivem. Lotado de cenas que parecem muito absurdas porém possíveis, “Saneamento Básico – O Filme” é inteligente, irônico e mostra a realidade de muitas cidades no Brasil. 

Reflexões de um Liquidificador (2010)

adorocinema.com

E se o Selton Melo fosse a voz de um liquidificador que conversa com sua dona e o narrador principal de uma história que conta o sumiço de um marido e uma dona de casa que passa por dificuldades?


É essa a história de Reflexões de um Liquidificador uma comédia que mistura algo inusitado porem real. O liquidificador se torna confidente, cúmplice numa história trash e em muitos momentos creepy.

Publicidade

Agora me conta, qual filme do Cinema Nacional ficou faltando nessa lista? Você já assistiu algum desses?

Veja também